domingo, 18 de janeiro de 2015

Da semente à árvore


Aqui em casa a gente gosta de cultivar plantas. Temos até uma horta no 2º andar. Daí nossa preocupação com esse assunto. Veja o que recebi hoje do meu primogênito Cláuton:




❀Adubos caseiros❀
odos queremos ter plantas bonitas e saudáveis, aqui ficam algumas sugestões de como podemos ajudar as nossas plantas a terem os nutrientes que precisam para crescerem bonitas e saudáveis.
Na cozinha no quintal na horta são os locais onde podes encontrar os materiais necessários para fazer estes adubos caseiros.
Estes adubos são seguros, baratos muito fáceis de fazer e de fácil aplicação em todas as plantas.
Podem ser usados na horta,no jardim, em plantas de interior...


Casca de ovo ( pó)
Da próxima vez que usares ovos não deites as cascas fora, os ovos fornecem uma fonte rica em cálcio e potássio. Dão um fantástico adubo caseiro.
Fazer adubo das cascas dos ovos é muito simples basta secar as cascas vazias, esmaga-las até fazer pó ( com o pilão).Depois é só aplicar o pó no substrato,ou na terra em volta da planta.
A media é de 5 cascas de ovo por cada planta. Terás grande benefícios ao usares este adubo caseiro.


Casca de ovo (liquido)
Ferver 20 cascas de ovos em 3 litros de água durante alguns minutos,deixa as cascas em infusão por 8 horas. Deixa arrefecer, retira as casas dos ovos, guarda no frigorífico. Podes aplicar em doses adequadas a cada planta pelo menos 1 vez por semana.
Cinza
as cinzas vegetais são ricas em cálcio, magnésio e fósforo e outros elementos que podem ter influencia no desenvolvimento das plantas.
Podem ser deixadas em camadas finas sobre o solo.
Banana
A casca da banana é uma fonte de fósforo e potássio.
Cortamos a casca de banana aos pedaços bem pequenos e juntamos ao solo perto das plantas.
❀Tritura a casca de banana no liquidificador juntamente com 1 litro de água ( para 5 cascas de banana 1 litro água)
❀Também podes secar a casca da banana usando um secador de fruta solar ou secando ao sol, depois de seca tritura e juntar água.( para cada litro usar 7 a 8 cascas de banana).


Café
É uma grande fonte de nutrientes. zinco, ferro e potássio,enxofre, magnésio entre outros.
❀1 parte de café para 4 partes de água usar 1 vez por semana.


Chorume de urtiga
❀1kg de urtigas
❀10 litros água de preferência da chuva, de nascente ou poço.
- Juntar as urtigas á água deixar macerar durante 4 a 5 dias ir mexendo de vez em quando, destapar o recipiente durante o dia para apanhar sol e tapar durante a noite. quando estiver a formar uma espuma branca está pronto.
coar ( os restos podem ser usados no composto) e guardar em local escuro.
Aplicação:
❀1l de chorume para 10L água ( estimulante foliar)
❀2L de chorume para 10L água ( estimulante solo e raízes)


Consólida-maior (Symphytum officinale L)
Conhecida pela erva milagrosa, tem diversas propriedades e usos inumeráveis, vale a pena ter esta planta na horta ou no jardim. Também usada como adubo verde, as suas raízes profundas permitem trazer os nutrientes e minerais para as suas folhas não se encontrando disponíveis em outras plantas, também é conhecida por ser a única planta que contém a vitamina B12.
Poder ser usada como adubo verde corta as folhas e deixa-las no terreno.
poder usada como adubo liquido, enche um balde com metade de folhas de Consólida e enche de água, deixa assim por 3 semanas paras as folhas apodrecerem .Usa uma mistura de 50/50.
Rega com esta mistura junto ás raízes.




sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Réveillon familiar


Publicado no jornal O IMPARCIAL, 11 de janeiro de 2015.
                                                               A.Fábio




             Essa celebração mundial, de profundas raízes na tradição de todos os povos, desde os primórdios da civilização, confraterniza as pessoas, as famílias, os povos e é parte integrante do patrimônio cultural da humanidade. No meu terraço, este ano (2014/2015) não foi diferente. Ela me serviu de exemplo de amizade e companheirismo. A família unida, o músico, o cantor, a dentista, o médico, o bancário, o farmacêutico, a professora, você, eu... Todos, o povo. Foi o momento no qual encontramos com os amigos antigos e nos confraternizamos com os novos. Respiramos e desejamos ardentemente novas conquistas e esperanças, relembramos dos quitutes da roça e nos deliciamos com os nossos que a Jucélia, a Raquel e sua mãe Geni do Thales, o meu filho Eduardo. Fernandina e eu nos aventuramos nesse mister e nos demos bem.Tudo me fez lembrar das confraternizações do banco, dos tempos das conquistas amorosas, resgatando um pouco do passado, fazendo um “tour” cultural, respirando novos conhecimentos e amizades. Na Praça da Alegria o Réveillon também esteve muito bom e bonito. Aqui em casa, para aqueles que queriam fugir da agitação e/ou poluição sonora, foi o máximo. Os fogos, nós não os vimos como nos outros anos porque foram soltados de um lugar indevido, onde não estava a concentração do povão.
Brincamos, dançamos, cantamos, falamos de tudo que dignifica o ser humano. De paixões que aconteceram do nada e de repente estavam a nos abraçar. Paixões pelas cidades, pelas atitudes... Pelas coisas todas.
O bom dessas festas de fim de ano ou começo de ano é que elas trazem com elas um espírito de aventura, de bem-estar, de prosperidade, de confiança, de amizade, de conquistas... Um faz de conta que é como a gente queria que fosse. Uma esperança nova.
Já estamos em 2015. Em vez de olhar para o passado, requentando notícia velha, devemos mirar o futuro. Tudo indica que teremos um 2015 melhor que 2014, inclusive em Rio Pomba. Será que estou sonhando o sonho errado? Será que para se ganhar e/ou solucionar problemas tenhamos que fazer treino de classificação, pit-stop, grid de largada, pole position, musiquinha da vitória, banho de champanhe, ou o que quer que seja? Claro que não. Nós somos rio-pombenses de coração e esperançosos de profissão. Tivemos, junto de todos, muitos amigos no nosso TERRAÇO, a felicidade de nos abraçarmos ao som do repertório sensacional do JUVENIL e ao som de sua melodiosa voz e a de meu primogênito Cláuton, saudando 2015 com Champagne e muito cerveja e algumas doses da marvada branquinha, até às 5 da matina. Como cantam bem esses meninos desde nossos tempos do LEVANTA POEIRA. Como havia prometido eu também andei cantando algumas músicas e não fiz feio. O Eduardo fez um dueto muito bem executado com o Cláuton. O Thales Santiago interpretou: “Índia teus cabelos nos ombros caídos – negros como a noite que não tem luar!” mirando-se na sua cara metade Geni, com carinho”. Que bonito! Veja a foto.
           A noite foi agradabilíssima e fraternal com momentos contagiantes de alegria e dança. Foi um espetáculo maravilhoso. A cidade toda estava num congraçamento só - na Pça. Dr. Última de Carvalho e aqui no meu TERRAÇO e em diversos outros lugares. Acho que o nosso Prefeito continua com uma grande amizade com São Pedro. Neste réveillon também não choveu na horta de ninguém.
                                O mundo é meu em 2015. Adote a Paz.
"Não julgueis para não serdes julgados. Pois com o julgamento com que julgais sereis julgados, e com a medida com que medis sereis medidos." 
(Jesus Cristo)




quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

De: vitorio-vidal caldoncelli Data: 09/01/2015 21:32:57 Para:afabio1@hotmail.com




















Assunto: LIVROS
Meu querido AF.
Acho que você não recebeu ou perdeu meus mails pois, os primeiros para os quais dei novidades, foram vc e a nossa amiga Camen Lucia.
Agradeci até o Fabinho, pela velinha e as orações.
Depois, terminei de ler seu livro Antologia. Só posso felicitá-lo por mais um sucesso pois foi feliz na escolha dos 5 escritores que puderam mostrar seus talentos. Admirei todos, do Clauton, seu filho, compositor criativo em comunicação (com a música que enviou, pode mostrar que vai numa hora, “explodir”...) o garoto é muito bom. Papai e mamãe, têm razão de se orgulhar.
O José Roberto Barbosa, poeta ubaense, imagino vc e ele em Tiradentes (saudades), compondo desafios pra quebrar!!!
Mara e Williams, descrevem e deleitam palavras e poemas com maestria. Lourdinha e você, tiveram uma difícil tarefa, mas foram felizes na escolha dos 15 poemas dentre centenas, deste “Poète Majeur”, honorando in-memoriam o Sr. Péricles de Queiroz que soube cantar... as águas do rio, o pároco, o clube, o Ginásio, a Matriz, a flora, as festas, o padroeiro São Manoel, os pianos franceses, a música e a saudade desta cidade que nos é cara, o POMBA.
Deixei por ultimo, meu irmão, foi a Eliane Maria que fiquei feliz em descobrir. Um Concentrado de criatividade: Filosofia, escritura, imaginação. Uma artista. Bravo.
Agradeço à vc pelos livros que já distribui para a Chuca, Manuela e Maïra.
Para uma reportagem sobre o PARKINSON, autorizei filmar a minha cirurgia, antes, durante e depois pela TV francesa A2 e TV5. A emissão será difundida em março deste.
Enviarei copia da reportagem. O animador Symez que é médico, anima uma emissão diária sobre a saúde em geral; Ele gosta muito de futebol e quis fazer-me uma surpresa, levando-me à concentração do Paris Saint Germain. Para apresentar-me aos brasileiros do Clube (5 vedetes), metade da equipe. Muita alegria.... como torcedor, já fui convidado para assistir matches no camarote-loja VIPP do Príncipe Presidente.
Minha escolha será um clássico? Final da “Coupe des Champions d’europe“ au Parc: PSG X REAL MADRID? Barra pesada para o PSG...
Estarei indo para a Ásia, Laos e Vietnam, em março para ver técnicas de construções em Bambu.
-      Final de abril, voo para o Brasil e ficarei vários meses. Ai a gente vai ter tempo para conversar sobre meu projeto de “empreendimento megalômano,“ Solidário e Equitável.
Um Beijão pra você e Fernandina
Seu amigo,
Vitorio

Bonsoir Antônio Fábio.
Sei que gosta do Paris St. Germain, com 5 craques
brasileiros. Tentei negociar um contrato com o
presidente do PSG, o príncipe do Katar, tentando trazer
o Alisson do Cruzeiro à Paris mas sem sucesso! Minha
comissão não era muito pretenciosa...
O médico que anima uma reportagem TV (A2) sobre o
Parkinson com o areião como vedete, torcedor tbem do
PSG, fez-me uma grande surpresa apresentado-me aos
jogadores que esperavam –me na concentração do Club
e vieram me abraçar: Tiago Silva, David Luiz,
“Maxwel“, Lucas e Marquinhos estavam presentes. Foi
emocionante e agradável pela gentileza.
Vitorio, Dr. Michel SYMES e metade do PSG

sábado, 10 de janeiro de 2015

Alemanha 1 X 0 França

                           Maracanã – Quartas de final – 04.julho.2014

Com um gol de cabeça do zagueiro Hummels aos 13 min. do 1º tempo a Alemanha vence a França e é a primeira a ir a semifinal. É a sua quarta semifinal seguida do Copa do Mundo e a 13ª  em toda a história da competição. Com boa atuação também na marcação, o zagueiro acabou eleito o melhor jogador da partida pelo site da Fifa, em votação popular.

A França teve sua última chance de empatar já nos acréscimos, perto dos 49 minutos, com um chute pela esquerda de Benzema, mas, mais uma vez, Neuer estava debaixo da trave para garantir a inviolabilidade do gol alemão. Que goleiro espetacular esse da Alemanha, sô. Vai ser difícil a gente ganhar desse time, mas é possível.

Vamos espera o Brasil vencer a Colômbia mais logo às 17 h para depois derrotamos os alemães para afinal, irmos à final.

Estou concentrado para o jogo do Brasil e para o lançamento meu livro ANTOLOGIA EM PROSA & VERSO mais logo lá pelas 20 h.
                                 xxxxxxxxxx

FICHA TÉCNICA - FRANÇA 0 x 1 ALEMANHA

FRANÇA - Lloris; Debuchy, Varane, Sakho (Koscielny) e Evra; Cabaye (Remy), Matuidi, Pogba e Valbuena (Giroud); Benzema e Griezmann. Técnico: Didier Deschamps.

ALEMANHA - Neuer; Lahm, Boateng, Hummels e Höwedes; Schweinsteiger, Khedira, Kroos (Kramer) e Özil (Götze); Müller e Klose (Schürrle). Técnico: Joachim Löw.

CARTÕES AMARELOS - Khedira e Schweinsteiger (Alemanha).

ÁRBITRO - Nestor Pitana (Fifa/Argentina).

RENDA - Não disponível.

PÚBLICO - 74.240 presentes.

LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro

Brasil 3x1 Croácia

Jogo de abertura da Copa - Arena Corinthians,Quinta-Feira, 12/06/2014 - 17:00
Foto tirada da TV com tecla Print Screen SysRq do meu PC
A torcida cantou o hino à capela, como já havia feito durante a Copa das Confederações de 2013. Isso emocionou alguns atletas, como Júlio César, Thiago Silva e David Luiz, que chegaram a chorar. A presidente Dilma Rousseff foi outra a se emocionar. Mas ela também viu a torcida se expressar de forma negativa em sua direção...
Os torcedores vaiaram e xingaram Dilma e a Fifa antes do início do duelo, quando apareceram no telão do estádio. Quando vistos, o público irrompeu em um "Ei, Fifa, vai tomar no c...", que misturou-se aos protestos contra a presidente do país.
Fica registrado para a posteridade: Neymar decide com erro de árbitro e Brasil vira sobre Croácia.
Atacante devolve brilho à camisa 10 e, ao lado de Oscar, salva atuação irregular da Seleção com pênalti mal marcado na abertura da Copa 2014.

Ficha ténica

Brasil
Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo e Paulinho (Hernanes); Oscar, Neymar (Ramires) e Hulk (Bernard); Fred.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Croácia
Stipe Pletikosa; Darijo Srna, Vedran Corluka, Dejan Lovren e Sime Vrsaliko; Luka Modric e Ivan Rakitic; Ivan Perisic, Mateo Kovacic (Marcelo Brozovic) e Ivica Olic; Nikica Jelavic (Ante Rebic)
Técnico: Niko Kovac
Local: Arena Corinthians (São Paulo)
Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão)
Gols: Marcelo (11/1T, contra), Neymar (29/1T e 26/2T, de pênalti) e Oscar (46/2T)
Cartões amarelos: Neymar, Luiz Gustavo, Corluka e Lovren
Cartões vermelhos: Nenhum

OS GOLS
11/1T – GOL DA CROÁCIA
Olic aproveita o espaço nas costas de Daniel Alves e avança livre pela esquerda. Ele cruza rasteiro, Jelavic fura e a bola acaba batendo no pé de Marcelo, que vinha na corrida e acaba desviando para o gol.
29/1T – GOL DO BRASIL
Boa jogada de Oscar no meio, se livrando de três marcadores e tocando para Neymar. O atacante avança e chuta de fora da área. Ele não pega bem e a bola vai fraca e torta, mas acaba enganando Pletikosa e toca no pé da trave antes de entrar.
26/2T – GOL DO BRASIL
Não foi penalti

Bola na área da Croácia e Fred se atira diante da marcação de Lovren. Yuichi Nishimura marca pênalti. Neymar chuta no canto direito de Pletikosa, que pula bem e até toca na bola, mas não forte o suficiente para evitar o gol.
46/2T – GOL DO BRASIL
A Croácia pressiona e perde duas oportunidades em sequência. O rebote fica com o Brasil, que sai em contra-ataque. Oscar avança e chuta de pé trocado, de bico, no canto de Pletikosa.
O CARA
Neymar
Oscar foi um dos melhores jogadores em campo, talvez o melhor, mas “o cara” foi Neymar. Não apenas pela atuação em si, mas por ter assumido o papel de jogador que tem capacidade de dar algo diferente ao time. Assumiu a responsabilidade e fez os dois gols da virada.