quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Parque dos Falcões

                                                                Antônio Fábio – 13.11.2014
Como disse, falar sobre as belezas naturais de Sergipe, sobre a capital  Aracaju e adjacências, não se faz numa pincelada.
Saimos em carro particular, com visita agendada para visitar este parque, único local do país com autorização do Ibama para criação de aves de rapina. História e cultura nos esperavam. Veja pelas  fotos. O parque se situa no município de Itabaiana a 60 km do nosso hotel AQUÁRIOS da capital. Foi criado em 2000. Localiza-se no pé da Serra de Itabaiana  e é de propriedade particular de José Percílio,  pessoa humilde e autodidata. Apredeu tudo sozinho, contando apenas com a cumplicidade e parceria de Alexandre Correia, dois sonhadores. Alexandre é um expert em aves de rapina e  outros bichos, fala muito bem e sabe tudo do assunto. Percílio já se apresentou em vários programs  de TV, tais como Ana Maria Braga, programa do Gugu, Domingão do Faustão, além de vários jornais em nível nacional e internacional e me confidenciou que está gravando um programa da Xuxa e um filme produzido no Japão. Somente isso seria muito gratificante conhecer o local e dividir com você toda essa  experiência.
Ouvimos muitas admiráveis hitórias lá. Você não deve perder esse passeio, ele já é muito conhecido por turistas, estudantes, biólogos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Lá você encontra mais de 300 aves, entre gaviões, corujas, socós-boi, pombos, e muitos outros animais.
Muitas aves de rapina foram salvas por eles e quando têm condições  de voltar à natureza eles tratam de fazer isso. O céu e as florestas  do nosso país só têm que agradecer. Eles conhecem tudo sobre o comportamento das aves. Todos os meses, o Instituto recebe  através do IBAMA, da Polícia ambientral e do corpo de Bombeiros, aves maltratadas, machucadas ou mutiladas pela ação humana, que parece  satisfazer-se com o sofrimento desses  e de muitos animais.
O Parque dos Falcões, que é agora mantido por uma ONG e taxa de visitas, está aberto todos os dias da semana e lá se pode fazer também passeios orientados  pelas trilhas da Serra. Se fosse para escrever sobre tudo que vi lá, teria que escrever um livro inteiro, aí pensei: as fotos falam muito alto, vamos a elas.
www.parquedosfalcoes.com.br/ - Email: parquedosfalcoes.com.br

Vamos interagir visitando meu blog:    afabiobrasil.blogspot.com


“Eu não invento, só olho por detrás do que já existe”. (José Saramago)
Antônio Fábio

Fernandina















Nenhum comentário:

Postar um comentário