domingo, 27 de outubro de 2013

- Os 94 anos de Dona MARIA DO ROSÁRIO


                                        
             Os 94 anos de Dona MARIA DO ROSÁRIO
                                         27.out.2014


          Dona Maria, ou Dona Nhanhá para os mais chegados, acaba de completar 94 anos… Esta festa de hoje foi programada pelos filhos e a data celebrada espontaneamente e todos eles devem  guardar um abraço  natalício para o próximo ano. Muitos mandaram votos de muita saúde e felicidade por telefone.
Este momento singelo se transformou, como era de se esperar, num acontecimento regado mais com alegria e admiração do que propriamente cerveja. Confraternização e um rol de casos que a aniversariante contou para o deleite de todos: sobre sua experiência internacional, seus cursos de Catecismo, Oficina de Oração e reuniões para Reflexão Bíblica. Culta, de cabeça boa, uma artista, musicista, pintora amiga e conselheira.
Que ninguém duvide de que dona Maria, que chegou a Rio Pomba em 1940, logo após seu casamento com Amantino Quintão ainda muito jovem, tem muito que contar e, sobretudo, ensinar às novas gerações. Sem contar o fato de que é a simpatia em forma de gente – sempre pronta a agradar e irresistível como um aperto de mão ou um café quentinho da hora!
Ela chegou  a Rio Pomba quando a localidade se chamava somente Pomba e acompanhou de perto os momentos decisivos desta nossa gente mineira da terra da Santa Lola “Uai”.
Depois, inseparável do saudoso Amantino Quintão e dos filhos, dona Maria se mudou para o coração de todos nós onde viverá para sempre.
Dona Maria, como se pode notar, é personagem ocular e auricular privilegiadíssima da história rio-pombense e, também, da região. Se eu tivesse que pedir informações e pesquisas sobre sua pessoa e familiares, ao invés de pedi-las aos filhos, eu iria pedir a ela mesma porque sua memória é nota 10.
           Foram muitos encontros em que eu perguntava a ela, sempre solícita, informada e bem-humorada, me botava a par de mil casos envolvendo pessoas, famílias, clãs, grupos políticos, relações e conjunturas político-sociais que marcaram um período importante da história rio-pombense e itabirana.  
Feliz  vida e FELIZ bodas de Palmeira, Dona Maria, sogra querida.
A memória continua de mãos dadas com Dona Maria. Ah, história mestra da vida, você tem na ilustre matriarca uma aliada e tanto. Ah, povo de Rio Pomba, você precisa se descobrir nos casos e nas histórias de dona Maria!
Ela não é minha mãe / Nem por isso menos amada / Encontrei nela também / Uma amiga dedicada / E / Sou grato à essa  ilustre senhora pela amizade.
Eu, que sei que nenhum povo é senhor do seu presente (e do seu futuro) sem o conhecimento e a prestação de contas com seu passado, dou meus parabéns à dona Maria por mais um ano de vida.
Aliás, em nome da minha gente, desejo muitos anos de vida à querida dona Maria do Rosário, dona (não pude evitar o trocadilho!) de uma personalidade forte e muitas histórias boas para contar.
Somos todos ouvidos, dona Maria com tudo o que a senhora tenha para contar ainda.