segunda-feira, 14 de julho de 2014

A Copa que o Brasil ganhou

                                                   Antônio Fábio – 14.07.2014

Depois vamos partir para a saúde e educação com o padrão FIFA
Vi pela TV após Alemanha X Argentina a decepção controlada da presidente Dilma, quando toda vez que sua imagem aparecia era vaiada e o Taça da Copa parecia queimar-lhe as mãos. Foram desilusões de governo pós-copa quando ela se preparava para um momento de euforia pessoal e nacional. A Copa acabou para nós, mas o mundo não acabou. Nem o Brasil, com suas dores e bens. E há um lindo sol lá fora, o sol de nós todos.
E agora, amigos torcedores brasileiros, que tal a gente começar a trabalhar, e organizar nosso futebol. Não estamos de mãos vazias, ganhamos milhares de oportunidades de negócios fora dos gramados e modernização e a infraestrutura. Ganhamos com as empresas de turismo e de transporte.
 As partidas (60) foram realizadas sem traumas com milhares de pessoas se deslocando de uma para outra cidade acompanhando a seleção do seu país. Recebemos de legados ótimos estádios. O impacto econômico do evento foi inquestionável. O mercado de trabalho também se beneficiou. Com o vexame da seleção brasileira penso que nossos estádios vão demorar para se pagar. No entanto ganhamos com obras imprescindíveis, a construção de corredores de ônibus, novos acessos a aeroportos e ampliação de vias. Essas obras de mobilidade vão melhorar a infraestrutura e reduzir o custo de locomoção e transporte de cargas. E o que é importante: ficarão aqui, como um patrimônio permanente para os brasileiros. O maior avanço ocorreu nos aeroportos. Os de Brasília, Guarulhos e Campinas, os maiores do País, foram privatizados. Inegavelmente, os terminais estão mais amplos e modernos. A necessidade de embarques remotos e esperas por bagagens diminuiu. A pontualidade também melhorou e superou o padrão internacional, na primeira semana de Copa. O índice médio de atraso de voos foi pouco mais da metade dos aceitos ao redor do mundo. Além desses pontos, com o evento também ganhamos em tecnologias de diferentes áreas e, ainda, o crescimento cultural. A Copa 2014 foi a mais conectada da história.
Nosso país investiu em infraestrutura por exigência da FIFA com melhorias em parques, hotéis e diversos tipos de instalações utilizadas por turistas. Após o evento, estas melhorias vão ser usufruídas pelos brasileiros. Todos saímos ganhando com isso.
Muita gente redescobriu o Brasil depois de Cabral. Todas as pesquisas indicam que a aprovação dos brasileiros e dos estrangeiros é ótima. Conseguimos não só trazer os turistas para o País, mas conquistá-los.
Não demora muito e a  capital paulista deverá transformar-se no principal destino turístico na América Latina, ultrapassando Buenos Aires e a Cidade do México. Estádios e aeroportos são muito visíveis, mas um dos legados mais importantes da Copa cabe no bolso: o avanço dos pagamentos eletrônicos, especialmente os cartões pré-pagos.
         "Imagine na Copa". A frase simbolizou o pessimismo que pairou sobre o Brasil antes do evento. Mas, apesar do que faltou, o país funcionou bem para o mundial. Mesmo com muitas obras não concluídas nosso país não parou e conseguimos nos locomover. Nosso transporte terrestre saiu vitorioso, melhor do que a gente imaginava.  Sucesso também teve o transporte aéreo de passageiros. “Caos aéreo” acabou sendo expressão esquecida no pessimismo pré-Copa.
Atender bem aos clientes, principalmente turistas, era uma dúvida. Agora ninguém mais tem dúvida. Vamos partir para hospitais e escolas e outras necessidades. Acredito!
Tá certo que o hexa não veio. Mas acredito que em uma mudança na relação torcedor-esporte, um novo momento. Vamos procurar de agora pra frente um futebol de alto nível. Teremos uma cobrança muito maior por um calendário melhor, vem mais exigência, tratamento mais justo na relação clube-torcedor. O futebol brasileiro aumentará sua taxa de ocupação das arquibancadas e vamos esperar por dias melhores.
Continuo acreditando.

Alemanha supera Argentina com golaço de Götze e é tetra Alemanha O (1) X 0 (0) Argentina

Foto Ricardo Matsukawa / Terra 
            Mario Götze de 22 anos sai do banco de reservas e com menos de 30 minutos recebendo o bastão de Klose para superá-lo em importância em decisões. Klose com 16 gols marcados em copa superou Ronaldo com15. Götze superou seu compatriota Klose, mas não superou nosso Ronaldo que também marcou contra a Alemanha gols decisivos. Agora a Alemanha, depois de 24 anos, é tetra se igualando à Itália e ficando a uma conquista da Seleção Brasileira, única pentacampeã e maior vencedora. É a primeira vez que o time conquista o título desde a reunificação do país: os outros três foram ganhos como Alemanha Ocidental, em 1954, na Suíça; em 1974, na Alemanha; e em 1990, na Itália.
Los hermanos argentinos, leões azuis, poderiam ter ganhado se tivessem aproveitado as chances perdidas. Tiveram as melhores oportunidades. Esse jogo não foi um jogo, foi uma maratona com o limite da força física e da superação causando a admiração de todos. A festa das torcidos foi admirável e teve momentos em que a da Alemanha superou a da Argentina. Pasmem!
Choque de cabeça foram uma constante nesta Copa. Não engulo esse negócio de Brasil com “Z”. No final em entrevista aos alemães eles disseram que a ficha não havia caído ainda, imagine a nossa depois do 7 X 1. O goleiro alemão Manuel Neuer mereceu o prêmio de melhor goleiro da Copa (Luva de Ouro), mas Messi não mereceu o de melhor jogador da Copa (Chuteira de Ouro). Pelo menos uns 4 foram melhores do que ele: Roben da Holanda e o nosso Neymar. A FIFA voltou a da um Prêmio de Consolação ao perdedor da final a exemplo do que já havia feito quando o Brasil superou a Alemanha em 2002 e quem deveria ganhar a Luva de Ouro era o nosso São Marcos e não o  Oliver Kahn (Mico Leão Dourado). Já escrevi sobre isso na ocasião.
Os alemães nos deram uma aula de cidadania, simpatia e organização e curtiram o Brasil com suas esposas e filhos. Foi a primeira vez que um time europeu ganhou um título nas américas.
E o Galvão com aquele seu vozeirão: acabou, acabou, a alemanha é tetra.
Vi pela TV aquele argentino fantasiado de Papa Francisco chorando e fiquei triste por isso. O relógio da Matriz de São Manoel de Rio Pomba – MG estava repicando seus sinos para convidar para a missa da 19 h e a imagem do Cristo Redendor do Rio de Janeiro, com as cores da Alemanha encantando a todos expectadores.
Viva a Alemanha, eles viveram o Brasil e o descobriram a mais de 500 anos depois de Cabral.

Geração da FIFA captou esse ângulo do Cristo Redentor durante a transmissão da final da Copa do Mundo, entre Alemanha e Argentina.
Presságio de melhores dias para a humanidade.

 CRISTO OLHAI POR NÓS.

Sou uma pessoa que me alegro com as grandes e pequenas coisas / Às vezes conquisto somente as pequenas / Mas me contento e luto pelas grandes.
                       (Sonhador – livro Poemas “Pedaços de um instante’ de Antônio Fábio)

“E chego à conclusão de que a derrota, para a qual nunca estamos preparados, de tanto não a desejarmos nem a admitirmos previamente, é afinal instrumento de renovação da vida”.
   (do livro “Quando é dia de futebol”- ( Carlos Drummond de Andrade Jornal do Brasil, 07/07/1982)

Ficha técnica
 Data: 13 de julho de 2014
Horário: 16h00 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Assistentes: Renato Faverani (ITA) e Andrea Stefani (ITA)
Cartões amarelos: Schweinsteiger, aos 28 min., Höwedes, aos 32 min. do 1°t (ALE); Mascherano, aos 18 min., Agüero, aos 20 min. do 2°t (ARG)
Gols: Götze, aos 7 min. do 2°t da prorrogação

Alemanha: Neuer; Lahm, Boateng, Hümmels e Höwedes; Kramer (Schürrle, aos 31 min. do 1°t), Schweinsteiger, Özil (Mertesacker, aos 15 min. do 2°t da pror.) e Kroos; Klose (Götze, aos 42 min. do 2°t) e Müller
Técnico: Joachim Löw


Argentina: Romero; Zabaleta, Demichelis, Garay e Rojo; Mascherano, Biglia e Perez (gago, aos 40 min. do 2°t); Messi, Higuaín (Palacio, aos 31 min. do 2°t) e Lavezzi (Agüero, no intervalo)
Técnico: Alejandro Sabella

domingo, 13 de julho de 2014

Mesmo com a derrota, nossa vitória - Holanda 3 X O Brasil

                                      Antônio Fábio – 13.07.2014 (10:14h)


"Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor".
"Olê, Olê, Olê, Olá"
Não importa se na vitória ou na derrota
Brasil, nós estamos contigo
Somos uma nação
Não importa o que digam
Sempre levarei contigo
Minha camisa amarela
Cinco taças na mão.

Se sua esposa estava grávida e ganhou um filho
Você só gostará e o respeitará se ele não tiver necessidades especiais?
Tenho uma filha que jamais andou ou falou
Há seres e fatos que nos marcam por toda a vida
Nada apaga esses momentos
Recebam nossos jogadores e nossos Neymares
Nossas homenagens de amor e carinho
Todos somos mestres e aprendizes.

Um jogo que acaba com a gente é apenas um jogo
Ganha aquele que joga melhor e, ao perdedor,
Cabe o papel de reconhecer suas limitações
E saber perder de forma digna
Somos o país do futebol
Mas não somos os donos da bola
Não somos Deus, mas os filhos Dele.

Há nesse país um charme e um glamour
Que fascinaram os turistas e todas as nações
Que participaram desta Copa
Nossa paisagem humana é inigualável
É como chocolate que encanta os sentidos
Pra mim tanto “los hermanos” argentinos, quanto os
Simpáticos FLAlemanha já são vencedores.

Tenha certeza que todos, independentemente de raça
Credo e o próprio futebol
Se maravilharam com a hospitalidade
De um país ordeiro, ímpar e acolhedor
Que possui um cenário diferente que encanta toda gente
É o recanto que escolhemos
Bola pra frente Brasil.

Que dó!
Está acabando a Copa que me encantou
Apesar dos pesares
Mais logo Alemanha X Argentina
Que vença o melhor.

sábado, 12 de julho de 2014

CABO FRIO - RJ

                                                                   12.07.2014
Cabo Frio é um lugar maravilhoso, praias lindíssimas e culinária respeitada. A Praia do Forte, onde tenho meu AP, é uma das melhores do mundo, areia branquinha e fina parecendo talco, águas límpidas, suas belas e incomparáveis dunas e salinas, tudo isso me anima a ir lá cada vez mais e mais.
Em qualquer mês do ano é bom, mas em março é mais tranquilo e o mar até parece o mar do caribe. Hotéis e pousadas não faltam e são muito boas. Apartamentos para alugar para temporada são bons e baratos. A praia do Peró e das Conchas (imperdível) são próximas e têm estrutura e uma culinária excelente. A Prainha em Arraial do Cabo também é fora do comum, estrutura, culinária, mar calmo, mergulhos com as tartarugas. Quer mais?
Cabo Frio fica a 10 km de Arraial do Cabo e a 20 km de Búzios onde se podem fazer passeios de barco maravilhosos. Não deixem de fazer esses passeios, inclusive no CANAL.
Em Cabo Frio tudo é lindo, muita gente bonita e de alto astral. Uma caminhada pela praia é imprescindível e muito bom para a saúde. A cidade é muito tranquila, não há assédio de ambulantes nas praias, as pessoas caminham à noite pelas ruas com a maior tranquilidade.
À noite o CANAL oferece boas opções de diversão, com pessoas de todas as idades e nacionalidades. Uma beleza! O Restaurante do Zé é realmente imperdível: picanha maravilhosa e que saiu em dez minutos, sem exagero! Para quem gosta de bacalhoada é um prato cheio. No Canal os restaurantes são variados e com gosto para qualquer paladar e bolso.
Vale a pena passar o Réveillon na Praia do Forte, a Semana Santa e feriados. Hospitais diversos nos dão uma tranquilidade para a saúde. O Aeroporto não fica longe do centro e é muito útil. O abastecimento de água está normalizado.
Há 40 anos frequento Cabo Frio e cada ano que passa o ar fica mais leve, o ambiente mais cool, bonito e charmoso. Sua atrações naturais, a excelente estrutura para receber turistas, seu mar aberto para velejadores internacionais com a maior raia do mundo para a prática do iatismo, credencia a cidade para manter você ocupado por vários dias. Sua vocação festeira também é famosa. Uma das maiores micaretas do país, a chamada CABOFOLIA, que costuma acontecer no penúltimo final de semana de janeiro, é uma quentíssima preparação para o Carnaval, outro período em que a cidade fica tomada de turista em busca de diversão atrás de trios elétricos.

As festas, o sol, as belas praias, a Nova Orla está uma maravilha, a cidade cada vez mais bonita, o tratamento respeitoso e admirável do seu povo ao turista, tudo isso faz que milhares de visitantes recorram ao aluguel de apartamentos o ano inteiro.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Argentina O (4) X O (2) Holanda

Foto clicada no "Print Screen SysRq
Seleções que encaram prorrogação na semifinal costumam perder decisão em virtude do desgaste físico. Acarar 120 na semifinal não é mole.
Argentina na decisão 4 X 2 nos pênaltis graças ao seu goleiro Romero.
Nenhum dos dois times queria sofrer gols debaixo de vaia da platéia. A Holanda optou por tocar a bola em passes laterais. Os astros Messi e Robben foram marcados em cima e quase não pegaram na bola.
Um jogo feio e um time igual ao da Argentina vai à final, sem pelo menos, fazer uma partida de gala.
Ambos perderam e o Brasil vai pegar, pela quinta vez em mundiais, a Holanda esbodegada no sábado e a Alemanha pega a Argentina com um dia a mais de descanso no domingo.
O que vi de bom no jogo foi um leão em campo, Mascherano dando um show de bola, extraordinário que não deixou Robben ganhar a partida no fim do segundo tempo do jogo normal.

Estou torcendo pela Argentina na final para que continuemos com dois corpos de vantagem sobre Alemanha e Argentina, o que equivale dizer que continuo torcendo pelo Brasil, o país do futebol.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Foi uma dor hexagerada, o maior vexame!

Alemanha 7 X 1 Brasil
                                     Antônio Fábio – 08.07.2014

                                 Sem correção (estou atordoado)

Crédito da foto: Alexandre Battibugli

O Brasil apagou, com essa derrota, o vexame da Espanha.
Início da autópsia: erramos na escalação - anotei a placa, já havia descrito que necessitávamos de coalhar o meio de campo, deu um branco de 10 minutos que nos custaram 4 gols, 12 anos e 43 jogos sem perder no Brasil. A maior goleada da Alemanha em mundiais foi 8 X O na Arábia Saudita. Essa é Copa dos gols. Ao invés de subirmos mais um degrau caímos escada abaixo. O que mais me entristeceu foi ver essas crianças chorando. Vão se lembrar disso por toda a vida, assim como me lembrei da nossa derrota para o Uruguai no dia 16 de julho de 1950, dia do meu aniversário. O maior culpado por tudo isso foi o Chile que ao invés de chutar na trave deveria ter feito o gol que nos aliviaria de todo esse vexame. Vamos aprender com os erros e  um dia  agradecer aos alemães por nos ensinarem a competir com dignidade e jogar enfrentando cada adversário com o regulamento debaixo de braço,  com Planos B. Viver do passado não nos dignifica no futuro. É como disse Nélson Rodrigues: "Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola.
" Penso que o Bernard só serviria para jogar conosco nas peladas do Pombense com queda de 5, ou de 6 ou de 7. Acho que poderia parar o jogo e passar os jogadores de um time pro outro e vice-versa. As equipes estavam muito  descomparadas e deveríamos equilibrar a pelada. As vaias à nossa presidente e ao Fred ouvi alto e bom som e me entristeci. Vi um time com uma ótima estratégia e o

outro não. Necessitamos de academias de futebol nos clubes a fim de criamos novos talentos. Nossa reestruturação é imprescindível.
A Alemanha, agora é a que mais fez gols nas Copas. O Close superou o Ronaldo em maior número de gols 16 a 15. Espero que eles não nos alcancem no Penta. Não sei qual foi o pior desastre em BH: se a queda do viaduto ou nossa derrota vexamosa.
 Lembro-me do Barbosa de 50, do Zico pelo pênalti perdido, do Dunga virando “era”, do Roberto Carlos arrumando meião enquanto Henry marcava nossa desclassificação, do Júlio César errando um soco contra a Holanda em 2010. Eles estavam lá dando a cara a tapa, foram soldados em uma guerra imprevisível. Nosso futebol sempre criou nossos heróis e nossos vilões, mas dar nome às derrotas é injusto. Essa Copa está sendo a dos gols, das pressões das emoções incontidas, amargas e azedas.
 Perdemos de uma seleção infinitamente melhor que a nossa, fria, talentosa e senhora de si. Se for para perder, que fosse agora. Imaginem um novo  Maracanazo, seria pior! Nossa seleção foi até onde pôde com esse técnico e esses jogadores que teve a aprovação de todos.
Essa Alemanha admirável já é a campeã da simpatia, da credibilidade, da organização mesmo antes da decisão.   
Nosso jogo virou pó em 6 minutos com a mesma velocidade que as lágrimas jorraram de torcedores incrédulos e estupefatos.
                                     Outras explicações aparecerão.



domingo, 6 de julho de 2014

Holanda O X O Costa Rica com vitória da Holanda na prorrogação, nos pênaltis

                                                               05.07.2014 – Antônio Fábio

Foto Giancarlo Lepiani, de Salvador
          A zebra da Copa (Costa Rica) veio à Fonte Nova para se defender. Arrastou o 0 a 0 até o fim, mas perdeu duas cobranças de pênaltis, defendidas por goleiro Krul que entrou só para a série. O técnico da Holanda Van Gaal surpreendeu a todos com essa atitude que deu certo. Aqui em casa estávamos minha esposa, eu, meu primogênito Cláuton, meu netinho Fabinho (6 anos) torcendo muito, minha nora Raquel com seu bebê ultra-uterino e meu nº 2 Eduardo pilotando a churrasqueira. A noite estava muito agradável até que minha esposa deu uma tremenda câimbra nas duas pernas, talvez sugestionada pelo excesso físico das duas seleções na prorrogação.
A seleção laranja foi a última a garantir sua vaga entre as quatro melhores, de forma sofrida, nos pênaltis, contra a Costa Rica e agora se prepara para viajar a São Paulo, onde encara a Argentina, na quarta-feira, no Itaquerão, para decidir quem vai à final no dia 13, no Maracanã. Será o quinto confronto entre as equipes em Mundiais, e os holandeses têm a vantagem: venceram duas vezes, empataram uma e perderam outra. Há 40 anos, no Mundial de 1974, a Laranja Mecânica registrou a maior goleada do confronto: 4 a 0, com eliminação argentina do torneio. Os sul-americanos se vingaram na Copa seguinte, batendo a Holanda na decisão, em Buenos Aires, por 3 a 1. Quem sair desse duelo pega o vencedor de Brasil x Alemanha, que jogam na terça.
Além de ser o melhor em campo, mais uma vez, Robben“o Cara” deste Mundial, mostrou um extraordinário preparo físico e uma raça admirável. Não teria tanta graça a Copa continuar sem ele, o careca de 1,80 metro e 30 anos artilheiro do Bayern de Munique.
               A modesta Costa Rica passou, desde esta Copa e principalmente desde hoje, a figurar no mapa múndi do futebol. Não foi por acaso que um time de estrelas como a Holanda não tenha marcado nenhum gol nos costarriquenhos no tempo regulamentar somado ao da prorrogação. Como o confronto colocava frente a frente um time que marcou doze vezes em cinco jogos e outro que sofreu apenas dois gols na campanha inteira, não era difícil de se prever como as equipes se comportariam: ataque contra defesa.
               Para quem gosta de futebol, ver a Holanda três vezes vice-campeã de o mundo continuar na Copa, seria muito bom. Sua vitória acabou sendo absolutamente justa: um time que meteu duas bolas na trave, chutou 20 vezes a gol, contra 6 do adversário, e guarda em suas fileiras um cracaço como Robben, para mim, o melhor da Copa até agora juntamente com o nosso David Luiz. Não fosse a contusão do Neymar ele poderia ser o melhor da Copa. Infelizmente já se foram belos jogadores como o argentino Di Maria, o espanhol Iniesta, o inglês Rooney, o croata Modric, o português Cristiano Ronaldo, entre muitos outros — e continuam craques como o fabuloso argentino Messi, os alemães Schweinsteiger e Thomas Müller.
Agora, como era de se esperar, são Brasil, Alemanha, Argentina e Holanda as equipes que ainda sonham com o título na Copa do Mundo.

Vamos ganhar da Alemanha em homenagem a Neymar.

                          Que venha a Alemanha.
Ficha Técnica
HOLANDA 0 (4) X (3) 0 COSTA RICA
Data: 5 de julho de 2014
Horário: 17h00 (de Brasília)
Local: Fonte Nova, em Bahia (BA)
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Assistentes: Abduxamidullo Rasulov (UZB) e Bakhadyr Kochkarov (QUI)
Cartões amarelos: Junior Diaz, aos 37 min. do 1°t, Umaña, aos 6 min., Gonzalez, aos 35 min. do 2°t, Acosta, a 1 min. do 2°t da pror.) (CRC); Martins Indi, aos 18 min. do 2°t (HOL)
HOLANDA: Cillessen (Krul, aos 15 min. do 2°t da pror.); Bind, Martins Indi (Huntelaar, no intervalo da pror.), Vlaar e De Vrij; Kuyt, Wijnaldum, Sneijder e Memphis Depay (Lens, aos 30 min. do 2°t); Robben e Van Persie
Técnico: Louis Van Gaal

COSTA RICA: Navas; Acosta, Gonzalez, Umaña e Junior Diaz; Celso Borges, Gamboa (Myrie, aos 32 min. do 2°t), Tejeda (Cubero, aos 6 min. do 1°t da pror), Bolaños e Bryan Ruiz; Joel Campbell (Ureña, aos 20 min. do 2°t)
Técnico: Jorge Luis Pinto

Argentina 1 X O Bélgica

Foto David Gray - (O Globo)
O atacante Higuaín desencantou e  marcou o gol que deu a classificação aos argentinos no Mané Garrincha em Brasília.  Argentina, quebrando a maldição das quartas de final, está de volta ao grupo dos quatro melhores da Copa do Mundo. Los hermanos argentinos, que muito admiro porque gosto de um bom futebol, deverão enfrentar a Holanda na próxima quarta-feira. O time alviceleste novamente não foi convincente, mas desta vez teve uma defesa muito bem plantada e deu pouco espaço para os belgas, mostrando-se bem sólida, com boas atuações da linha formada por Zabaleta, Demichelis, Garay e Basanta, além da forte cobertura de Mascherano e Biglia.  Foi sofrido novamente.
O jogo ficou mais nervoso, dentro e fora de campo. Se nas arquibancadas os brasileiros e argentinos travavam batalha de gritos de guerra, no gramado o forte time da  Bélgica passou a empurrar a Argentina para seu campo de defesa.
Messi teve a chance de matar o jogo em um contra-ataque, mas de cara para Courtois, foi parado pelo goleiro. A Bélgica teve sua melhor chance no lance seguinte, mas Lukaku falhou. Fim de jogo e a Argentina de volta às semifinais depois de 24 anos para delírio de sua enorme torcida.
O que achei fora do comum foi a celebração intensa dos argentinos dentro do estádio depois que acabou o jogo. Foi uma festa admirável quando os torcedores se juntaram no estádio saindo de diversos lugares onde se encontravam.

Torci pelos argentinos porque somente assim teremos chance de derrotá-los na final e sermos hexa.

sábado, 5 de julho de 2014

Brasil 2 X 1 Colômbia nas quartas de final

Pelas quartas de final da Copa do Mundo, Brasil despachou a Colômbia em Fortaleza.       
Foto: REUTERS/Yves Herman
Estávamos na sala aqui em casa, Fernandina, eu, Raquel, Eduardo, Fabinho (6 anos), Cláuton, meu querido sobrinho Vinícius e meu amigo de peso Zé Roberto, pois estávamos concentrados para o lançamento do meu 12º livro que aconteceria às 20 h – quando: GOOOOOOOOOOOOOLLLLL. Thiago Silva marca para o Brasil aos 6 do primeiro tempo. Brasil 1 x 0 na Colômbia. Após cobrança de escanteio por Neymar, o capitão da seleção brasileira completa para o gol na segunda trave. Foi uma gritaria geral.  Quis o destino que o caminho da vitória fosse aberto pelo nosso capitão. Era a redenção do atleta que simbolizou o famigerado desequilíbrio emocional que pautou a imprensa desde o encontro com o Chile.

Novamente: GOOOOOOOOOOLLLL. David Luiz faz o segundo para o Brasil, após cobrança de falta perfeita aos 22 do 2º tempo. Brasil 2 x 0 Colômbia.
Pênalti para a Colômbia aos 32 do 2º tempo. Cartão amarelo para o goleiro Júlio César. Gol de  James Rodríguez (artilheiro da Copa 7 gols) diminui para a Colômbia. Brasil 2 x 1 Colômbia.
Felipão faz sua primeira substituição aos 37 do 2º tempo. Sai Hulk, entra Ramires. Técnico mexe novamente, colocando Hernanes no lugar de Paulinho aos 40 do 2º tempo.
Neymar sai de jogo lesionado. Entra Henrique aos 42 do 2º tempo.
Fim de jogo no Castelão aos 50 do 2º tempo. Brasil 2 x 1 Colômbia.
Seleção brasileira enfrenta a Alemanha na próxima partida pela semifinais.
O zagueiro da seleção David Luiz, eleito esta semana pela Fifa melhor jogador da Copa até agora.

Miguel Ibarra, espanhol: "A Europa nunca ganhou na América, e é por isso que o campeão será o ganhador de Brasil x Colômbia. A Argentina não mostrou muito".

BRASIL - Julio Cesar; Maicon, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo; Fernandinho, Paulinho(Hernanes) e Oscar; Hulk (Ramires), Fred (Henriques) e Neymar. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Com Paulinho e Fernandinho o time melhorou sensivelmente sua saída de bola. Além disso, o apoio dos laterais cresceu a partir da escolha por Maicon na vaga que vinha sendo ocupada por Daniel Alves. Entretanto, a apresentação do Brasil esteve longe da impecabilidade, mas vamos melhorar, apesar dos pesares.

Nosso time está desfalcado de Thiago Silva (2º cartão amarelo) e Neymar que está fora da copa com fratura da 3ª vértebra.

Vi, diversas vezes o lance, e sei que não foi uma jogada maldosa do Colombiano (joelhada violenta nas costa), não foi premeditada e nem criminosa, foi violenta. Penso que de agora pra frente, por outro lado, a pressão será menor. Tem uma coisa: é quando a gente está no fundo do poço é quando a gente toma mais impulso. Tudo isso me fez lembrar da contusão do Pelé em 62 e penso que devemos “Ganar” da Argentina na final.
Temos o nosso Amarildo.
                                   Que venha a Alemanha.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

RAPIDINHAS ANTES DAS QUARTAS DE FINAL

02.07.2014
· Argentina não deu espetáculo contra ninguém até agora, nem contra a Suíça, mas lutou com gana e determinação e está nas quartas de final e tem Messi e Di Maria.
· A PARADA PARA HIDRATAÇÃO durante os jogos não consta da regra, mas do bom senso, sim. Devemos mudar a regra.
· Os vencidos caíram de pé nessas oitavas de final.
· Veríssimo: “... o meio de campo da França aparece sempre quando atacam e quando defendem”.
· Muitos regulamentos da Copa podem ser mudados para que os jogos não sejam tão nervosos.
· Volto a afirmar que devemos acabar com o impedimento nos moldes atuais. Deve-se deixar o jogo seguir e decidir com uma Comissão de Arbitragem que pode estar em uma cabine na lateral do campo.
· O gol de Di Maria a Suíça foi muito semelhante ao do Rivaldo contra a Inglaterra em 82 depois de uma arrancada do Ronaldinho Gaúcho.
· A Colômbia sempre tem menos posse de bola, mas sempre tem um aproveitamento melhor. Eles têm pontaria e é o melhora ataque até agora com dois gols a mais que a Holanda.
· Blaise Matuidi um futebolista francês de origem angolana que atua no meio de campo da Seleção francesa quebrou tíbia e perônio de um nigeriano após uma entrada dura e teve sorte de receber apenas um cartão amarelo. A seleção da França, que desde então pediu desculpas pelo episódio que pareceu mais acidente do que proposital, diferentemente do boca raton, o Pit Bul uruguaio Luiz Suárez que foi premeditado.
· Matuidi disse que os alemães podem ser os favoritos por causa da melhor campanha nos últimos torneios, mas acrescentou que isso não significa nada.
· Claramente podemos dizer que eles são favoritos por causa do passado recente, mas qualquer coisa pode acontecer em um jogo, todo mundo sabe disso muito bem.
· A Alemanha jogou duas semifinais e uma final nas últimas três Copas, mas não vence um troféu desde 1990. Estou torcendo pra França.
· Como teve pancada nessa Copa. Prefiro uma mordida à uma pancada.
· Faltam somente três jogos para o final da Copa.
· Só temos, agora, oito times.
· Quarta e quinta-feira não têm jogo. Agora só sexta.

Bélgica O X O Estados Unidos – 2 X 1 na prorrogação

Foto: AP/Matt Dunham
                                              Antônio Fábio  -   01.07.2014
Encerrando as oitava de final na Arena Fonte Nova em Salvador a Bélgica perde muitos gols, mas elimina EUA na prorrogação.
A Bélgica dominou as ações na partida e exerceu uma pressão avassaladora no segundo tempo do tempo normal. Os belgas perderam muitas oportunidades, uma após a outra. Mas, aos 47 minutos, foram os norte-americanos que quase marcaram. Após bola levantada na área belga, Jones cabeceou para Wondolowski, livre de marcação, na frente da pequena área, chutar por cima do gol demonstrando imperícia para balançar as redes que ficaram intactas no tempo normal.

Foi preciso uma furadeira enorme para "brocar", como dizem os baianos, o paredão defensivo que os Estados Unidos montaram na Arena Fonte Nova, mas a Bélgica marcou duas vezes na prorrogação e venceu os americanos por 2 a 1 nesta terça-feira, em Salvador, avançando às quartas de final da Copa do Mundo com 100% de aproveitamento - quatro vitórias em quatro partidas até agora.

A Bélgica, após campanha vitoriosa nas eliminatórias e após esta vitória nas oitavas contra os Estados Unidos, está credenciada a vencer a Argentina nas quartas de final e até ir à final, afinal. Foi um massacre belga no segundo tempo do tempo normal, mas o goleiro americano Howard se transformou numa barreira intransponível. Howard, realmente, fez defesas fantásticas e está no livro de recordes de número de defesas em mundiais. Essa é a Copa dos goleiros. Foram 32 finalizações dos belgas até fazer o 1º gol, contra 14 dos americanos.

A Bélgica tem velocidade e habilidade, e, pra mim foi um dos melhores até aqui e penso que tem futebol para superar, nesse sábado, em Brasília a Argentina e subir mais um degrau.

Eu estava torcendo pelos americanos porque tenho um filho de cidadania americana, uma nora americana e neto também americano que residem em Miami, mas sempre gosto que vençam os melhores, no entanto.

Ficha Técnica
Bélgica (4-5-1) Courtois, Alderweireld, Van Buyten, Kompany, Vertonghen, Witsel, Fellaini, Mertens, Mirallas, De Bruyne, Hazard, Chadli, Origi, Lukaku

Técnico: Marc Wilmots

Estados Unidos – (4-5-1)  - Howard ,Fabian Johnson, Yedlin, Besler, Omar Gonzalez,  Beasley, Cameron, Bradley, Jermaine Jones, Bedoya, Julian Green, Graham Zusi, Wondolowski, Dempsey
Técnico: Jürgen Klinsmann

ARGENTINA O x O SUIÇA – E 1 x O NA PRORR0GAÇÃO

                                                                01.07.2014 – Antônio Fábio


Di María derruba Suíça na prorrogação com passe genial de Messi e Argentina avança.
Todos impuseram uma dificuldade tremenda aos classificados nessas oitavas e não foi diferente com favorita Argentina. Di María aos 12min do segundo tempo da prorrogação deram a vitória por 1 a 0 e a classificação na Arena Corinthians, para avançar às quartas de final. Os suíços perderam chances claras no primeiro tempo. No próximo sábado, às 13h (de Brasília), a seleção sul-americana encara no Mané Garrincha (DF) a Bélgica, que venceu nesta terça-feira os Estados Unidos. Nas quartas, a seleção tentará quebrar um tabu de 24 anos: não avança ao menos até a semifinal desde a Copa de 90, quando terminou com o vice-campeonato. O Messi mais inteiro que o Neymar atualmente. Eu estava torcendo para a Argentina porque ele podem eliminar a Alemanha e nós podemos ficar com eles para a final e ganhar deles. Temos que afastar a Alemanha o mais possível para não se aproximar das nossas conquistas.
Não há jogo sem drama, não há vaga sem suor e mais vaga para fracos. É necessário ter, além de futebol, aquele algo mais que muitas vezes é difícil definir: coração. E sorte. E, por que não, fé? Sorte, nós brasileiros temos, ainda bem. Essa uma das razões de acreditar mais no Brasil.
E eu que pensei que com o gol de Di Maria estava tudo acabado e foi aí que tudo se tornou ainda mais dramático porque os três últimos minutos foram emocionantes com um gol incrivelmente perdido por Dzemali, que apanhou um rebote na pequena área e deu um petardo na trave e só não fez o gol no rebote por interferência do papa Francisco. A bola não entrou, e a festa argentina (e o choro) tomaram conta da Arena Corinthians!

FICHA TÉCNICA

Argentina (4-3-3
Romero(Goleiro) - Zabaleta (lateral) – Garay (Zaqueiro) - Fede Fernández 9zagueiro) - Rojo (Lateral) – Basanta (Zagueiro)Mascherano (Zagueiro) – Gago (volante) – Biglia (Volante) - Di María (Meio Campo) – Lavezzi (Atacante) – Palacio (atacante) -  Messi (atacante) – Higuaín (atacante) - lejandro Sabella (Técnico)
SUIÇA (4-5-1)

·                    Benaglio (goleiro) – Lichtsteiner (lateral) – Djourou (Zagueiro) – Schär (Zagueiro) - Ricardo Rodriguez (lateral) –Behrami (volante) – Inler (volante) – Xhaka (meio campo) - Gelson Fernandes (volante) -  Mehmedi (Meio campo) Dzemaili (volante) – Shaqiri (meio campo) – Drmic (atacante) – Seferovic (atacante) - Ottmar Hitzfeld (Técnico)

RAPIDINHAS SOBRE A COPA - 30.06.2014

• Só temos uma certeza: a estrela do Felipão é mais larga que os 12 cm do travessão.
• Não tínhamos Plano B e mais repertório de jogadas.
- Necessitamos de mudar e ousar - Não devemos ser previsíveis.
• Ligação direta sempre é falta de futebol, falta de planejamento e competência.
• A verdade é que hoje ninguém mete medo mais em ninguém.
• Estou torcendo para que a Holanda chegue a segunda final consecutiva.
• Não precisamos ter medo da Colômbia, mas precisamos ter mais desejo, luta e ambição.
• A Copa é ótima e me enche de orgulho.
• Ele não tinha feito “sneider” daquilo antes e me dá um chute daqueles...
• O futebol do Quadrado é Redondo.
• Robben: me toca, me toca, me toca que eu pulo antes de qualquer pisão.
• Robben se desculpou de um fingimento dele antes daquele momento
• Se ele tivesse pisado como poderia dar um pulo daqueles?
• O Robben desequilibrou de novo. Anteriormente ele já havia recebido um penal não marcado.
• Sempre percebi que Robben finge lesões para expulsar adversários, dá pulo com malabarismo e mergulhos em terra firme para cavar faltas (já vi esse filme).
• Os pênaltis bem ou mal marcados nesta Copa estão decidindo os jogos.
- Decisão por pênaltis é um absurdo, desumano, covarde, um sofrimento inconteste para todos os envolvidos, um ato de desrespeito para com os atletas. Devemos mudar isso.
- Nosso goleiro Júlio César ficou marcado pela derrota para a Holanda, nas quartas de final da última Copa e agora de redimiu. Se a gente tem medo de cometer erros já é um erro. Avante Brasil e salve a Seleção.
- COMISSÃO DE ARBITRAGEM na margem do campo para resolver sobre pênaltis, impedimento (se foi, se não foi - etc).,
- As substituições deveriam ser iguais às do FUTSAL, ENTRA UM SAI OUTRO  sem que o juiz tome conhecimento.
- Parar com essa "frescuragem" de levantar placa e o outro sir devagarinho etc. etc.
- O TEMPO DE JOGO deveria ser marcado pela Comissão de arbitragem a exemplo do basquete.

• A substituição do México tirando Giovani dos Santos equivaleu a se abdicar do ataque muito cedo e chamar a Holanda pra cima. Deu no que deu.
• As substituições mal feitas e os erros de arbitragem e os Leis do jogo obsoletas estão decidindo os jogos.
• Aos trancos e barrancos podemos vencer.
• Até sexta-feira depois do jogo do Brasil com o lançamento do meu livro “ANTOLOGIA EM PROSA & VERSO na Biblioteca municipal Peta Péricles de Queiroz

terça-feira, 1 de julho de 2014

Alemanha O X O Argélia no tempo normal e 2 X 1 na prorrogação



“Yez I Can 82 X 2014”. (Sim, eu Posso). Vi esse cartaz na TV na torcida da Nigéria. Eles se referiam da vitória  na fase de grupos por 2X1 sobre os alemães em 1982.
E não é que eles acreditaram mesmo e deram o maior sufoco nos alemães? No 1º tempo poderiam até ter se classificado, mas na fase final aos alemães perderam muitos gols que saíam somente no 2º tempo da prorrogação.
Já foi uma glória a  seleção nigeriana ter participado das oitavas de final da Copa do Mundo pela primeira vez na história e ter jogado de igual para igual com a tricampeã mundial. Agora o futebol argelino foi escrito na história dos mundiais, justamente no Brasil, terra do futebol. Parabéns para os Argelinos, que não ficaram de Chororô, e jogaram feito guerreiros.
Alemanha sofre, mas supera a Argélia na prorrogação por 2 a 1.
Neuer conseguiu manter o placar no Zero até os 14 min. da prorrogação. Esse goleiro, que mais parecia um zagueiro, é um espetáculo à parte. O goleiro Argelino também teve boas defesas... A partida acabou indo para a prorrogação, onde os alemães marcaram seu gol logo no começo e a partir de então administraram a vantagem. Özil ampliou aos 14, mas Slimani descontou aos 16, em um final emocionante no Beira-Rio.
A Alemanha era e continua sendo forte candidata ao título: um time coeso, bem postado em campo. Tomara que eles percam da França nas  quartas de final.
A equipe de arbitragem brasileira brilhou outra vez com Sandro Meira Ricci no apito.
Tem me causado estranheza não estar aparecendo o Mascote Fuleco, símbola da Copa, nas transmissões da FIFA.


GRANDE COPA....REALMENTE JOGOS EMOCIONANTES, OTIMAS SELEÇÕES
Ficha técnica
Data: 30 de junho de 2014
Horário: 17h00 (de Brasília)
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)
Assistentes: Emerson de Carvalho (BRA) e Marcelo Van Gasse (BRA)
Cartões amarelos: Halliche, aos 41 min. do 2°t (ALG); Lahm, aos 2 min. do 2°t da prorrogação (ALE)
Gols: Schürrle, a 1 min. do 1° t da prorrogação, Özil, aos 14 min. do 2°t da prorrogação (ALE); Djabou, aos 16 min. do 2°t da prorrogação (ALG)

ALEMANHA: Neuer; Höwedes, Boateng, Mertesacker e Mustafi (Khedira, aos 24 min. do 2°t); Lahm, Schweinsteiger (Kramer, aos 4 min. do 2°t da pror), Kroos, Götze (Schürrle, no intervalo) e Özil; Müller
Técnico: Joachim Löw


ARGÉLIA: M'Bolhi; Mandi, Mostefa, Halliche (Bouguerra, aos 6 min. do 1° t da pror.), Belkalem e Ghoulam. Lacen, Feghouli, Taider (Brahimi, aos 32 min. do 2°t) e Soudani (Djabou, aos 9 min. do 1°t da pror.); Slimani
Técnico: Vahid Halilhodzic


França 2 X 0 Nigéria


Gol da França Paul Pogba
Depois de quase não se classificar para a Copa do Brasil, a França derrotou a Nigéria e agora vai enfrentar a forte equipe da Alemanha nas quartas de final. Torço pelos franceses em respeito ao amigo Dr. Vitório Caldoncelli que vive na França por mais de 40 anos e também para que a Alemanha fique mais longe possível do Brasil em títulos conquistados em mundiais.
Este jogo não "deslanchou" como das outras vezes. Talvez pela coragem africana. Talvez pelo status alcançado na primeira fase. Foram dois gols dos franceses em duas falhas dos nigerianos.

NOTA DESTOANTE: um jogador francês quase quebrou o tornozelo de nigeriano em um ato muito pior do que a mordia do Pit bul uruguaio Luiz Suárez. Já teve murros por trás de africanos contra adversários e “otras cositas más”. Eu preferia levar uma mordida...


 TénicaTécnica


FRANÇA - Hugo Lloris - 2Mathieu Debuchy - 4Raphael Varane - 21Laurent Koscieln - 3Patrice Evra - 6Yohan Cabaye - 14Blaise Matuidi - 19Paul Pogba1 - 18Moussa Sissoko - 8Mathieu Valbuena - 10Karim Benzema
Técnico: Didier Deschamps

NIGÉRIA - Vincent Enyeama, Efe Ambrose, Joseph Yobo, Kenneth Omeruo, Juwon Oshaniwa, John Obi Mikel, Ruben Gabriel, Ogenyi Onazi, Ahmed Musa, Uche Nwofor, Victor Moses

Técnico:  Steplen Keshi