segunda-feira, 4 de junho de 2012

- AVIÕES AEDES

Subsídio (Publicado no jornal “O Imparcial”, 24 de março de 2002.)




          Escrevo sempre aos sábados e domingos as matérias que entrego na redação às segundas para serem publicadas no próximo domingo, portanto, 8 a 9 dias após terem sido escritas. Até lá, muitas vezes, já perderam a importância face às novidades e mutações. Por essa razão, muitas “rapidinhas” não irão sair mais. Pode ser que eu até escreva por vaidade, não sei, ou talvez simplesmente pela necessidade que sinto de expressar meu ponto de vista. idéias, sugestões.          “Xovê” se me lembro. Desde a época que eu usava Gumex (“Dura Lex ded lex no cabelo só”), desde que me entendMuitos me cercam na rua para cumprimentar-me, concordando com os meus pontos de vista ou elogiando o caráter didático. Às vezes, concordam com o que não escrevi ou até com aquilo de que discordo. A experiência de falar, ler e ouvir é sempre uma surpresa. Muitos me pedem para reclamar disso ou daquilo. Sempre tento explicar-lhes que esta não é minha praia. Não é reclamação “mermão”. Estão batendo na porta errada. São observações, o por gente que observo observadores observando.. olho de lince. Afloram-me as idéias no lugar dos cabelos, por isso uso Gel nos 10% que ainda me restaram. Estou achando saudável tratar esses assuntos de forma incomum, inovadora e que possam servir para a comunidade, de forma a honrar meu título de POMBENSIDADE outorgado pelo O IMPARCIAL.Vamos deixar de minudências e vamos logo aos finalmentes
.FAÇA O REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:- 1/2 litro de álcool;
- 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);
- 1 vidro de óleo de nenê (100ml)
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde;
Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera).
Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo.
O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.
O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação.
A comunidade toda tem de usar, como num mutirão.
Não forneça sangue para o aedes aegypti!
Ioshiko Nobukuni - sobrevivente da dengue hemorrágica
          Usamos quando vamos pescar ou em qualquer ocasião em que se faz necessário. Além de eficiente, é cheiroso.
                                       Rapidinhas
AVIÕES AEDES - Só voam baixo. Só picam as pessoas durante o dia. Transmitem também a febre amarela. São silenciosos, menores do que os outros pernilongos que zunem na sua orelha. São criadouros tudo que empoça água (limpa ou suja): cercas de bambu, bananeiras, calhas, depósito de ferro velho e de veículos apreendidos...
Se já não fui picado na memória, eles são egípcios, mulçumanos como os talibãs, portanto podem atingir nossas torres de pele e sangue. Rir deles pode dar dor de cabeça, placas vermelhas e dores no corpo todo. Se abater alguns deles podemos conservá-los como troféu de guerra. Vamos a alguns truques e trejeitos para acabar com o cenário ideal para a proliferação do Aedes Aegypti, que é o mosquito causador da dengue: repelentes de citronela (capim que plantei na roça), velas de andiroba, balançar pernas e braços como se estivesse dando um ataque epilético. Vocês, garotas, tratem de enxugar bem o umbigo para não acumular poças d’água, andar de bermuda pode ser perigoso (picam de dia e voam baixo).
Êta “verão dengoso”, verão 002 do baton fosforescente. Xô, Dengue!
(Fonte: Joaquim F. Santos)
• PARABÉNS à administração municipal por proibir as residências de continuar a jogar entulho nas ruas e deixar o problema da limpeza por conta da prefeitura. Cada um que cuide de limpar o que é de sua responsabilidade. A cidade merece respeito.
• VOLTAMOS A PARABENIZAR A PREFEITURA por obrigar, de fato, os proprietários de terrenos baldios e lotes a murarem seus imóveis. Já estava passando dos limites.
• LIXEIRAS PÚBLICAS – COLETA SELETIVA. Está chegando a hora de esclarecer a população e colocar a ideia em prática. Seriam divisões para vidro, plástico, material orgânico e papel. As cores branca, amarela, verde e vermelha identificariam onde cada um deveria colocar o quê. Poderiam ser patrocinadas pelo comércio e indústria e colocadas em pontos estratégicos. Na nossa rua resolveremos o assunto se a idéia vingar, sem ônus para os cofres públicos.
• AUTO ATENDIMENTO BANCÁRIO. Notamos que, principalmente nas ocasiões festivas, conforme aconteceu no carnaval, nossos conterrâneos e visitantes estão sendo privados desses serviços. Somente o Banco do Brasil está com esta tecnologia de ponta nesses novos tempos. Parabéns ao BB, que atende de 8 às 8h no sistema, ganhando disparadamente de seus concorrentes Bradesco, Itaú e Caixa Econômica, que não atendem às necessidades de seus clientes em nossa cidade. Entendo que esse serviço poderia ser considerado um SALF-SERVICE ELETRÔNICO.

NOTA DE FEVEREIRO DE 2012:
          o Auto Atendimento Bancário foi adotado pelos outros bancos alguns anos depois.
          As lixeiras públicas e a coleta seletiva de lixo também foram adotadas agora em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário