sexta-feira, 23 de novembro de 2012

- LIVROS À VENDA

PUBLICAÇÃO A PEDIDO dos amigos do grupo que encontram comigo na rua, me escrevem, me telefonam. Digo-lhes que não é, de forma nenhuma, propaganda comercial dos meus livros porque eu não os fiz pra mim. Fiz pra você. Amigos, meus livros são FATOS E FOTOS de RIO POMBA, do Brasil e do mundo.



          Não sou nenhum Paulo Coelho e não tenho pretensão de ganhar dinheiro com a venda dos livros. Tanto que doei mais de 50 exemplares para Escolas, Entidades, O Museu, a Biblioteca e muito mais. Meus livros ESTÃO Á VENDA NA MERCEARIA DA CILENE, do lado da Prefeitura pelo preço de custo. Se você quiser adquiri-los diretamente comigo muitos serão gratuitos. Se preferir remessas pelo CORREIOS, vamos cobrar o preço de custo mais as despesas dos Correios. Não quero ganhar um centavo sequer, portanto isso não é uma propaganda comercial de forma nenhuma.
          Estou ainda muito motivado neste trabalho, com um espírito comunitário encorajador e exemplar. O que estou tentando fazer é dividir com você tudo de bom que O LIVRO tem e que poderá lhe servir como fonte de consulta, UM DOCUMENTO HITÓRICO e como um MEMORIAL em prol da coletividade rio-pombense. Estou partilhando, com essa minha atitude de informar, a minha experiência, inclusive fotográfica nos trilhos da aventura. Sinto-me imensamente feliz quando tenho a oportunidade partilhar e fazer chegar aos meus amigos do grupo tudo que escrevi de interesse comunitário, principalmente. Sinto-me mais feliz ainda quando proporciono a realização de outro. Meus amigos são mais importantes do que tudo o mais.
          O espírito comunitário concerne as ideias que os membros têm acerca de si próprios e da sua comunidade. Essas ideias usualmente refletem atitudes positivas e otimismo em relação ao futuro. Encorajam o altruísmo e a consequente contribuição de seus membros para o bem estar da comunidade.
          Quando fiz muitas dessas minhas fotos não as fiz somente com uma câmera. A esse ato de fotografar levei todos os livros que lemos inclusive esses que editei e que estão no meu BLOG, os filmes que vi e os que participei, as músicas que dancei e ouvi e as pessoas que amei e amo.
          O espírito comunitário que é nato, manifesta-se no desejo de cada membro individual apoiar nossa Rio Pomba, pelas ideias, pelas fotos que falam muito alto, pelo exemplo e pela escrita.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

- 15ª AMOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

15ª AMOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

                                                     20 A 28 DE JANEIRO DE 2012
          Adoro cinema. Até já trabalhei em alguns filmes: O Viajante (Padre) e O Xerife (xerife) e participei com um filme de minha produção TIRADENTES em um dos Festivais da cidade. Foi um curta (3 min) em que Fernandina e eu fomos os cinegrafistas, os locutores, roteiristas e tudo o mais. Rio Pomba sempre está sendo representada naquela cidade, de uma maneira ou de outra. Estou convidando você para esta próxima AMOSTRA. Vamos a algumas informações pertinentes:
          Tiradentes fica á 160 km de Ubá e 130 de Rio Pomba, 57 km de Barbacena – Lavras 105 km – BH 215 - população de 6.000 habitantes – altitude de 927 m acima do nível do mar. Clima frio - A Serra de São José domina a paisagem da cidade – Cavalos e charretes são as conduções principais, mas tem taxis. Igreja de Santo Antônio 1752 tombada pelo Patrimônio Histórico. Mais de 200 pousadas – e quase outros tantos de Restaurantes. Maria Fumaça é um bom passeio. Artesanatos em BICHINHO (7 Km) e Sta Cruz de Minas (estrada antiga calçada para São João Del Rei) a 3 km onde se pode comprar móveis e objetos do artesanato. Prados já é mais longe e escultura de madeira é lá mesmo. Na saída para Sta. Cruz temos o nosso amigo VERDAN e seus quadros maravilhosos com moldura em madeira de demolição em torno de 260 reais. Quem gosta de pintura é um prato feito. Artesanato de latão em todo canto você encontra.
          Para começar bem o sábado nada melhor que uma boa caminhada pelo Centro Histórico, que sempre se encontra fervilhante. É lá que ficam importantes pontos turísticos, como as igrejas da Matriz e a de Nossa Senhora do Rosário, e também as lojas de artesanato, peças de estanho e objetos de decoração que deixam muito gente coçando o bolso.
          Há dezenas de restaurantes locais que preparam pratos regionais no capricho. Eles aproveitam nas suas receitas produtos de suas pequenas hortas e galinheiros que ficam atrás das casas onde funcionam os restaurantes. São de lá que saem alface, couve, jiló, pimenta, taioba, ora-pro-nobis, ovos e especiarias usadas nas receitas.
          PARTICIPEI de todos os Festivais de Cultura e Gastronomia, ora cozinhando, ora lançando meus livros.
   Por falar nos livros, digo-lhes que eles estão aqui comigo a seu dispor. Contato: (32 – 3571-1130)

                                 TEMA CENTRAL: O ATOR EM EXPANSÃO

                        LUZ, CÃMERA, AÇÃO! CINEMA PARA A NOVA GERAÇÃO
          Neste ano os atores estarão no centro das atenções não apenas nas telas, mas também nas mesas de debate. A 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes presta homenagem a um dos nomes em maior evidência nas telas do cinema brasileiro desses últimos 15 anos: Selton Mello, que comemora em 2012, 30 anos de carreira. Ele nasceu em Passos MG.
          Quando a gente chegar em Tiradentes a gente pega a programação completa. Se preferir você pode acessar a internet e ver pelo site http://www.mostratiradentes.com.br/filmes.php?menu=fi.
          LOCAIS dos filmes: Centro Cultural Yves Alves (Rua Direita 168 – Centro histórico) / CINE PRAÇA (Largo das Forras – onde teremos exibição de longas e curtas e cortejos) / CINE TENDA – BAR SHOWS no Largo da Rodoviária - Longas e curtas - /
          OFICINAS – A teoria e a prática na sétima arte /A cultura e a educação como instrumentos de transformação / Formação, difusão, qualificação, reciclagem e criatividade. / Oficinas de cultura para adultos, jovens e educadores.
          SEMINÁRIO DEBATE - O ATOR EM EXPANSÃO A valorização do ator no processo de criação do filme, do ator como ideia, como pensamento, como forma, não apenas como corpo a cumprir um objetivo da cena. O ator contextualizado em dinâmicas participativas e interativas. Qual o lugar desse novo ator no cinema? Convidados: Karine Teles – atriz – RJ Irandhir Santos – ator – PE Marat Descartes – ator – SP / Mediador: Pedro Maciel Guimarães – professor e pesquisador – SP
          DEBATE - COM A PARTICIPAÇÃO DE Selton Mello – ator – RJ Vânia Catani – produtora – RJ José Eduardo Belmonte – cineasta - SP
          Como sempre teremos diversas atividades sociais, lançamento do livro “Cinema sem Fronteiras” – Livro: "Dicionário de Filmes Brasileiros – Curta e Média-Metragem" Revistas. – Muitos espetáculos espalhados pela cidade. Filmes e espetáculos para crianças. Arte, exposição e músicas também.

Nem só de história, natureza e pérolas da edificação barroca vive a bucólica cidade de Tiradentes.



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

- BÁLSAMO – Sedum dendroideum

BÁLSAMO – Sedum dendroideum




          Não sei se é verdade, mas dizem que as flores do bálsamo surgem pela primeira vez somente quando a planta tem treze anos (pode ser que não consiga vê-los florescer aqui na minha horta). Depois, florescem com mais facilidade. Ufa!
         Nunca os vi com flores. O bom do bálsamo é que ele é uma suculenta, resiste bem a condições extremas, como sol ou sombra em excesso. Pode ser colocado dentro ou fora de casa e não ultrapassa 60 cm de altura. Ah, ainda tem um bônus: é usado como cicatrizante e é bom para os males do estômago. Na falta de uma farmácia, dá-lhe bálsamo! É uma planta ornamental e medicinal de folhas carnosas, brilhantes, de formato espatulado a ovado, recurvadas para cima de cor verde e bronzeada e dispostas em rosetas nas extremidades dos ramos. Nós a usamos paisagisticamente e medicinalmente para compor nossa horta doméstica. Cultivamos em solo fértil, arenoso, bem drenado (não suporta encharcamento), adubado com esterco de gado e húmus de minhocas. Multiplica-se por estaquia dos ramos e folhas e por separação das brotações laterais.
                                                   Medicinal:
Indicações: ferimentos, queimaduras, inflamação da pele, úlceras e gastrites.
Propriedades: cicatrizante, antiinflamatória, emolientes
Parte utilizada: folhas frescas (nós as colhemos bem de manhã)
Alerta: utilizar sob orientação médica.
Fontes: minha FLAmília de geração para geração.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

- FLOR DE CERA

FLOR DE CERA. As flores parecem feitas de cera e são, em geral, vistosas. Seu tamanho atinge de dez a 15cm, e que podem ser de cor vermelha, rosa, laranja, amarela ou branca.


ASSINO ESTA FOTO DA FLOR DE CERA (Hoya carnosa) é uma planta perene de fácil cultivo. Pertencente à família das Asclepiadáceas, é uma trepadeira originária da China, que durante o verão produz flores duráveis, com um perfume levemente adocicado. O maior atrativo desta planta está justamente nas flores que inspiram seu nome popular: elas realmente apresentam uma aparência cerosa, como se fossem feitas de porcelana.
          Esta é uma foto do meu quintal testando meu novo equipamento: Nikon 3100. Perceba a grandiosidade da foto. Esse muda quem nos deu foi minha sogra Maria do Rosário. Meus cunhados Consuelo e Virgílio são admiradores dessas plantas e cultivam muitas preciosidades. Se você pesquisar no Google verá uma grande variedade de flor de cera. Tenciono pegar algumas delas em Belo Horizonte, oportunamente.
                                                          Dicas de cultivo
          A flor-de-cera multiplica-se bem por estacas de galho. Aqui ela está florecendo na minha pérgula com todos os cuidados recomendados, já que a Fernandina cuida dela com se fosse sua mãe. Depois de formada a muda, uma boa dica é plantá-la para que cresça sobre uma treliça ou caramanchão interno e até num vaso grande equipado com um anel de arame, onde a trepadeira possa apoiar-se. Plante-a num solo preparado com a seguinte mistura: 2 partes de terra comum de jardim, 2 partes de terra vegetal 1 parte de areia. Luminosidade e temperatura
          A planta precisa de muita luminosidade, mas não tolera sol direto. O sol da manhã é tolerável. Trata-se de uma planta de clima mais para o quente, sendo que a temperatura ideal gira em torno de 20 a 25 graus C.
                                                              Regas
          No período da primavera e verão a flor-de-cera necessita de regas regulares, mas no outono e inverno o ideal é reduzir bastante a freqüência, deixando secar a superfície do substrato entre uma rega e outra. As folhas carnosas armazenam água e fazem uma "reserva". Veja pela foto que maravilha ficou.
                                                          Adubação
          A flor-de-cera não é muito exigente em adubações. Para estimular a floração e a saúde da planta, é recomendável fertilizá-la com um produto rico em potássio a cada 20 dias durante a primavera e na época de floração.

- FLOR DE PEDRA / ROSA-DE-PEDRA - (Echeveria elegans Rose).

FLOR DE PEDRA / ROSA-DE-PEDRA - (Echeveria elegans Rose).
                                                                              20.11.2012


                                                   
          Olá amigos do grupo Rio Pomba – Fatos e fotos. Digo-lhes que estive um pouco afastado das minhas postagens no blog afabiobrasil.blogspot.com porque estava apertado de costura, às turras com o meu novo livro de crônicas. Agora, vou tentar deixar minha correspondência e compromissos em dia depois que chegar de férias que me concedi em Recife. Ainda me faltam cinco estados da federação para conhecer.
          Por que tratar desses assuntos? Porque eu os acho de interesse público e tudo é muito belo, as fotos também têm muito da natureza e é uma forma de conhecimento. Desde criança que cultivo essa planta porque ela é merecedora de todo carinho. Seu nome popular é Rosa-de-pedra, suculenta, bola-de-neve-mexicana, echeveria, Mexican Gem, Hen and Chicks. Na minha família sempre a conhecemos como FLOR DE PEDRA. São muitas as espécies. O seu formato se assemelha a uma rosa, daí seu nome popular, o nome Hen and Chicks (Galinha e Pintinhos) é porque quando ela solta brotos lembra uma galinha com seus pintinhos embaixo dela. FAMÍLIA: Crassulaceae. CICLO DE VIDA: Perene (muitos anos, não acaba, perpétua). ORIGEM: México. PORTE: 15 a 20 cm de altura, e 5 a 20cm de diâmetro. FOLHAS: No formato de uma roseta, são de cor verde-azuladas, espessas e cerosas. FLORES: Róseas em hastes, floresce principalmente nos meses mais quentes do ano. LUMINOSIDADE: Sol pleno. ÁGUA: Como as suculentas tem a capacidade de reter água (VIDE FOTO) se cultivadas em vaso, após regar, deixe o substrato secar por uns dias entre uma rega e outra. Se estiverem em canteiros, só regue em caso de estiagem prolongada. CLIMA: Tropical e Sub Tropical, mas tolera temperaturas baixas. CULTIVO: Tem crescimento relativamente rápido. Cultivar em solo rico em matéria orgânica e que tenha uma excelente drenagem. UTILIZAÇÃO: Em vasos e jardins. Muito utilizada em jardins de pedras. PLANTIO: Por enraizamento de folhas e por brotos que nascem em torno da planta mãe, são os filhotes. Se você arrancar uma pétala e deitá-la no chão adequadamente, ela nasce.
          Quem entende muito dessas plantas é minha esposa Fernandina. Ela pode ser plantada dentro de casa. Não deve ser muito adubada, assim como qualquer planta.
          Você poderá plantá-las em xícaras que ficam sozinhas, sem o jogo, vão numa boa para a mesa. Já fizemos isso e ficou muito bonito e criativo. Já vi à venda em Florárias de BH. O truque é molhar com moderação com conta-gotas e manter a planta livre de folhas mortas, além do cuidado com a luz do sol. Um charme. Plantadas assim podem virar a rainha do lar. Retêm água em suas folhas conforme podem ver na foto do meu jardim.
          As regas devem ser cuidadosas, uma vez por semana no verão, de maneira abundante, e uma vez a cada quinze dias no inverno. Não use pulverizadores para não formar um ambiente úmido em torno das plantas. Essa é só uma sugestão – você descobre a medida – se perceber que suas plantas estão murchando, aumente gradativamente a quantidade de água, caso as folhas da base começarem a apodrecer, diminua.
          O solo, Aqui em casa plantamos assim: 1 parte de terra vegetal, 2 partes de areia grossa, uma parte de terra vermelha, 1 parte de húmus de minhoca, no fundo drenamos com cacos de telha
          No nosso jardim fazemos mini jardins é a reprodução de uma paisagem em miniatura. Usando-se cactos e suculentas cria-se a miniatura de uma paisagem de deserto.
          Um dos segredos de um arranjo bem executado é o equilíbrio visual. Ela fica muito bem na paisagem e é decorativa. O toque final é sua sensibilidade.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

- NOVALGINA DA MINHA HORTA MEDICINAL E AROMÁTICA COM TEMPEROS E HORTALIÇAS

NOVALGINA DA MINHA HORTA MEDICINAL E AROMÁTICA COM TEMPEROS E HORTALIÇAS

                                                                                                    16.11.2012 Antônio Fábio


          Sou também um pouco naturologista me preocupando com a saúde e a qualidade de vida da minha família. Na minha horta não tem agrotóxicos, mas tem NOVALGINA (ESTA PLANTA DO LADO ESQUERDO DA FOTO), erva-cidreira, alecrim, gengibre, alho poró e açafrão que uso nas minhas paellas (Págs 306 a 310 do meu livro Receitas Cultura Humor), ainda temos confrei, boldo para o Eduardo principalmente, capuchinha que a Fernandina usa nas saladas suas flores e folhas, tansagem, capim limão, guaco, hortelã-pimenta e a natural, babosa, alfavaca, sálvia que uso até em molhos de macarrão, vick vaporub, camomila, manjericão verde e roxo, alho, salsa, cebolinha, rúcula que eu adoro, agrião, orégano com uso nas saladas para minha diabetes junto hortelã, alface, tomate, couve chinesa e algumas leguminosas. Usamos muitos sucos de alimentos crus, com hortaliças, legumes e frutas principalmente para minha filha que necessita de cuidados especiais (vide Verduras, legumes e frutas na centrífuga às págs. 164 a166 de Receitas Cultura Humor ou no meu blog afabiobrasil.blogspot.com). Revela-se de extrema utilidade para qualquer terráqueo.
          É gratificante e uma terapia muito grande cuidar dessa horta. O solo é fértil e muito bem drenado. Obedeço sempre a ordem de ter as plantas mais altas atrás das mais baixas, por óbvio. O sol é considerado de acordo e quando vem mais forte a gente coloca tela. O adubo usado é sempre o esterco de gado que pego com meu leiteiro, o Gilberto do Lolobe que você deve conhecer. Só tive dois leiteiros nesses meus 45 anos de casado o Rogério irmão da Mercesinha do Raul e irmão da Terezinha Mendes do meu amigo Toninho Mendes.
          Hoje vamos falar deste pequeno arbusto da foto, uma erva que é conhecida como erva do carpinteiro, mil folhas, aquiléa, anador, atroveran, novalgina, mil-ramas, milefólio, mil-em-rama - Achlillea millefolium. O nome Achilea tem sua origem na batalha de Tróia: Aquiles curou muitos de seus guerreiros, depois de compreender que a mil em rama estancava hemorragias. Há também uma explicação para o seu nome de erva dos carpinteiros, pois existe uma lenda que São José trabalhando como carpinteiro, um dia feriu-se e o Menino Jesus foi buscar uma erva para curá-lo e trouxe a mil em rama. Na minha horta ela foi identificada como Novalgina a planta usada para se extrair o princípio ativo dipirona dos remédios.
          Deixando de lado as explicações para os nomes que ela recebeu, podemos dizer esta planta que tem de 30 a 60 cm de altura e apresenta folhas bem recortadas como podem ver pela foto, o que dá a ideia de serem muitas. As suas flores são brancas e pequeninas.
          As principais indicações da mil em rama são:
- estancar hemorragias: e podemos citar aquelas hemorragias tão comuns durante o período da menopausa, as chamadas hemorragias sem causa específica.
- para tratar infecções urinárias;
- ela é analgésica, antitérmica e antiinflamatória (será por isso que ela também é conhecida por novalgina?);
- pode ser usada também para tratar diarréias e colites em geral;
- é uma planta aperiente, ou seja, é indicada para estimular o apetite até em casos de anorexia;
- e até na dermatologia podemos pensar na mil em rama, pois ela também tem indicação para tratar eczemas, queimaduras, fortalecer os cabelos e diminuir a oleosidade da pele.
          As principais contra-indicações da mil em rama são: o seu uso durante a gravidez e no período de lactação.
          É uma planta que pode ser cultivada em seu jardim, mesmo que ele seja pequeno, porque ela não ocupa muito espaço, podendo quem sabe até ser plantada em um vaso.
          Quando descrevo uma planta, a imagem dela fica na minha cabeça, o que me faz pensar, por exemplo, num lindo vaso de mil em rama na sua casa, enfeitando e também servindo de uma farmácia viva, para alguma eventual necessidade!
          Espero que vocês tenham gostado dessa planta tão singela e de tamanha competência...
          Podemos usá-las com chá e infusão.

                                   Venha visitar minha horta. Até a próxima...

domingo, 18 de novembro de 2012

- Aniversário de 5 anos do meu neto Fabinho

          Aniversário de 5 anos do meu neto Fabinho


          Já fotografei lindos aniversários, mas esse foi um arraso total, aniversário do belo Fabinho, filho do meu número dois de além-mar, ora pois pois, o Eduardo. Foi ontem, dia 17 num sábado, dia mais indicado que numa terça-feira dia 20 que seria o normal. Foi aqui no 2º andar da minha casa. Foram tantas imagens lindas que foi difícil até para eu escolher qual mostrar para você.
          Ninguém faz pelos netos o que fazem os avós / Salpicam uma espécie de pó de estrelas sobre suas vidas / Os netos são a recompensa de Deus por estarmos chegando à velhice / São presentes abençoados / Beijo de avô é tão bom quanto brigadeiro / Quanto Maria Mole / Quanto palha italiana / Quanto ambrosia / Quanto doce de coco ralado com gemas de ovos / Que mamãe Chiquita fazia.
          Há festas que ficam para sempre na memória. A feita em casa, em que o aniversariante participa de toda a produção, tem mais chance de se tornar inesquecível. Mamães e papais: arregacem as mangas! O tema LIGA DA JUSTIÇA é unissex e fácil de produzir.
          Quem não se lembra de alguma festa da infância? Não tem coisa melhor do que ver a alegria das crianças comemorando um aniversário. Aproveitando os dias quentes da estação ou até mesmo uma chuvinha ao ar quase livre. Nosso espaço tem 80% da área coberta.
          A preparação é a parte mais gostosa: um convite personalizado já avisa que a festa promete. Todos se animam para o grande dia. Abuse dos detalhes charmosos na decoração. Como em toda festa infantil, o aniversariante não deve receber e abrir o presente na hora, eles são deixados em algum lugar para que seja aberto depois, com calma. Portanto, coloque logo na entrada uma grande cesta para guardar as caixas e sacolas ou coloque os presentes em lugar pré-escolhido.
          O primeiro passo foi planejar a festa com o tema proposto pelo Fabinho que faria cinco anos. Posteriormente, nos preocupamos com o orçamento, com a criatividade e energia que ainda nos restam para desafios desse tipo. Uma equipe com Raquel Santiago, nossa querida nora, Eduardo pai do Fabinho, vovó Fernandina e nossa neta do coração a Vitória, teria que dar certo mesmo. Parecia até nossa FLAmília do Zico daqueles tempo. Teríamos que nos preocupar com uma ocasião para escolher as fotos mais espontâneas, lista de convidados com o netinho indicando mais de 50%, a data e horário, o local, o tema relacionado com a idade do aniversariante, os quitutes infantis, o lazer, o roteiro. Por fim, os parabéns pra você pra ele.

Se soubesse como é maravilhoso ter netos, os teria primeiro...

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

- O livro CRÔNICAS & CAUSOS é lançado em Rio Pomba

Da Redação de O IMPARCIAL


O escritor Antônio Fábio ladeado pelo vice-prefeito Dalmo Furtado, pelo prefeito Dr. Fernando Macedo e por Iná Menezes.
          O escritor e poeta Antônio Fábio da Costa teve o prazer de realizar na noite de 3 de novembro no espaço Casa de Leitura, da Biblioteca Municipal Poeta Péricles de Queiroz, o lançamento de seu novo livro “Crônicas & Causos”, com o apoio cultural da Prefeitura Municipal, através do exmo. sr. prefeito dr. Fernando Macedo; do Deptº Municipal de Cultura, sob a direção de Vinícius Leal Faria e da Casa da Leitura, por meio da coordenadora Iná Martins Menezes, que elaborou o evento com esmero e organização.
          O público foi recepcionado gentilmente pela coordenadora Iná; Fernandina, esposa do autor e pelos filhos Eduardo (Raquel) e Cláuton, ao som do exímio musicista Helinho Lopes com seu eclético e vastíssimo repertório da MPB, contando com a voz suave de Sara Martins Menezes. A noite de autógrafos foi complementada com a cerimônia de homenagem ao autor conduzida por Iná Menezes, que na abertura expressou-lhe palavras enaltecedoras e agradeceu as presenças marcantes do público. – Em reverência ao Antônio Fábio, o amante das artes e intérprete Luiz Antônio Caldoncelli declamou com ênfase três poemas do autor, sob apreciação e calorosos aplausos da seleta assistência.
          Em seu pronunciamento, o prefeito dr. Fernando Macedo exaltou a obra literária e seu autor, que como cidadão é também coadjuvante, por meio de seus artigos, em busca de melhores soluções para o desenvolvimento do município pelo seu devotado amor à terra. Em seu comentário fez sua apreciação à crônica que homenageia seu saudoso e querido pai Cidinho. - Por sua vez, Antônio Fábio manifestou seus agradecimentos pela parceria da administração municipal naquela noite de autógrafos; estendendo seu reconhecimento à sua esposa, filhos e aos amigos que colaboraram para o êxito da finalização e lançamento desse seu terceiro livro. Lembrou de sua obras anteriores “Receitas Cultura Humor” e “Pedaços de um Instante” – livro de Poemas; finalizando sua fala com o registro de alguns “causos” de forma cômica e com a recitação de um de seus poemas. - Dada a palavra livre, o vice-prefeito Dalmo Furtado reconheceu o valor da obra executada com amor, ternura e dedicação, e expressou seu contentamento em deparar com a foto de seu avô materno, sr. Maurício, então agente da Estação da Estrada de Ferro Leopoldina – Ramal de Rio Pomba.
          Marcaram também suas presenças dando cobertura ao evento: Jorn. Rodrigo Oliveira, repórter do Jornal da Mata, residindo recentemente em nossa cidade; sr. Manoel Arede, do blog Rio Pomba News; Maurício e Carmen Lúcia, pelo O IMPARCIAL; Ronald Campos, do jornal “O Mercesano”; e o entrevistador Márcio Gaudereto (filmagem “Show do Gau”).
O público foi brindado com farta mesa de pastas, bolo e sequilhos, sucos e achocolatado, em meio ao entusiasmo e confraternização do autor e seus convidados.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

- ASSINO ESTA FOTO DA FLOR DE CERA



ASSINO ESTA FOTO DA FLOR DE CERA
(Hoya carnosa) é uma planta perene de fácil cultivo. Pertencente à família das Asclepiadáceas, é uma trepadeira originária da China, que durante o verão produz flores duráveis, com um perfume levemente adocicado. O maior atrativo desta planta está justamente nas flores que inspiram seu nome popular: elas realmente apresentam uma aparência cerosa, como se fossem feitas de porcelana.
          Esta é uma foto do meu quintal testando meu novo equipamento: Nikon 3100. Perceba a grandiosidade da foto. Esse muda quem nos deu foi minha sogra Maria do Rosário. Meus cunhados Consuelo e Virgílio são admiradores dessas plantas e cultivam muitas preciosidades. Se você pesquisar no Google verá uma grande variedade de flor de cera. Tenciono pegar algumas delas em Belo Horizonte, oportunamente.
Dicas de cultivo
          A flor-de-cera multiplica-se bem por estacas de galho. Aqui ela está florecendo na minha pérgula com todos os cuidados recomendados, já que a Fernandina cuida dela com se fosse sua mãe. Depois de formada a muda, uma boa dica é plantá-la para que cresça sobre uma treliça ou caramanchão interno e até num vaso grande equipado com um anel de arame, onde a trepadeira possa apoiar-se. Plante-a num solo preparado com a seguinte mistura: 2 partes de terra comum de jardim, 2 partes de terra vegetal 1 parte de areia. Luminosidade e temperatura
          A planta precisa de muita luminosidade, mas não tolera sol direto. O sol da manhã é tolerável. Trata-se de uma planta de clima mais para o quente, sendo que a temperatura ideal gira em torno de 20 a 25 graus C.
Regas
          No período da primavera e verão a flor-de-cera necessita de regas regulares, mas no outono e inverno o ideal é reduzir bastante a freqüência, deixando secar a superfície do substrato entre uma rega e outra. As folhas carnosas armazenam água e fazem uma "reserva". Veja pela foto que maravilha ficou.
Adubação
A flor-de-cera não é muito exigente em adubações. Para estimular a floração e a saúde da planta, é recomendável fertilizá-la com um produto rico em potássio a cada 20 dias durante a primavera e na época de floração.

- Gotas de orvalho

                                                       GOTAS DE ORVALHO


Essas gotas de orvalho são da minha horta clicadas em 02.11.2012 testando meu novo equipamento fotográfico. As gotas de orvalho nas minhas plantas se assemelham a um mar esverdeado. Minha mente viaja e do Eduardo e a Fernandina, também. Prevejo o futuro entrelaçado entre meus dedos quando desses meus cliks. Nooosa! É a sintonia do universo. Hoje está um dia chuvoso. Surgiram depois da chuva fina. Parecem diamantes, brincos e colar a enfeitar esse lugar. Seria como me dissessem: entreguei-me a você que está me clicando agora. Se você me sacudir vou adubar a terra com gotas de paciência capaz de amaciá-la e fofá-la. Sou como gotas de perdão, de sabedoria, de aprendizado, gotas que podem desafogar o coração, gostas de solidariedade. Sou como lágrimas que podem extravasar mágoas. Sou sorriso e amizade sincera que brilha mesmo sem sol. Espalho-me por todo o canteiro.


Quando será que o sol se abrirá. Não me importa, a beleza me foi exposta pela natureza. Comprove! Suspiros de prazer nem tão acanhados vendo a Renata pela janela lá embaixo. Meus dedos aflitos se misturaram com uma sensação de bem estar estando do lado do meu amor: Fernandina. Chegou o Eduardo pegando algumas mudinhas para plantar no Sítio Vovó Dináh. Avó da querida nora Raquel.

Minha vida sobre minha máquina nesse momento.

Nessa terra da horta minha eternidade.