sábado, 10 de setembro de 2016

Almôndega do Cláuton (Do capítulo Receitas de Miscelânea)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Momento cultural
 
Almôndega, ou porpeta é uma carne moída (eventualmente substituída por proteína de soja) enrolada em formato de bola, conhecida em alguns lugares do Brasil como pelotas de carne, na Itália como polpetta, na Espanha como albóndiga e na Suécia como köttbullar. (Fonte: Wikipédia)
Ingredientes:

Almôndega:
                               . 1/2 kg de carne moída
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1/2 xícara de salsinha picada
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/4 de colher (chá) de pimenta do reino moída
  • 3 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • 1 xícara de óleo para fritar
Molho:
  • 1 cebola média picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 1/2 xícara de salsinha
  • 3 colheres (sopa) cheias de extrato de tomate
  • 2 1/2 xícaras de água quente
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de fazer:

Molho
:

Doure a cebola e o alho, junte o extrato de tomate, o sal e a água quente. Deixe ferver por uns 5 minutos. Por último, coloque a salsinha e deixe em fogo baixo.

Almôndega:
Ø   Junte todos os ingredientes numa tigela grande e amasse bem com as mãos por mais ou menos 5 minutos.
Ø   Com as mãos sempre úmidas, faça bolinhas do tamanho de um limão e frite numa frigideira até dourar os dois lados.
Ø    Retire as bolinhas da frigideira e coloque diretamente no molho de tomate.Tampe e deixe por uns 10 minutos.
 
Sugestão: As almôndegas podem ser servidas como um delicioso molho para o seu macarrão.
 
Humor

                                                 Baiano terapia
A mãe do baiano vai viajar pro exterior e pergunta ao filho: 
- Quer que mãinha lhe traga alguma coisa da viagem, meu dengo? 
- Ô, minha mãe... Por favor, me traga um relógio que diz as horas. 
- Ué, meu cheiro... E o seu, não diz não? 
- Diz não, mãinha... Eu tenho de olhar nele pra saber...
 
 
 
 
 
 
“Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém! Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim. E ter paciência para que a vida faça o resto”.                      
                             (William Shakespeare)

Nenhum comentário:

Postar um comentário