quarta-feira, 13 de junho de 2012

- Pequena história da fotografia

                                                                                                  13.06.2012


      Tudo começou porque sempre gostei de saber da razão de tudo e procurei buscar pelo registro visual que sempre foi meu fascínio. Penso que todos nós temos uma paixão pela nossa própria imagem sempre em busca de nossa identidade. Procuro reinvenção de formas com a fotografia como figura central. Muitos me acham um chato e outros, mais criativo do que a própria criatividade. Penso que ninguém será um bom fotógrafo se não conhecer sua história. Assim temos a possibilidade de nos tornarmos até um profissional de respeito e melhor capacitado, a partir do momento em que compreendermos a importância do nosso trabalho. Fotografia nos possibilita registrar lugares, viagens, épocas, revelam nosso cotidiano comprovando que o valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, Recordamos olhares amigos, expressões de sorrisos, braços abertos nos acolhendo. A você, amante do clik, lembro-lhe que deve sempre limpar seus equipamentos. Aprendi que devemos aprender, valorizar o motivo principal, compondo-o com fundos em perspectivas. Aprendi que devemos acionar o flash mesmo com sol para captar as feições do fotografado com nitidez. Estou percebendo, pelos depoimentos do grupo RIO POMBA – FATOS E FOTOS, idealizado e coordenado pelo competente amigo Williams, rio-pombense residente em Assunção do Paraguai, que para uns uma parede com buracos é apenas uma parede com buracos, para outros, é mais do que isso, uma textura, um jogo de formas e de volumes em que a LUZ desenha contornos caprichosos. Que maravilha! A luz é a alma da fotografia. Deduzi que a verdadeira beleza é tão particular, tão nova que, às vezes, até não a conhecemos como beleza. Nossssa! Tirar fotos, em qualquer ocasião, é como eternizar as belas paisagens, os locais por onde passamos e nossos melhores momentos e recordações.




Meus filhos dizem que sou do tempo do fogão Cosmopolita, da geladeira GE, das máquinas fotográficas antigas Zenit, Yashica, Olympus Trip 35 e Pen (tenho delas), Rolleiflex (tenho uma), Kodak Hawkeye Instamatic dos Anos 70, Agfa Color Solaris e da Polaroid. Meus netos poderão dizer que fui do tempo das câmeras digitais modernas Nikon, Canon, Sony, Casio, Olympus, Panasonic... Sansung.



A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia. Foi através da divulgação de suas Heliografias que Niépce acabou conhecendo outro personagem histórico: Louis Jacques Mandé Daguerre. Em 1835 Daguerre desenvolveu um processo usando prata numa placa de cobre denominado daguerreotipo.

Considera-se que a data de invenção da Fotografia é a data de apresentação do processo de Daguerre à Assembleia Nacional Francesa, em 7 de Janeiro de 1839. No ano do meu nascimento, sô!

Recentemente, os processos fotográficos modernos sofreram uma série de refinamentos e melhoramentos sobre os fundamentos de William Henry Fox Talbot. A fotografia tornou-se o mercado em massa em 1901 com a introdução da câmera Brownie-Kodak e, em especial, com a industrialização da produção e revelação do filme.

Para o fotógrafo amante da fotografia em preto e branco, pouco mudou desde a introdução da câmera Leica de filme de 35mm em 1925. No meu baú de fotografias a maioria das fotos foram tiradas com câmeras do gênero. Muito pouco foi alterado nos princípios desde então, além do filme colorido tornar-se padrão, o foco automático e a exposição automática. A gravação digital de imagens está crescentemente dominante, pois sensores eletrônicos ficam cada vez mais sensíveis e capazes de prover definição em comparação com métodos químicos.

Fotografia colorida - A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. O primeiro filme colorido, o Autocromo, não chegou ao mercado antes de 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata. O primeiro filme colorido moderno, o Kodachrome, foi introduzido em 1935 baseado em três emulsões coloridas. A maioria dos filmes coloridos modernos, exceto o Kodachrome, são baseados na tecnologia desenvolvida pela Agfacolor em 1936. O filme colorido instantâneo foi introduzido pela Polaroid em 1963. Recentemente em Florianópolis, havia um careta batendo fotos com uma Polaroid. Eu tenho uma aqui em casa para recordação, devido ao meu eterno fascínio por fotos.

Fotografia digital. Em 1990, a Kodak lançou o DCS 100, a primeira câmera digital comercialmente disponível. Seu custo impediu o uso em fotojornalismo e em aplicações profissionais, mas a fotografia digital nasceu.
Fontes: Meu baú de recordações, pesquisas nos meus aufarrábios, com os fotógrafos do meu tempo de ginásio o eterno amigo Caverinha, Chico Piroca e Zoberto, que muitos teimavam em chamar de Daguerre e agora podemos entender porque.

Percebi que as coisas mais bonitas do mundo estão nas sombras das fotos e nas lembranças da mente. Sou daquelas pessoas que se drogam com, músicas, blog e fotos.
                     (Antônio Fábio)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

- Altura de prédios na cidade

                                       ALTURA DE PRÉDIOS NA CIDADE
                                                                                                             06.06.2012


      Já propus para que os senhores vereadores de Rio Pomba elaborassem uma Lei não permitindo prédios acima de 4 andares, assim também a respeito da poluição visual de futuros outdoor’s e tombamentos de prédios e residências. Não houve nenhuma crítica e nem resposta, infelizmente.
      Continuo achando que não temos que rasgar o céu da Cidade Sedução. Aquele Edifício do centro já “enfeiou” muito. Esse de 10 andares que está sendo construído vai “enfeiar” muito mais. Nosso trânsito já está bem ruim e a partir desse prédio deve ficar caótico, claro. Haverá um congestionamento de veículos, na certa. Imagine quem morar nas alturas quando faltar luz, que é uma constante na cidade! Pode ir começando a fazer exercícios desde já, para ir acostumando a subir escada.
      Devemos estabelecer novas normas de altura dos prédios para preservar nosso Conjunto Urbanístico. Permitir a construção de prédios assim, não deve ser um mal necessário e sim uma proibição necessária. Temos que limitar a altura, não em razão de aeroportos, mas sim a razão da nossa história. Esse lindo prédio do Fórum deveria sobressair sempre e não ser sombreado.
      Nossa população tende a crescer e não deve crescer para cima e sim para os lados, já que temos uma topografia invejável e indicada para esse mister. Teríamos, assim, mais qualidade de vida e menos poluição visual. Penso também que deveríamos nos preocupar com o excessivo aumento do preço dos imóveis e a possibilidade da demanda por moradias se tornar bem maior do que a oferta. Temos muitas áreas rurais que podem ser urbanizadas e não teremos problemas com o transporte público com o crescimento nesses moldes, claro. No entanto, devemos nos preocupar, desde já, para que mais famílias não habitem um mesmo espaço no município. A prevenção é o melhor remédio para muitas doenças, inclusive a do trânsito.
      Vale a pena votar leis para a altura dos prédios da cidade que deve se adequar às necessidades da população, atuais e futuras, assim como fizeram em Cabo Frio e até mesmo muitas cidades da Europa, como Paris por exemplo. Vamos deixar essas alturas para Dubai.
      A despeito de minhas opiniões democráticas acima, penso que se eu tivesse dinheiro para construir prédios assim e se não houvesse proibição e limites de altura impostos pelo município, eu iria construir, claro. Ficaria honrado e toda minha família também. Não sou contra o progresso e nem a criação de emprego e nem mais real do que a realidade e, além disso, reconheço e admiro empresários criativos e rio-pombenses de visão.
Parafraseando o produtor americano Robert Evans digo-lhe que “toda história tem três lados: o meu, o seu e a verdade. E nenhum está mentindo”, no entanto vejo claramente que NOSSA HISTÓRIA ESTÁ SENDO SUBSTITUÍDA POR CONCRETO.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

- AVIÕES AEDES

Subsídio (Publicado no jornal “O Imparcial”, 24 de março de 2002.)




          Escrevo sempre aos sábados e domingos as matérias que entrego na redação às segundas para serem publicadas no próximo domingo, portanto, 8 a 9 dias após terem sido escritas. Até lá, muitas vezes, já perderam a importância face às novidades e mutações. Por essa razão, muitas “rapidinhas” não irão sair mais. Pode ser que eu até escreva por vaidade, não sei, ou talvez simplesmente pela necessidade que sinto de expressar meu ponto de vista. idéias, sugestões.          “Xovê” se me lembro. Desde a época que eu usava Gumex (“Dura Lex ded lex no cabelo só”), desde que me entendMuitos me cercam na rua para cumprimentar-me, concordando com os meus pontos de vista ou elogiando o caráter didático. Às vezes, concordam com o que não escrevi ou até com aquilo de que discordo. A experiência de falar, ler e ouvir é sempre uma surpresa. Muitos me pedem para reclamar disso ou daquilo. Sempre tento explicar-lhes que esta não é minha praia. Não é reclamação “mermão”. Estão batendo na porta errada. São observações, o por gente que observo observadores observando.. olho de lince. Afloram-me as idéias no lugar dos cabelos, por isso uso Gel nos 10% que ainda me restaram. Estou achando saudável tratar esses assuntos de forma incomum, inovadora e que possam servir para a comunidade, de forma a honrar meu título de POMBENSIDADE outorgado pelo O IMPARCIAL.Vamos deixar de minudências e vamos logo aos finalmentes
.FAÇA O REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:- 1/2 litro de álcool;
- 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);
- 1 vidro de óleo de nenê (100ml)
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde;
Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera).
Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo.
O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.
O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação.
A comunidade toda tem de usar, como num mutirão.
Não forneça sangue para o aedes aegypti!
Ioshiko Nobukuni - sobrevivente da dengue hemorrágica
          Usamos quando vamos pescar ou em qualquer ocasião em que se faz necessário. Além de eficiente, é cheiroso.
                                       Rapidinhas
AVIÕES AEDES - Só voam baixo. Só picam as pessoas durante o dia. Transmitem também a febre amarela. São silenciosos, menores do que os outros pernilongos que zunem na sua orelha. São criadouros tudo que empoça água (limpa ou suja): cercas de bambu, bananeiras, calhas, depósito de ferro velho e de veículos apreendidos...
Se já não fui picado na memória, eles são egípcios, mulçumanos como os talibãs, portanto podem atingir nossas torres de pele e sangue. Rir deles pode dar dor de cabeça, placas vermelhas e dores no corpo todo. Se abater alguns deles podemos conservá-los como troféu de guerra. Vamos a alguns truques e trejeitos para acabar com o cenário ideal para a proliferação do Aedes Aegypti, que é o mosquito causador da dengue: repelentes de citronela (capim que plantei na roça), velas de andiroba, balançar pernas e braços como se estivesse dando um ataque epilético. Vocês, garotas, tratem de enxugar bem o umbigo para não acumular poças d’água, andar de bermuda pode ser perigoso (picam de dia e voam baixo).
Êta “verão dengoso”, verão 002 do baton fosforescente. Xô, Dengue!
(Fonte: Joaquim F. Santos)
• PARABÉNS à administração municipal por proibir as residências de continuar a jogar entulho nas ruas e deixar o problema da limpeza por conta da prefeitura. Cada um que cuide de limpar o que é de sua responsabilidade. A cidade merece respeito.
• VOLTAMOS A PARABENIZAR A PREFEITURA por obrigar, de fato, os proprietários de terrenos baldios e lotes a murarem seus imóveis. Já estava passando dos limites.
• LIXEIRAS PÚBLICAS – COLETA SELETIVA. Está chegando a hora de esclarecer a população e colocar a ideia em prática. Seriam divisões para vidro, plástico, material orgânico e papel. As cores branca, amarela, verde e vermelha identificariam onde cada um deveria colocar o quê. Poderiam ser patrocinadas pelo comércio e indústria e colocadas em pontos estratégicos. Na nossa rua resolveremos o assunto se a idéia vingar, sem ônus para os cofres públicos.
• AUTO ATENDIMENTO BANCÁRIO. Notamos que, principalmente nas ocasiões festivas, conforme aconteceu no carnaval, nossos conterrâneos e visitantes estão sendo privados desses serviços. Somente o Banco do Brasil está com esta tecnologia de ponta nesses novos tempos. Parabéns ao BB, que atende de 8 às 8h no sistema, ganhando disparadamente de seus concorrentes Bradesco, Itaú e Caixa Econômica, que não atendem às necessidades de seus clientes em nossa cidade. Entendo que esse serviço poderia ser considerado um SALF-SERVICE ELETRÔNICO.

NOTA DE FEVEREIRO DE 2012:
          o Auto Atendimento Bancário foi adotado pelos outros bancos alguns anos depois.
          As lixeiras públicas e a coleta seletiva de lixo também foram adotadas agora em 2011.

- A clonagem

Publicado na minha coluna “Subsídio” no jornal “O Imparcial”de 21 de abril de 2002.


          Carnaval também é cultura. Abro parênteses. A ética médica em verde e branco. Este foi o tema da Escola de Samba Levanta Poeira, no carnaval de 1998, apresentado pelo Cláuton, meu primogênito. O Cláuton levou para a avenida, através da Escola, a EVOLUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, prevendo com lógica e clareza a possibilidade de transplante de tecidos da medula óssea, podendo recuperar movimentos dos paraplégicos, curar diabetes, paralisia, o câncer, a AIDS, os males de Parkinson e Alzheimer e uma vida mais longa e saudável para a humanidade. Levou, sobretudo, a DISCUSSÃO DA ÉTICA MÉDICA, RELIGIOSA, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. Avançar sim, mas com prudência e responsabilidade. Já acreditava que a sociedade avança independentemente dos acontecimentos. A partir da divulgação, em fevereiro de 1997, da clonagem de um animal adulto (uma ovelha, Dolly) começou a discussão da ética na ciência e na tecnologia – procurar o bem pode provocar involuntariamente o mal. Na ocasião, ele já pensava que seria um erro muito perigoso proibir a clonagem, pois as pesquisas iriam continuar sem os recursos devidos, podendo, aí sim, tornarem-se monstruosas. Fecho parênteses. Do enredo, também contou o ABORTO e a DOAÇÃO DE ÓRGÃOS. Destes não vamos falar hoje.
          Em novembro de 2001, já no século XXI, o anúncio da obtenção do primeiro embrião humano clonado, feito pela empresa americana Advanced Cell Technology (ACT), despertou críticas e condenações no mundo inteiro. Não se tratava de duplicar uma pessoa, como em “O CLONE” da Globo do cientista Albieri. Estes embriões, produzidos pela tecnologia de clonagem, morreram antes de terem oito células (para comparação, o corpo humano adulto tem cerca de dez milhões de células). Agora, em meados deste mês de abril, o ginecologista italiano Severino Antinori anunciou que uma paciente sua está com dois meses de gravidez com o embrião produzido pela técnica de clonagem. A dupla Antinori e seu sócio Zavo disputam a primazia do clone humano com a francesa Brigitte Boisselier. Até o pai da ovelha Dolly faz séria oposição à clonagem humana. Por quê? Porque Dolly, com apenas 5 anos, apresenta sinais de envelhecimento precoce e artrite. Não há ainda comprovação e/ou exemplo de que os homens tenham ou tiveram êxito, por razões morais ou religiosas, em suspender a prática de um caminho científico.
          Penso que, de qualquer maneira, independentemente das barreiras morais, religiosas ou legislativas, os homens vão passar à execução do projeto. Formular proibições que serão ignoradas e desprezadas, com certeza. Não vejo razões inteligentes – seria mais aconselhável e eficaz acompanhar esses “progressos, controlá-los, enquadrá-los e dominá-los”. A legislação terá que se adaptar aos tempos novos, mutantes por natureza, que os cientistas estão criando. O clone humano é visto com repulsa pelos católicos (quando há embrião, há alma). No judaísmo, a assunto é tratado com cautela. Já os espíritas acreditam que a novidade pode ajudar a salvar vidas (a alma existe no momento em que o óvulo e espermatozóide se unem – no caso do clone, essa prática não é humana, porque é uma experiência em que o embrião é fabricado sem espermatozóide, logo não tem espírito), pode ajudar a saúde e não contraria as leis de Deus.

          A clonagem de embriões humanos é proibida no Brasil, mas pode ser revista a lei de Biossegurança nº 8.974 de 1995, que permite a clonagem de embriões humanos para fins terapêuticos, mas proíbe categoricamente a clonagem de caráter reprodutivo. Os EUA não têm regras sobre clones, assim como também a Inglaterra, Itália e outros países.

          Pelo exposto, concluímos que tudo continua polêmico e o avanço científico não foi lá essas coisas, QUE NÃO SE DEVE IMPOR LIMITES À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA e QUE NADA IMPEDIRÁ OS CIENTISTAS DE CHEGAREM LÁ.

O assunto assusta muitos e maravilha outros tantos. Entre Deus e o homem, há mais mistérios do que se pode provar a ciência.

- Aeroporto Presidente Itamar Franco (APIF)

          O Aeroporto Presidente Itamar Franco é um aeroporto localizado na Zona da Mata Mineira, entre os municípios de Goianá e Rio Novo. Atende principalmente às cidades de Juiz de Fora situada a 35 quilômetros, Rio Pomba a 60 km (passando por Cel.Pacheco), Ubá a 64 quilômetros (passando por Piraúba), Rio Novo a 22 km e Cataguases a 75 quilômetros. É administrado pela empresa Multiterminais Alfandegados do Brasil. As operações de voos comerciais de passageiros foram iniciadas em 23 de agosto de 2011, após 10 anos inoperante
          O Aeroporto Regional da Zona da Mata (APIF) teve seu nome mudado em 2012 para Aeroporto Presidente Itamar Franco (APIR) em homenagem ao ex-presidente morto em 2011, do qual foi idealizador.
          Você pode sair de Rio Pomba e passar por Piraúba, Guarani, Rio Novo e logo-logo estará no aeroporto. A distância é de 50 km. Se você optar em passar por Tabuleiro, Cel. Pacheco e Goianá (terra onde nasce mais gêmeos no país) a distância é de 60 km, mas a estrada é melhor e você não passa dentro de nenhuma cidade, além de poder visualizar lindos pastos avermelhados em razão do capim gordura já escasso na região, substituída pelo resistente braquiária.
          O estacionamento é bom e gratuito, mas deverá ser remunerado dentro de pouco tempo, segundo apuramos junto ao Francetti, gerente do Aero Café que funciona no local.
          O aeroporto conta com voos diários entre Goianá e Campinas conforme a tabela de horários aposta nesse documento.
          Estão sendo discutidas e estudadas alternativas de acesso do aeroporto para a BR 040, mas problemas ambientais e políticos tem sido um entrave. Acredito que existem grandes interesses para construção de condomínios de luxo no entorno da nova rodovia.

          Esse aeroporto foi planejado para atuar no transporte aéreo de passageiros e cargas (com funcionamento previsto para daqui a uns 12 meses) e se tornar um importante hub logístico e se apresentar como um canal de importações e exportações capaz de atrair e canalizar inúmeros investimentos para a região.
          Possui instalação de sistemas de segurança, de combate a incêndio e de inspeção de pessoas e bagagens, uma boa lanchonete com capuccino etc. e tal. Empresa de locação de automóveis e táxis, ótimos banheiros e terraço panorâmico. Conta com pessoal especialmente treinado para as funções e serviços operacionais de funcionamento exigidos pela Anac.
          Possui, também, modernos equipamentos para navegação e segurança de tráfego aéreo, além de caminhões especiais de combate a incêndio. O aeroporto é bonito e até mais moderno do que muitos dos quais conheci na Europa e suas instalações bastante confortáveis.
          A Empresa Azul Linhas Aéreas, única a operar no aeroporto, opera com quatro voos diários (ida e volta), em aeronave com capacidade para 68 passageiros, ligando a cidade de Campinas à região da Zona da Mata, possibilitando aos passageiros que embarcam no APIF usufruir de todas as conexões em operação no Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas.
          Segundo apuramos, não há mais a necessidade de rebaixar nenhum morro nas imediações para possibilitar pousos de aeronaves de maior porte. Tem possibilidades de aumentar sua extensão. Esta semana meu filho Eduardo voou duas vezes nesse precurso e comprovou tudo isso. A principal pista de pouso e de decolagem do Aeroporto de Congonhas (SP), o 4º mais movimentado do país, com extensão da ordem de 2 km, é suficiente para operar as maiores e mais frequentes aeronaves do mix de frota, Boeing tipo 737 e Airbus tipo 320 ou equivalentes. O Aeroporto Presidente Itamar Franco (APIF) tem a extensão de 2.530 metros contra 2.540 m do Aeroporto da Pampulha, 2.716 m do Aeroporto Tancredo Neves (CONFINS-BH), 1.323 do Santos Dumont no Rio, 900 m do Lajinha de Juiz de Fora, 1.080 do aeroporto de Ubá e 1.760 do de Barbacena. Outros aeroportos: Galeão (4.000 m), Viracopos de Campinas (3.240 m), Guarulhos SP (3.700 m) e o Internacional de Brasília (3.200 m).
          Esse aeroporto foi construído com o objetivo de atender as micro regiões exportadoras da Zona da Mata, como Juiz de Fora, Rio Pomba, Ubá, Muriaé, Barbacena, São João del Rei e Viçosa, além de servir como terminal comercial de passageiros em substituição ao Aeroporto Francisco de Assis (Serrinha-Juiz de Fora).
          A Azul Linhas Aéreas, terceira maior companhia do mercado brasileiro, e a Trip, sexta no ranking doméstico, oficialmente assinaram um acordo de associação. Juntas, Azul e Trip somam 112 aeronaves, 837 voos diários, 316 rotas, 96 cidades atendidas e 15% do mercado doméstico, segundo as companhias.
          As aeronaves são um ATR 600 de fabricação francesa. São bonitas e com duas poltronas da cada lado do corredor, eliminando o assento do meio.


                                                            Fontes: Administração do Aeroporto e Google.