terça-feira, 1 de janeiro de 2013

- INHOTIM

O MELHOR PASSEIO QUE VOÇÊ AINDA NÃO FEZ - visitou, deslumbrou.

                                                         01.01.2013 – Antônio Fábio






Triim, triim, triim – Alô, é o pai? – Sim, Deus te abençoe meu primogênito Cláuton. – OH! O Sr. e a mãe estão indo para Recife e Porto de Galinha e vão voltar na quinta. Pois bem, o Sr. não conhece Inhotim. Já estive lá e sei que vai se encantar. Vamos marcar para irmos, a família toda, no sábado. – Combinado! E assim fizemos acompanhados da minha querida nora Anna e seu filho Brandon e o meu outro filho Márlon.

      Vamos a algumas considerações sobre este local encantador: Inhotim é um belo museu a céu aberto! - Pertence à cidade de Brumadinho de 35 mil habitantes, no Vale do Paraopeba e possui, além de belezas naturais, riquezas históricas e culturais.
      O que há de novo para dizer sobre Inhotim que ninguém tenha dito antes? Dei uma googada e achei a entrada pela BR 040. Quem sai de BH, entrar à direita para a Serra da Moeda, onde se pratica voo livre, logo depois da Lagoa dos Ingleses. Tem placa indicativa. Quando descemos a Serra nos deparamos com uma vista deslumbrante. Estrada toda asfaltada. Voltamos por outro caminho e quando chegamos no topo do morro vimos a Alphaville Lagoa dos Ingleses uma maravilha de cenário. Estrada de broquetes de cimento.
      Inhotim fica a 60 km de BH, 240 de Juiz de Fora e outros tantos de Rio Pomba. Para começar, confesso a você que entrei em coma artístico quando cheguei ao Parque. Quando você for lá, vai entender por que aquilo foi posto lá para você contemplar.
      Criado em 2005, Inhotim é uma entidade privada, sem fins lucrativos e qualificada pelo Governo do Estado de Minas Gerais como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Inhotim caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes, situadas em um Jardim Botânico, de rara beleza. O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx (1909-1994) e em toda a área são encontradas espécies vegetais raras, dispostas de forma estética, em terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada. O Instituto Inhotim, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, além desses espaços de fruição estética e de entretenimento - que lhe garantem um lugar singular entre outras instituições do gênero - desenvolve também pesquisas na área ambiental, ações educativas e um significativo programa de inclusão e cidadania para a população do seu entorno.
      Lojas de brinquedos e jogos e artesanato. Bancos de sobra de desmatamento por desse Brasil afora. Veja pelas fotos. Muitas mudas de plantas existem lá para se comprar.
      Este local não era do Inhô Chico e nem do Inhô Jorge e sim do Inhô TIM, o Inhotim de hoje.
      A proposta museológica do Inhotim compreende diferentes espaços expositivos. Muitas obras estão expostas ao ar livre, em meio ao jardim, imersas na mata, no topo de uma montanha, ou sobre um espelho d'água. Outros trabalhos se encontram em espaços fechados, exibidos individualmente em pavilhões construídos especialmente para abrigá-los, ou compondo mostras coletivas em grandes galerias. A coexistência de espaços abertos e fechados promove uma experiência singular de fruição da obra de arte.
      O acervo artístico abriga mais de 500 obras de artistas de renome nacional e internacional, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros. O Inhotim se diferencia de outros museus por oferecer ao artista condições para a realização de obras que apenas em seu parque poderiam ser construídas. É um Jardim Botânico em uma área de 97 hectares que conta com diversas coleções botânicas entre as quais se destacam a de Aráceas, uma coleção de orquídeas. Uma das maiores coleções de palmeiras do mundo com mais de 1.400 espécies. Pesquisas e projetos botânicos e paisagísticos são desenvolvidos em parceria com órgãos governamentais e privados.
      Ficamos a par de que o Inhotim tem se tornado um vetor fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do município de Brumadinho e de seu entorno. Projetos como o Inhotim Encanto e Coral e Iniciação Musical valorizam a vocação da região e mobilizam crianças, jovens e adultos.
      As trilhas que percorrem organicamente o parque propõem percursos livres entre as obras ao ar livre e as galerias. Fizemos algumas dessas trilhas. Haja pernas! Depois da terceira galeria, lembrei-me da Universal Studios da Disney. Só tem que aqui é um parque temático em que as atrações são arte contemporâneas e galerias de artistas e obras emblemáticas de rara beleza. Cada um com seu encanto. Pareceu-me uma cena de um filme de um outro país.
      Acho mais importante dizer que, se você puder, estenda a sua visita em mais um dia. Ou fique com mais uma desculpa para voltar em breve. Lá tem hotéis também. Pode-se hospedar que opinar por isso. Fernandina e Eu nos valemos das Jardineiras elétricas para nos locomovermos pelo Parque e atingirmos as obras mais distantes. Elas têm pontos certos de parada e é só embarcar e para onde quiser.
      GASTRONOMIA - O local conta com um restaurante muito bom e agradável para o almoço e toda a infra-estrutura necessária para que nele se passe o dia confortavelmente. Dos lanches rápidos aos pratos mais elaborados e sofisticados, os visitantes do Inhotim podem desfrutar de uma gastronomia variada. São muitas as opções. Almoçamos no Restaurante Tamboril. Ambiente agradável, lindo e integrado aos jardins e ao parque de esculturas. O cardápio harmoniza a culinária internacional de alto padrão e uma boa carta de vinhos. Quem visita o Restaurante Tamboril encontra opções de pratos a la carte, um variado bufê de saladas, além de uma mesa de sobremesas com doces diversos. Tudo me fez lembrar de Búzios nesse mister. Existem ainda o Restaurante Oiticica com buffet a kilo. O restaurante é a opção ideal para quem quer degustar uma ótima culinária com preço acessível. A capacidade é de 320 pessoas. Bar Ganso - Ideal para se reunir com amigos para uma boa conversa regada a drinks variados. Pizzaria – Lachonete com cachorro quente.
      O acervo artístico do Inhotim compreende cerca de 500 obras de mais de 100 artistas de 30 diferentes nacionalidades. Com foco na arte contemporânea produzida a partir dos anos 1960 até os nossos dias, o acervo abrange escultura, instalação, pintura, desenho, fotografia, filme e vídeo.
      Em permanente expansão, o acervo vem sendo formado desde fins dos anos 1990 e possui hoje relevância mundial, reunindo obras realizadas por algumas das vozes artísticas mais potentes da atualidade.
      Achei maravilhoso conhecer novas propostas de ARTE e uma natureza fantástica. Se bem que, para quem gosta de plantas e natureza como eu, vai achar que a verdadeira obra de ARTE é o próprio Parque. Os artistas tentam complementar o que por si já se basta.

A transformação continua – muitas obras estão sendo edificadas. Não deixe de conferir, Fica perto, sô!

Nenhum comentário:

Postar um comentário