sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Cutaneum cornu





Por que estou escrevendo sobre isso? Porque é de interesse público, é conhecimento e estou vivendo isso. São saliências da pele com aparência de chifres. No meu caso é na cabeça, mas pode aparecer também nos lábios, nas mãos e em outros lugares do corpo. Embora frequentemente benignos, eles podem ser malignos ou pré-malignos. Sei de tantas pessoas que são, literalmente, “cornus”. Penso que o nome vem desses fatos. Ainda bem que temos médicos competentes em Rio Pomba. Dra Lívia da CLINERP é um exemplo disso. Aí fico pensando: cuidado com quem te aconselha a tomar cuidado. A gente aprende com os próprios erros e com o tempo. Meu amor próprio é incondicional, procuro não me trair. Estou extirpando esse meu pequeno chifre que ainda nem é chifre. Não quero esperar pra ver. Também fico pensando que adianta a aparência, se não houver caráter? De que adianta um sorriso, se for falso.    
Por mais assustador que possa parecer, esses chifres são lesões pouco comuns formadas com um material queratinoso, ou seja, o mesmo material presente na nossa unha e cabelos e é semelhante ao chifre dos animais.
No caso dos chifres humanos, não existe formação óssea, todo o chifre é uma massa de queratina endurecida sem ligação com o crânio. Por não estar ligado ao crânio pode ser tratado com hidrogênio líquido e se necessário um recurso cirúrgico para sua retirada.
São geralmente, resultado de exposição prolongada ao sol, e por causa disso surgem nas partes que mais recebem diretamente a luz do sol como: couro cabeludo, mãos, orelhas, testa, pálpebras, lábios e etc.
Mas pensando bem, não consigo imaginar alguém que não procure um médico depois de perceber que tem um chifre surgindo na cabeça. Mas acredite a maioria das pessoas que desenvolvem o chifre, recuam do processo cirúrgico após descobrirem que não se trata de um artefato maligno e sim algo feito com o mesmo material de unha e cabelos. Tem louco pra tudo.
           No meu caso, minha esposa não tem nada a ver com isso. Trata-se de um corno cutâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário