domingo, 9 de setembro de 2012

- Voltando a ser criança

                        VOLTANDO A SER CRIANÇA
                                                      Rio Pomba - 07/SETEMBRO/2012



      Fernandina e eu fomos convidados a marchar no 7 de setembro, como ex alunos do Grupo Escolar São José. Na concentração na Cel. Antônio Pedro disse pra turma: 93 anos não é fácil não. Alguns me olharam de soslaio e disseram: olhe nem parece, tem os dentes todos. Expliquei: quem tem 93 anos é minha sogra. Eu ainda falto vinte para chegar lá. Risos e mais risos. Começou a marcha: um, dois, acertem o passo crianças. Na minha cabeça as lembranças daqueles tempos idos. Embora utópico, estávamos todos voltando ao tempo melhor de nossas vidas. Agora para reaprender e conhecer melhor o mundo, colorindo-o de sonhos, vivendo o presente de forma livre, onde os adultos não conseguem viver porque é preciso ter pureza, inocência e humildade no cumprimento do seu dever. Estava naquele “um dois” como apresentando um pedido de demissão da categoria de adulto. Comecei a pensar como se tivesse meus oito anos, a acreditar que o mundo é justo e que todas as pessoas são honestas e boas e que tudo é possível. Fazer amigos sem saber os seus nomes / com efeito / por desconhecer o que é preconceito.
      Não queria nem me lembrar de computadores que falham, de notícias ruins dizendo adeus a pessoas queridas, de contas a pagar... de fofocas. Uns, dois, acertem o passo sussurrava com os da frente. Pensava: chegando à praça vou jogar pedrinhas na água, comer moedas de chocolate, caju, manga Palmer e jabuticaba, além de mastigar chicletes e picolés, afinal sou criança novamente. Se tiver chance vou jogar bola de gude, jogar pião e brincar de garrafão e uma peladinha na Odilon Braga. É mole? Feliz estou agora somente em recordar. Jamais me esqueci dos amigos que deixei. Estou vendo nessas pequenas recordações um motivo a mais para sorrir.
      Vivemos uma realidade tão dura que, às vezes, queremos voltar à infância, à época de fantasias, sem preocupações com decepções e pressões de qualquer ordem. Jesus disse que precisávamos nos tornar crianças para herdar o Reino dos céus... Viva este momento, que não morra o espírito de criança que está em mim agora. Criança é também aquele adulto que nunca esqueceu da criança que foi um dia. Um, dois, acertem o passo! Estou de mãos dadas com a vida, pois minhas intenções são as melhores. Não tenho rancor sô! Passo vai, passo vem e eu pensando: tenho um pouco de criança dentro de mim agora e a minha missão é chegar à praça Dr. Ultimo de Carvalho são e salvo.
      Todo ser humano tem um pouco de criança dentro de si e até o poeta deve conservar a criança que pulsa no seu interior através de gestos e belas atitudes acreditando em seu coração que o futuro além de promessa é uma missão a realizar. Voltar a ter muita liberdade que faz a criança querer voar, conquistando tudo a sua volta, brincar na chuva, subir nas árvores, fazer traquinagem durante todo o dia / tudo parecendo engraçadinho / e a noite já bem cansado / dormir como um anjinho!
      Batendo o bumbo e nós crianças marchando. Perna direita, perna esquerda. A bateria e as recordações nos ajudavam. Olhe a cadência, observa a distância, olhe a cobertura, acerte o passo, mãos espalmadas mantendo a postura. Chegamos. Que alívio!

4 comentários:

  1. Sildo Vital Gaudereto9 de setembro de 2012 às 15:29

    Exelente suas impressões cívicas. A gente volta memo à nossa infância com nossos sentimentos mais puros.Parabéns por ter desfilando com ex-aluno dessa escola centenária.Parabéns por sua alegria e pelo menino que vc é. Relamente o menino que fomos um dia nunca mais sai de dentro de nós.

    ResponderExcluir
  2. Maria Luíza Ferrari diz: Adorei a sua crônica Antônio Fábio. E, por incrível que pareça, viemos do Rio para tb. participar do desfile de comemoração de 100 anos da Escola Normal Nossa Senhora do Carmo.Estamos a 7 anos à frente de sua escola.Rss
    Fiquei tão emocionada, que cheguei a chorar com o que li, pois foi realmente isso que sentimos tb ao desfilar.
    Um ab
    Maria Luiza Ferrari

    ResponderExcluir
  3. http://www.facebook.com/carmenlucia.marinivieirajulio http://www.facebook.com/carmenlucia.marinivieirajulio
    Carmen Lúcia Marini Vieira Júlio O espírito de criança lhe deu asas à imaginação. Sua crônica inspiradíssima merece nota 10. Imagine minha emoção lá no palanque quando tive a oportunidade de aplaudir toda aquela ala composta de amigos. Demonstrando patriotismo e marchando com garbo vcs representaram muito bem todos os ex-alunos e ex-professores da escola. Parabéns!...

    ResponderExcluir
  4. Sinto-me honrado com todos os comentários, mas peço licença para explicar quem é Maria Luíza Ferrari que também me honrou com seus elogios. Maria Luíza assinava até pouco tempo a última página (de culinária) da Revista Caras. Ela é poeta, escritora, tem diversos livros de culinária e é amiga nossa. Nós a conhecemos no Festival de Tiradentes onde seu filho é um dos coordenadores. Produziu o livro da Carolina Ferraz, uma das esposas do Cadinho da novela. No Xlll Festival estávamos todos juntos no Butiquim. É mole? São pessoas maravilhosas. Maria Luíza vc tem que conhecer meu livro mais novo lançado no último Festival. Não nos encontramos desta vez. Fui na último semana. Deve ser por isso. Imagino que a escola que vc desfilou deva ser de Cataguases, sua cidade natal.
    Receba o agradecimento e um forte abraço de um dos seus fãs.

    ResponderExcluir