terça-feira, 25 de outubro de 2016

João Pessoa - PARAÍBA Já está em MISCELÂNEA

Página dedicadas ao paraibano Francisco Fábio Rodrigues de Medeiros meu amigo e colega que trabalhou comigo do Banco do Brasil Ag. de Rio Pomba – MG.
Conjunto arquitetônico São Francisco de Muitas histórias
Tropical Tambaú - Referência na arquitetura brasileira
 
Antônio Fábio e Fernandina
 
Ganhamos no forró
 
Painel na entrada do hotel Tambaú
 
Fernandina enfeitando o painel
 
Em pé: Fernandina & Fábio - Sentados: Flávia e Marcelo de Juiz de Fora
 
Decoração do Restaurante Mangai
 
A cultura  estava conosco
 
Fomos em todos os passeios
 
Violino no por do sol do rio Paraíba - antes do Bolero de Ravel
 
Por do Sol na praia do Jacaré - Bolero de Ravel
 
 
Ciri domesticado com Fábio e Fernandina
 
Pedra do AMOR - Fernandina & Fábio
 
Farol com Maria Bonita - Fábio Fernandina e Lampião
 
Hotel Globo restaurado vai virar Museu
O jacaré que se cuide
 
Entrada do Hotel
 
NAU -Restaurante de primeiro mundo
 
Os artistas da noite
 
Três Pandeiros - Obra de Oscar Niemeyer
Estação Cabo Branco - Obra de Oscar Niemeyer

 
 
Confesso que tinha um preconceito de que o povo de lá não fosse tão culto. Seria como os porteiros dos prédios de Copacabana e/ou os vendedores de redes e panos de prato por esse Brasil afora. Mas, esta cidade pequena e a mais antiga capital do Nordeste possui ruas arborizadas e  bem preservadas, graças a legislação  que limita a altura dos prédios e um povo hospitaleiro, educado e competente, além de  belas praias e badalação light. Os turistas se concentram nas praias urbanas de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco com barracas, bares e restaurantes. As paisagens mais rústicas e bonitas, encontram-se no litoral Sul, na direção de Pernambuco. É lá que está Tambaba, o mais consagrado endereço naturista do Brasil. Já o litoral Norte é point dos surfistas. As águas não são tão claras quanto às do litoral Sul, mas formam excelentes ondas. Fomos envolvidos num clima apaixonante em um belo espetáculo ao som do Bolero de Ravel num pôr do sol na praia fluvial do rio Paraíba no município de Cabedelo. Foi um momento de PAZ  que ficará gravado em nossas memórias para sempre. Quem viaja com crianças deve incluir no roteiro um mergulho nas piscinas naturais de Picãozinho, repletas de peixes coloridos.
Confirmo que João Pessoa é uma das capitais de melhor qualidade de vida do Nordeste.  Possui antigo e vasto patrimônio histórico.  É conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de estar localizada pertinho da Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o sol nasce primeiro”. No hotel que fiquei, o Tropical Tambaú o sol nascia forte às quatro e trinta da matina. João Pessoa foi considerada a "segunda capital mais verde do mundo", com mais de 7 m² de floresta por habitante, perdendo somente para Paris, França. Possui duas grandes reservas de Mata Atlântica, que funcionam como verdadeiros "pulmões", além de mitigar o avanço da poluição. Visitei e centro histórico e um dos mais importantes complexos barrocos do país, o conjunto arquitetônico de São Francisco, que atrai estudiosos e turistas de todo o Brasil e do Mundo o que me fez lembrar de Tiradentes,  Ouro Preto, Congonhas e Diamantina de Nossas  Gerais.

É também o lugar onde nasceram Ariano Suassuna que conheci pessoalmente, Renato Aragão (o Didi dos Trapalhões), Júnior do Flamengo, Luiz Gonzaga, Roberta Miranda, Sivuca, Assis Chateaubriand, Augusto dos Anjos, Herbert Viana, Jackson do Pandeiro, Geraldo Vandré, José Ramalho e sua sexy prima Elba Ramalho com a qual nos encontramos em sua casa em Trancoso na Bahia, e dos que conhecemos agora: Liss Albuquerque (Forró de 1ª), Pescocinho (a grande revelação do humor paraibano) e Jurandy do Sax (Saxofonista) tocando Bolero de Ravel no município de Cabedelo, ao lado de João Pessoa.

O que mais gostei da Paraíba foi dos paraibanos