sexta-feira, 30 de maio de 2014

MIAMI 2014 – GOLFO DO MÉXICO – WEST PAUER BEAT – CRUZEIRO PELAS BAHAMAS – SAINT AUGUSTINE – ORLANDO

Para quem quer se aventurar nas terras de Tio Sam estamos, como bom apreciador de história e admirador de lugares, dando algumas dicas inusitadas que raramente constam de livretos de viagens, portanto sugerimos aos frequentadores do nosso blog que ajudem a divulgar a leitura da matéria, pois expande as atividades disponíveis da viagem à Miami.









Viajamos pelo Smiles sem pagar nada. Saímos de BH com escala em Guarulhos (SP) e Santo Domingo na Republica Dominicana com aeroporto mais parecendo um Shopping de categoria muito melhor do que os nossos. Voltamos pelo mesmo trajeto com escala no Galeão.

Em Miami ficamos hospedados na casa da Anna, do meu filho Márlon e meu neto Brandon. Anna, amável, competente, inteligentíssima, bonita, poliglota, confiável, trabalhadora, previdente e generosa. Ela foi sempre quem nos assessorou em tudo com uma boa vontade fora do comum. Assim também quando visitamos, em 2004, Boston, Nova York e Las Vegas. Não foi diferente na Europa e cidades turísticas do Brasil. Bendita a hora em que nos conhecemos. Márlon filho querido, também poliglota, amigo e companheiro, irmão, pai e mestre, culto e íntegro, visionário, trabalhador competente sempre com mente aberta para novas ideias... Um vencedor. Brandon com sete anos já fala e escreve Inglês, português e espanhol. Muito culto apesar da idade e de coração magnânimo. Jogador e torcedor de basquete, baterista e dançarino de estilo próprio espetacular fazendo-nos lembrar de Michael Jackson.
 Se eu soubesse como é maravilhoso ter netos, os teria primeiro. Ele é uma recompensa de Deus, um presente abençoado.

SAÚDE – Uma preocupação que eu tinha: e se eu precisar de atendimento médico? Antes de viajar já sabia que o sistema de saúde americano gasta muito mais que qualquer sistema de outra nação. Que os Estados Unidos são líderes em inovação médica e são sede dos melhores hospitais do mundo. Se você tiver uma emergência que ameace a vida é só chamar 911 que atende em qualquer idioma. Minha esposa passou mal e foi atendida em um Centro de Saúde Emergencial Médico e Odontológico de uma maneira extremamente digna. Não tinha ninguém nos corredores, uma limpeza impecável por todo o canto. Em menos de 1 hora trinta pessoas foram muito bem atendidas indistintamente: bem vestidas, pobres e supostamente ricas. É só se identificar e dar o endereço. RX, exame de sangue e urina feitos no local e na hora. Atendimento médico de primeiro mundo mesmo e sem pagar nada. Quem não tiver plano de saúde e estiver em passagem pelo país não tem que se preocupar: o governo paga. Ambulâncias, estacionamento, ampla sala de espera com ar condicionado, com banheiros invejáveis, geladeiras e locais próprios com auto-atendimento com sucos, refrigerantes, água e salgados. Isto é viajar com segurança e prazer pelo país.

ORLANDO – Os Parques Temáticos de Orlando e região oferecem uma infinidade de atrações, shows, compras e restaurantes. É diversão garantida para toda a família. Todos os parques possuem brinquedos que vão desde os mais infantis até os mais radicais. Desta forma Orlando se tornou mundialmente conhecida. Milhões de turistas visitam a cidade todos os anos.
Os parques da Disney são os mais famosos. Mesmo que o seu roteiro seja de poucos dias, sempre haverá um espaço para visitar algum de seus quatro parques temáticos. Todos os parques Disney oferecem atrações para todas as idades. Lindos desfiles e paradas acontecem no decorrer do dia. No encerramento uma maravilhosa queima de fogos todas as noites.
Ø  Magic Kingdom – Epicot – Disneey’s Hollywood Studios – Disney’s Animal Kingdom
Os parques da Universal Orlando são os concorrentes diretos da Disney e para muitos especialistas ambos estão no mesmo nível. São apenas dois parques, mas com atrações modernas, algumas as mais radicais da Flórida que se utilizam os mais avançados recursos tecnológicos. Dependendo do período do ano é possível conhecer os 2  parques em apenas 1 dia. Em 2010 a Universal investiu alto no parque Island’s of Adventure com a área Wizarding World of Harry Potter. De lá para cá os parques passaram a receber cada vez mais turistas de todo o mundo.
Ø  Universal Studios – Islands of Adventure.
Já visitamos todos esses parques – confira no meu blog: afabiobrasil.blogspot.com / e no meu livro ANTOLOGIA EM PROSA & VERSO.

O GOLFO DO MÉXICO é o maior golfo do mundo, sendo cercado por terras da América do Norte e da América Central. Tem uma superfície de aproximadamente 1.550.000 km², seu subsolo é rico em petróleo.
A costa sul do golfo banha o México (especialmente Tamaulipas, Veracruz, Tabasco, Campeche e Quinta Roo); as costas oriental, norte e noroeste banham os Estados unidos (especialmente os Estados da Flórida (onde estávamos), Alabama, Mississipi, Louisiana e Texas); e a costa sudeste banha Cuba.
O Golfo do México se conecta com o Oceano Atlântico através do Estreito da Flórida, localizado entre EUA e Cuba e ao Mar do Caribe através do Canal de Yucatán, localizado entre o México e Cuba.
Da casa do meu filho Márlon até lá foram 2 horas de carro em um dia lindo, ensolarado e sem visitas de furacões. As casas, os condomínios, as árvores ornamentais com coqueiros diversos nos encantaram. Fizemos uma coleta de conchas incrível. Na praia tem banheiros e chuveiros à vontade.

            CRUZEIRO – (Norwegian Sky) para Bahamas (18/19/20/21 de abril 2014) – Um dia após o níver (17/04) da minha esposa Fernandina embarcamos para as Bahamas em Direção a Nassau. Este passeio nos transmitiu uma harmonia única. Estar diante do mar caribenho é uma espécie de experiência espiritual. A beleza estonteante da natureza, enfim, nos afastou dos mundanos e nos aproximou de algo maior. Nosso Cruzeiro era de 12 andares com elevador panorâmico. Algo de cinema. Navio elegante, bonito, confortável com liberdade para jantar quando e onde quisesse. Ficamos numa suíte especial no 9º andar com um próprio terraço logo debaixo da cabine de comando. Encontramos um serviço atencioso com um toque exclusivo durante toda nossa estadia. Durante os dias restaurantes por todos os cantos com sabores de muitos países. Do lado das piscinas também não era diferente, com música brasileira com ritmo caribenho. Uma beleza! À noite desfrutamos de produções de teatro estilo da Broadway após passar por dentro de um dos melhores cassinos no mar. Ação embalada e relaxante. Lá você poderá encontrar a combinação certa de atividade que cabe no seu estilo individual. Dormindo em uma cama King não meu deu nenhuma zonzeira de labirintite. No sábado visitamos uma ilha particular da empresa. No dia seguinte, desembarcamos em NASAU. As Bahamas oficialmente Comunidade das Bahamas, são um país insular constituído por mais de 3.000 ilhas, cayos (são pequenas ilhas rasas, arenosas, formadas na superfície de um arrecife de coral) e ilhéus no Oceano Atlântico, a norte de Cuba e da ilha Espanhola (Haiti e República Dominicana), a noroeste do território ultramarino britânico das ilhas Turcas e Caicos e a sudeste do estado estadunidense da Flórida (onde estávamos). A sua capital é Nassau na ilha nova Providência. Geograficamente as Bahamas situa-se no mesmo arquipélago que Cuba, Espanhola e Turcas e Caicos.
            As Bahamas são um dos países mais ricos da América (a seguir aos Estados Unidos e ao Canadá), quanto a número do PIB per capta. Localizadas a aproximadamente 160 km da costa da Flórida, com um ótimo clima, com média de pouco mais de 32 º C e um mar cristalino de águas azuis turquesa e praias de areia branca perolada. As ilhas das Bahamas são um dos principais destinos turísticos mundiais. As Bahamas são um país independente, mas continuam sob a tutela política da coroa britânica.
            Quando lá desembarcamos, após identificação por Passaporte, pegamos um ônibus (em Nassau) com o volante do lado direito. Custei a me acostumar. Parecia que ia bater o tempo todo. Fomos logo para ao ATLANTIS PARADISE ISLAND, um mega resort e um destino único de um oceano temático com variedades e belezas de todos os gêneros. Por um longo período ficamos em uma piscina fora do comum ao lado do mar azul turquesa de beleza incomparável. Conseguimos visualizar, em parte, o maior habitat marinho ao ar livre em todo o mundo. Tiramos fotos do lado de tubarões. É mole? Existem lá mais de 50.000 animais marinhos em lagoas e exposições. Um labirinto de corredores submarinos proporcionando uma viagem através da antiga Atlântida. Até nos perdemos e custamos a encontrar a Anna, Márlon e Brandon na hora de voltar - do lado das cabanas luxuosas com vista deslumbrante do mar do caribe. Nossa Senhora, Santo Tomás de Aquino, Santo Agostinho e todos os santos. Amém.

            SAINT AUGUSTINE é uma das mais antigas cidades dos EUA. Passamos por Tampa, em 1821, após longos períodos de guerras e conflitos com os povos semínolas.

            O que mais chama atenção nessa cidade, além do mar e gente hospitaleira, é a arquitetura. NoOrlando e logo chegamos. Como bom apreciador de história e admirador de lugares e cidade tranquila e charmosa, este teria que ser um dos nossos destinos certos. A elegância da cidade nos deixou encantados. São mais de 400 anos de história, riqueza e cultura para serem conferidos através de tours inesquecíveis. Foi uma aventura daquelas... Calçadões à moda antiga de paralelepípedos circundados por lojas de todas as marcas e boutiques locais, restaurantes dos mais finos, casas e hotéis mal-assombrados, reservas ecológicas com animais selvagens, passeios de carruagens e até de helicóptero!
História – A fundação Santo Agostinho deu-se por Pedro Manéndez, em 1565. A cidade tem raízes espanholas muito fortes e mostra essa história com detalhas em sua arquitetura. Essas terras que pertenciam aos índios nativos foram invadidas pelo colonizador espanhol Ponce de Leon em 1513 – que estava à procura da famosa “Fonte da Juventude”, atacada por piratas do caribe em diversas ocasiões, assolada por pragas e doenças, reconstruída e bombardeada novamente.
            Saint Augustine foi “vendida” junto com o Estado da Flórida aos Estdos Unidos pelos espanhóis  final dos anos 1800, o empresário Henry Flagler transformou Saint Augustine em playground para os ricos e famosos daquela época. Inundou a cidade com construções majestosas de deixar qualquer um “de queixo caído”.
Clima. Como grande parte da Flórida, Saint Augustine possui um elevado número de dias de sol, com média de 2.900 horas por ano. Ao contrário da grande parte dos EUA, a época mais seca do ano na cidade é no inverno.

            CABO CANAVERAL – Quando nos dirigíamos a Saint Augustine que fica a menos de uma hora de Orlando, entre Miami e Jacksonville, nos deparamos com O TREVO para este lugar onde é lançada a maioria das naves espaciais dos Estados Unidos rumo ao espaço. Foi um dó não termos tido tempo para irmos lá. Fica pra próxima.

            WEST  PALM  BEACH – Domingo 27 de abril de 2014 – Da casa da minha querida nora Anna, do meu netinho (7) americano Brandon e do meu filho Márlon foi apenas 1 hora de viajem. Também não é pra menos: seis pistas de ida e seis de volta com canteiro gramado de uns 80 metros separando. Asfalto impecável em terreno plano cheio de condomínios de cinema com lagos por toda a parte. Lá para se fazer um lago é só retirar a superfície de terra e areia e ele já estará pronto.
            Fomos a um festival com 4 palcos com apresentação de bandas maravilhosas. Vimos de perto The Wailers uma banda jamaicana de reggae criada em 1962 por Bob Marley. Hoje a banda está em diversas turnês pelo mundo e é referência para o reggae. Sempre gostei muito desta banda. Tenho muitos CD”s deles. Foi uma beleza vê-los de perto e a cores. Um espetáculo! Barracas com comidas internacionais e muitas de artesanato. Tudo a beira mar com uma estrutura invejável e um visual deslumbrante. Ambiente cosmopolita, gente de toda a parte. Fotos e mais fotos (vejam). Entretenimento ao vivo com boa comida, música e diversão. Vendedores de alimentos com cozinha exótica e aquela deliciosa comida Mexicana com milho verde cosido e assado, abacate picante com sal e pimenta. Música Parade e batidas rítmicas do Caribe que não deixa ninguém parado, bebidas tropicais frutadas, Diversos Shows, concertos Waterfront, entretenimento para crianças (meu netinho se esbaldou). Logo que começou a escurecer fomos jantar em um restaurante paradisíaco (vejam as fotos – coisa de cinema).

            HIPERMERCADOS – Outras dicas e observações que acho pertinentes são os hipermercados fora de série: Publix supermercado com 746 unidades. Costco só vende para sócio (meu filho é sócio), Walmart tem de tudo e eu podia ir a pé. Target (deixei uma parte do meu patrimônio lá) limpo, atendimento nota 10. O supermercado SEABRA em Deerfield Beach, embora com aparência de um supermercado americano comum é especializado em produtos brasileiros e portugueses. Sempre a gente ia lá para comprar ingredientes para o jantar. Minha esposa e eu cozinhávamos para quando os filhos chegassem do trabalho à noite e tivessem um tempero brasileiro em casa.

            MERCADO DAS PULGAS EM MIAMI – Um lugar para se descobrir tesouros antigos. Pessoalmente acho lojas de antiguidades e brechós muito divertidos. Mais que compras, trata-se de um passeio ao passado, um busca de reminiscências, um “museu” exposto de maneira despojada e posto à venda. Tem todo tipo de mercadoria, jóias a ferramentas, de malas e brinquedos. Lá você encontra preciosidades escondidas prontas para serem descobertas! Compramos copos de cristal legítimo por um preço muito bom, óculos e bonés. Tem cabeleireiro, barbeiro e manicure. É gostoso ficar perambulando pelo local e ainda a chance de reabastecer as energias com comidas gostosas no Farmer’s market no mesmo local. Para facilitar ainda mais, abre todos os dias do ano! Em qualquer lugar você tem que procurar a essência, tem que pinçar.

            SAWGRASS MILLS MALL fica na cidade de Sunrise, Flórida, perto de Miami. Costumava-se
chamá-lo de shopping do jacaré porque o formato original do local lembrava um jacaré. Hoje, com várias ampliações, ele não tem mais esse formato, mas o apelido pegou, pelo menos entre nós brasileiros. Têm muitos latinos e brasileiros trabalhando nas lojas. É muito fácil se comunicar. Boas compras!...


A dica é você alugar, logo na entrada ($5), um carrinho parecido com os de supermercado, ou comprar uma mala para você ir colocando as compras. O maior outlet da Flórida. Você precisa do dia todo para comprar das 8 às 9 da noite. Os preços são incríveis. Você se depara com lojas gigantes de departamentos – Calvin Klein, Nike, PoloRalphLauren (aquela do cavalo), Vitória Secret (a preferida das mulheres), Lacoste (aquela do jacaré), Hugo Boss, Guess, Puma, Náutica, Giorgio Armani, tênis, sapatos, óculos, bolsas e uma infinidade de produtos. A praça de alimentação é um “must”.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

MONTE VERDE


Saímos de Rio Pomba para Monte Verde com o Bartô (grande motorista) pilotando meu Zafira 2010 revisado e inteirão, sua esposa Dra. Valquíria, dentista competente, transparente e culta e minha querida Fernandina, a haste que sustenta minha bandeira, contando casos e fazendo planos o tempo todo.
Monte Verde nos ofereceu, naqueles dois dias, um pouco de frio no primeiro dia mais em virtude da chuva e uma temperatura amena no segundo. Visitamos lojas e galerias diversas, vimos os passeios a cavalo, jeep para trilhas saindo de perto do posto de gasolina e em pontos da avenida principal onde você poderia escolher diversos roteiros como os trutários e lindas construções. Quadriciclos, motos, trenzinhos, avião monomotor, patinação no gelo (vimos do lado de fora), caminhadas, trilhas, cachoeiras e muito mais. Poderíamos nos emocionar do alto da Serra da Mantiqueira, mas... Árvores nativas e centenárias (flores e pinheiros (500 anos) araucárias na estrada que leva ao aeroporto a 1560 ms de altitude com vista panorâmica e montanhas como pano de fundo ideal para belas fotos e o Bartô identificando quais eram as fêmeas (dão sementes)  e quais os machos. Poderíamos ter feito um passeio de monomotor saindo do aeroporto mais alto do Brasil, para aviões de pequeno porte, para conhecer de cima a cidade e suas belezas e também a vista da famosa Campos do Jordão, mas minha turma só queria descansar e dormir e dormir. Perdemos emoções e aventuras sem o contado direto com a natureza. Lá se pode alugar charretes e cavalos além de apreciar o arborismo e a tirolesa com emoção, adrenalina e aventuras radicais. Adoro ver os pássaros.
Restaurantes diversos com deliciosos pratos da comida mineira, outros de forte sotaque italiano, cantina comandada por típica mama, restaurante com trutário próprio, outro no melhor estilo francês: bistrô com lareira acessa com receitas francesas com toque regional. Cervejaria artesanal. Beija-flor para quem gosta de música ao vivo, Café bistô ideal para happy hour com show de jazz, Pub Di freddo local onde moradores e turistas se encontram para tomar o último drinque (abre a zero hora) com música ao vivo, com repertório vaiado. Fudues, pinhão, chocolates, queijos, vinhos, lembrancinhas para levar para a família e amigos com artesanato em madeira, malhas, lã, couro, sabonetes, fotos de época e filmes, cachaçarias e muitos mais.
Quem vai a Monte Verde deve levar calçado adequado, blusas de frio e luvas, principalmente quando não for verão, não se esquecendo de sua máquina fotográfica, pois a paisagem é de tirar o fôlego. Para quem mora em São Paulo são só 160 km, mas para quem mora em Rio Pomba são 500 o que torna o passeio muito cansativo para o corpo, mas desestressante e cultural.
De qualquer maneira a viajem foi muito elucidativa e me fez recordar os meus amigos de adolescência que moravam em Pouso Alegre, Cambuí e Camanducaia. Na volta, pela duplicada Fernão Dias, passamos por Lambari, almoçamos em Caxambu, e fechando com chave de ouro, visitamos a santa Nhá Chica em Baependi, um lanche em Juiz de Fora e de volta ao nosso aconchego em Rio Pomba MG.
Estou relatando tudo isso como bom apreciador de história e admirador de lugares, dando algumas dicas inusitadas que raramente constam de livretos de viagens, portanto sugerimos aos frequentadores do nosso blog (afabiobrasil.blogspot.com) que ajudem a divulgar a leitura da matéria, pois expande as atividades disponíveis de viagens qualquer que seja.

Em qualquer lugar, para ser feliz, você tem que procurar a essência, a aventura e a escolha da época do ano de sua preferência: frio ou calor.


Viagens enriquecem o espírito, aprimoram a cultura e acentuam a educação.