segunda-feira, 30 de junho de 2014

POR QUE IR A UM LANÇAMENTO DE LIVRO NUM DIA DESSES?



Só de nos encontrarmos com amigos já é boa razão. Você, tenho certeza, vai gostar do livro e vai indicá-lo para amigos. São, também, aventuras antigas de Rio Pomba, nossa memórias. Vale o esforço.
Você estará em contato com uma seleção de poemas, crônicas e músicas nessa quartas de final, agora é tudo ou nada. Um livro documentário. Vamos brincar, cantar, falar de tudo que dignifica o ser humano e de repente deveremos – todos –  abraçarmo-nos.
O efeito terapêutico do abraço, devido às circunstâncias do momento, ou seja, depois de Brasil e Colômbia, será maravilhoso, o lado bom da noite, aconteça o que acontecer com o nosso futebol. Vamos valorizar nosso encontro.
Perguntaram-me: você tem coragem de fazer um lançamento de livro em um dias desses? Penso assim: se eu tivesse medo não teria escrito tudo que escrevi até hoje. Se você tem medo de cometer erros, já é um erro. A gente nunca está pronto e nunca estamos competindo com os outros. Estamos fazendo nossa parte. Qual o Quê? O meu solo é verde-amarelo sim Senhor!!!
Vamos lá no lançamento e tudo dará certo. Acredite!
Tudo que você pensa e sofre dentro de um abraço se dissolve...

                                (Martha Medeiros)

sexta-feira, 27 de junho de 2014

As vantagens da copa para o Brasil



Depois vamos partir para a saúde e educação com o padrão FIFA 23.06.2014

Tenho visto nesse período da COPA que nosso país tem sido visitado por pessoas do mundo inteiro e estão aqui também a mídia do mundo inteiro emissoras de TV, jornais, revistas, entre outros veículos de mídia. Esperamos que com tudo isso, possamos atrair, por exemplo, investidores que venha conhecer o país e suas características, não só futebolísticas, mas também econômicas. A cultura brasileira poderá ser divulgada amplamente em esfera internacional. 


Esse evento com toda essa publicidade tende a gerar algum tipo de desejo de investidores com bons resultados para nós, porque os turistas vão mostrar nos seus países de origem o que estão vendo, sentindo, e presenciando no país da copa.
Essa Copa do Mundo está nos dando uma chance para alavancar nosso país. Que outro evento poderia trazer a explosão da construção civil, a construção e melhoria dos hotéis e os estádios, criando empregos, gerando renda, consumo e melhora da economia do país.
A Copa do Mundo trará turismo e impulso a setores da iniciativa privada, importantes para a economia do País
Além desses pontos, o evento também promoverá melhorias nos aeroportos e em tecnologias de diferentes áreas e, ainda, o crescimento cultural. 
O evento pode servir como oportunidade de negócio para o Brasil, pois movimenta o turismo, expõe o País e impulsiona setores da iniciativa privada, como o comércio.
Nosso país investiu em infraestrutura por exigência da FIFA com melhorias em parques, hotéis e diversos tipos de instalações utilizadas por turistas. Após o evento, a tendência é que estas melhorias possam ser usufruídas pelos brasileiros. Todos saímos ganhando com isso. Ampliação e reforma de aeroportos, melhorando as condições para os turistas e também para os brasileiros que utilizam o avião como meio de transporte. Ganhamos também com aumento de investimentos no país de empresas ligadas direta ou indiretamente ao futebol. Estes investimentos geram renda e empregos no país. 
Se essa Copa do Mundo de Futebol for considerada um sucesso de organização, a imagem do país no exterior pode melhorar muito. 
Melhorias no sistema de telecomunicações, principalmente internet e celulares, visando atender a alta demanda durante os dias do evento. Estas melhorais serão usufruídas pelos brasileiros durante a após a Copa.

Os turistas fora do campo


25.06.2014
A multidão de gringos que invadiu o país nesta Copa deixa torcida feminina hipnotizada dentro e fora do campo. São britânicos, americanos, australianos, franceses, espanhóis, suíços, italianos, argentinos e chilenos. Os argentinos invadiram o Maracanã. Os mexicanos tomaram Fortaleza. Nas ruas de Manaus, o idioma mais ouvido nas ruas era o inglês de sotaque britânico. A invasão é generalizada: a Copa do Mundo trouxe ao Brasil milhares de turistas das mais variadas nacionalidades e um gênero predominante — o masculino. E num país onde o IBGE calcula em pelo menos 5 milhões o déficit de homens em relação ao número de mulheres, a injeção extra de testosterona é comemorada pela torcida feminina. Além de cobiçar os atletas dentro do campo, elas estão hipnotizadas com o simples vaivém dos visitantes nas ruas e o aumento do número dos perfis de estrangeiros em aplicativos de encontros na internet.
Viram os que os chilenos estão aprontando? Foi no maracanã e agora devem aprontar também no Mineirão. Os argentinos estão invadindo – hoje – Porto Alegre. Tomara que tudo corra muito bem. Sejam bem vindos los hermanos. Aqui cabe uma piada antiga: “qual o melhor negócio do mundo? Resposta: “Comprar um argentino pelo valor que ele vale e vendê-lo pelo valor que ele acha que vale”. É um piada, hein?
É todo mundo recebendo olhares e recebendo cantadas. Gostaria de estar em Copacabana passeando pelo calçadão por nesse período para ver as coisas. É muito gostoso. Estou adorando. Gosto dessas coisas.
Os gringos são mais gentis. Brasileiro quando passa uma cantada vem logo com uma palavra jocosa, uma malandragem... O clima na cidade está muito gostoso. Que venham mais turistas para as Olimpíadas! Vamos tratá-los bem de novo. E viva a Seleção. Acredito que vamos supera o Chile e temos grandes chances de sermos Hexa.

terça-feira, 24 de junho de 2014

COPA – CONGRAÇAMENTO ENTRE OS POVOS

O que mais me emociona nessa copa é a alegria das torcidas, um congraçamento que me emociona a cada instante. A vitória e a derrota que fazem parte do resultado natural tem sido uma oportunidade única de interação entre todos os povos de todas as línguas. É a oportunidade de cada um ver no outro a possibilidade da concórdia, da harmonia, da pacificação e complemento de si mesmo

Tenho visto um mar de gente de tradições culturais tão diversas, o choque cosmopolita abre-lhe horizontes muito mais amplos, reforçando a capacidade inata de cada um dos nossos estádios de absorver o novo e dar-lhe significado próprio.
Mas a recíproca não é menos verdadeira. Tenho observado na TV as demonstrações de encantamento relatadas pelos visitantes impactados pela dimensão cultural e humana do evento. Nossa terra lhes reservou boas surpresas, a começar pelas belezas naturais, a alegria e a hospitalidade do nosso povo.
A visita do papa João Paulo II, em 1980 já atraíra os olhares do mundo para nossa terra, mas agora a visão é muito mais completa muito mais ampla.
Se o mundo está encarando a Copa como uma oportunidade privilegiada para a demonstração dos valores positivos da emulação sadia, do convívio, do reconhecimento da dignidade comum de todos os povos e raças – e do gênero humano como um todo -, por que não podemos nós, os brasileiros, fazer o mesmo, unindo o Brasil em torno desse belo espetáculo lúdico, deixando as diferenças político-partidárias para seu espaço próprio?
Tudo isso, pra mim já é uma vitória.
Sábado vamos superar o Chile em Belo Horizonte e nos prepararmos pra as Quartas de Final e e viva a Seleção.


O lado positivo existe sempre, mesmo quando não conseguimos enxergá-lo.

sábado, 21 de junho de 2014

NOTÍCIAS DA COPA

NOTÍCIAS DA COPA - 




França (3 x 0) e Honduras se perfilam. Vai começar mais um jogo da Copa 2014. Hora da Marselhesa? Nada disso. Não teve hino, e todo mundo ficou no vácuo. Que pecado, depois do hino do Brasil o mais bonito é um da França que cantávamos todas as semanas no Ginásio. Houve um problema técnico no Beira-Rio. Aí resolvi ouvi-lo por conta própria.
O árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci, com a melhor arbitragem até então, teve o privilégio de, pela 1ª vez na história do futebol, validar um gol pela tecnologia. Explico: O francês Benzema finalizou e o goleiro hondurenho tirou a bola de dentro do gol. A tecnologia sinalizou gol ao árbitro, que validou o gol. No replay já dava para ver que a bola tinha entrado. Gol confirmado, mas não para Benzema: foi dado como gol contra do goleiro Valladares.
Dizem os Deuses do futebol que tudo isso teria que acontecer justamente no país do futebol e numa Copa do Mundo disputada no Brasil.
Eu já havia sugerido tudo isso como podem ver no meu livro CRÔNICAS & CAUSOS PAG. 158

Estamos na Copa, por isso escrevo sobre ela.
Hoje assisti todos os jogos e vi como erram nos impedimentos.
Já dei minha solução. Se não é a morte, tem jeito, claro.
Observe que muitas de minhas ideias apresentadas há 12 anos foram colocadas em prática agora. Esses velhinhos da FIFA são dura na queda.

A FIFA dá licença pra matar. No meio de campo não é falta, pode descer o sarrafo. Dentro da área nem é preciso encostar no adversário e o juiz marca logo penalty inexistente a favor do Brasil, da Espanha e outros. Que vergonha!
O que está errado é é o regulamento, a lei do futebol. Poderia ser assim: se marcar um impedimento ou um penalty quem vai dar a palavra final é a tecnologia, uma comissão de arbitragem na lateral do campo. É assim no basquete americano.

A Fifa é cheia de salamaleques, protocolos e formalidades. Uma delas é o hino. Toca só uma parte. Inteiro fica tudo muito comprido, e vivemos em um mundo rápido, de 140 toques. Ainda mais em eventos concebidos para a televisão, onde tempo é dinheiro. Só que a Fifa não contava com os cearenses. O sistema de som parou, e aí 60 mil vozes mostraram a força que um estádio lotado e unido pode ter, para o que der e vier.
A Fifa se dobrou a uma genuína manifestação popular. Assim nasceu o hino nacional brasileiro à capela, na Copa das Confederações do ano passado. Foi de arrepiar. Era o mesmo Castelão, contra o mesmo México que, se derrotado hoje, poderia garantir a vaga nas oitavas com antecedência.
As pessoas se olhavam, sorriam e cantavam ainda mais alto. As veias do pescoço saltavam conforme avançavam as estrofes. Os rostos ganhavam um tom avermelhado. As últimas estrofes, não havia outra maneira, saíram aos gritos.
Ainda estamos em 1º lugar e com muito mais possibilidades.
Viva o Brasil

MAR VERMELHO – Chile 2 X O Espanha
Chile consolida vexame da favorita e vai às oitavas. (18.06.2014 às 18:56 h)
E eu que pensei que o Mar Vermelho fosse no Mediterrâneo, aquele que banha a Arábia Saudita, Djibuti, o Egito, Iêmem, Israel, Jordânia e Sudão. Doce ilusão: o Mar Vermelho estava hoje nas arquibancadas do Maracanã colorida de vermelho pelas camisas, tanto da Espanha, quanto do Chile. Muito bonito.
O que vi foi o fim de uma geração fantástica, o primeiro campeão do mundo a cair ao fim de dois jogos. Parece que isto é uma “sina”. Já aconteceu com a Itália que depois de ter vencido uma Copa foi eliminada na Copa seguinte na primeira fase. Isso também aconteceu com a França. O Chile já é uma das surpresas positivas desta Copa. O que seus jogadores dirão a suas gerações futuras sobre essa vitória? Provavelmente dirão que foi como se o tivessem feito no Estádio Nacional de Santiago, e não no Maracanã

A eliminação espanhola na primeira fase da Copa do Mundo foi concretizada porque, mais cedo, a Holanda venceu a Austrália e chegou aos 6 pontos ganhos. Como o Chile já havia triunfado na estreia, também chega a 6. Espanhóis e australianos não têm mais possibilidades matemáticas de lutar por qualquer das duas vagas às oitavas de final no Grupo B, já que têm zero pontos.

Felipão, necessitamos de um “Plano B”: 3 zagueiros e mais gente no meio de campo. Não adianta um Fred sozinho na frente se a bola não chega nele. Talvez fosse melhor tirar nosso lateral direto e o centroavante e fortalecer o meio. Pode ser que tenhamos que enfrentar o Chile nas oitavas. Acredito no Felipão e na nossa Seleção.

A Espanha simplesmente não sabia como jogar de outra maneira além do "tiki taka", abolido na partida que causou sua eliminação. O Chile, diferentemente, se manteve fiel ao seu estilo: pegada, velocidade, ofensividade.

Croácia 4 X O Camarões. Penso que a Croácia, tendo um time, muito bom pode eliminar o México e se classificar para às oitavas. o Brasil deve ganhar de Camarões e também - se classificar.

COSTA RICA 1 X 0 ITÁLIA
O azarão do grupo deixa 3 campeões pra traz (2 X 1 no Uruguai – 1 X 0 na Itália e com isso eliminou também a Inglaterra. O time é muito bom, jovens talentosos. É a 2ª vez que a Costa Rica passa para as oitavas: em 1990 e agora, ficando na história das Copas do Mundo. E olhe que houve um pênalti não-marcado contra a Itália. O gol dos vencedores foi um gool tecnológico, vez que o chip da bola foi acionado novamente. Porém neste gol não haveria problema porque o bandeira até correu imediatamente para o centro do campo indicando que a bola entrou.
Mesmo com uma seleção já classificada, a última rodada reserva uma grande emoção no Grupo D: Uruguai e Itália, com três pontos cada, se enfrentarão pela segunda vaga da chave. A surpreendente líder Costa Rica, com seis pontos, pega a eliminada Inglaterra, que não somou nenhum até aqui.

NOVAMENTE BENZEMA - França 5 X Suissa 2
Seleção do artilheiro Benzema chega aos seis pontos e seis gols de saldo na Copa do Mundo, a melhor campanha até aqui. A seleção da Suíça virou Honduras na Fonte Nova. Com a mesma facilidade com que despacharam os hondurenhos em Porto Alegre, a França esbanjou categoria e aplicou uma impiedosa goleada de 5 a 2 na tão comentada defesa suíça.
Esta seleção francesa foi a que mais me encheu os olhos até aqui na Copa. Hoje também não vi o lindo hino francês( Marselhesa) porque fui levar meu netinho de 6 anos para um coletivo no Futsal do América. Ele tem faro de gool, hoje ele fez 6 gools. Vejo pra ele um futuro brilhante.
CURIOSIDADE - No fim do jogo de hoje, após a prorrogação de praxe, Benzema fez um golaço que foi narrado e comentado pelo Juninho Pernambucano, mas não foi validado pela FIXA porque o chute foi desferido após o apito do Juiz,
Falta a gente resolver esses problemas de impedimento.
Transparência é bom e eu gosto.
A Itália não está com essa bola toda não, graças a Deus, pois ela é a única seleção que pode empatar conosco em títulos.
Quando disse "Dois Corpos de vantagem" estava me referindo, na ocasião, que o Brasil tinha 4 títulos mundiais e a Itália 3. O Brasil se tornou Penta, portanto abriu dois corpos de vantagem. Posteriormente a Itália ganhou mais 1 título.

Qual o quê? Qual o Quê? O meu solo é verde-amarelo sim Senhor!!! Que nós devemos ficar bem apertados, não tem dúvida. E por falar em aperturas me lembrei de uma: “Tudo é relativo”. “O tempo que dura um minuto depende do lado da porta do banheiro que você está”.
O Evangelho ensina que só a verdade liberta. Sonhar ainda é possível nesta Terra de Santa Cruz. O sonho é a matéria prima da esperança. O que seria o ser humano sem os seus sonhos?
É como filosofaram Sócrates, Platão e Aristóteles quando se encontram no boteco Copo Sujo de Rio Pomba para tomar umas: Nunca desista do Sonho. Se não encontrar um na Padaria do Gordo, procure na Rosa Chisti. Pra frente Brasil, e salve a Seleção. Temos time pra ganhar.

Qualquer um é capaz de pintar um quadro, mas somente um gênio é capaz de vendê-lo. Por isso vamos curtir nossos gênios e rezar por nossos heróis. Um homem tão previsível está a nos proporcionar momentos sublimes, inesquecíveis com emoção a ser guardada para sempre. Na retina e nos tímpanos com aquele vozeirão do Galvão Bueno: pedada Neymar, pra cima deles Neymar. Sou um esperançoso profissional. Não podemos nos esquecer do "Plano B".
Gostaria de pintar meus cabelos de loiro igual ao nosso gênio, mas o meu azulou.