quarta-feira, 13 de junho de 2012

- Pequena história da fotografia

                                                                                                  13.06.2012


      Tudo começou porque sempre gostei de saber da razão de tudo e procurei buscar pelo registro visual que sempre foi meu fascínio. Penso que todos nós temos uma paixão pela nossa própria imagem sempre em busca de nossa identidade. Procuro reinvenção de formas com a fotografia como figura central. Muitos me acham um chato e outros, mais criativo do que a própria criatividade. Penso que ninguém será um bom fotógrafo se não conhecer sua história. Assim temos a possibilidade de nos tornarmos até um profissional de respeito e melhor capacitado, a partir do momento em que compreendermos a importância do nosso trabalho. Fotografia nos possibilita registrar lugares, viagens, épocas, revelam nosso cotidiano comprovando que o valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, Recordamos olhares amigos, expressões de sorrisos, braços abertos nos acolhendo. A você, amante do clik, lembro-lhe que deve sempre limpar seus equipamentos. Aprendi que devemos aprender, valorizar o motivo principal, compondo-o com fundos em perspectivas. Aprendi que devemos acionar o flash mesmo com sol para captar as feições do fotografado com nitidez. Estou percebendo, pelos depoimentos do grupo RIO POMBA – FATOS E FOTOS, idealizado e coordenado pelo competente amigo Williams, rio-pombense residente em Assunção do Paraguai, que para uns uma parede com buracos é apenas uma parede com buracos, para outros, é mais do que isso, uma textura, um jogo de formas e de volumes em que a LUZ desenha contornos caprichosos. Que maravilha! A luz é a alma da fotografia. Deduzi que a verdadeira beleza é tão particular, tão nova que, às vezes, até não a conhecemos como beleza. Nossssa! Tirar fotos, em qualquer ocasião, é como eternizar as belas paisagens, os locais por onde passamos e nossos melhores momentos e recordações.




Meus filhos dizem que sou do tempo do fogão Cosmopolita, da geladeira GE, das máquinas fotográficas antigas Zenit, Yashica, Olympus Trip 35 e Pen (tenho delas), Rolleiflex (tenho uma), Kodak Hawkeye Instamatic dos Anos 70, Agfa Color Solaris e da Polaroid. Meus netos poderão dizer que fui do tempo das câmeras digitais modernas Nikon, Canon, Sony, Casio, Olympus, Panasonic... Sansung.



A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia. Foi através da divulgação de suas Heliografias que Niépce acabou conhecendo outro personagem histórico: Louis Jacques Mandé Daguerre. Em 1835 Daguerre desenvolveu um processo usando prata numa placa de cobre denominado daguerreotipo.

Considera-se que a data de invenção da Fotografia é a data de apresentação do processo de Daguerre à Assembleia Nacional Francesa, em 7 de Janeiro de 1839. No ano do meu nascimento, sô!

Recentemente, os processos fotográficos modernos sofreram uma série de refinamentos e melhoramentos sobre os fundamentos de William Henry Fox Talbot. A fotografia tornou-se o mercado em massa em 1901 com a introdução da câmera Brownie-Kodak e, em especial, com a industrialização da produção e revelação do filme.

Para o fotógrafo amante da fotografia em preto e branco, pouco mudou desde a introdução da câmera Leica de filme de 35mm em 1925. No meu baú de fotografias a maioria das fotos foram tiradas com câmeras do gênero. Muito pouco foi alterado nos princípios desde então, além do filme colorido tornar-se padrão, o foco automático e a exposição automática. A gravação digital de imagens está crescentemente dominante, pois sensores eletrônicos ficam cada vez mais sensíveis e capazes de prover definição em comparação com métodos químicos.

Fotografia colorida - A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. O primeiro filme colorido, o Autocromo, não chegou ao mercado antes de 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata. O primeiro filme colorido moderno, o Kodachrome, foi introduzido em 1935 baseado em três emulsões coloridas. A maioria dos filmes coloridos modernos, exceto o Kodachrome, são baseados na tecnologia desenvolvida pela Agfacolor em 1936. O filme colorido instantâneo foi introduzido pela Polaroid em 1963. Recentemente em Florianópolis, havia um careta batendo fotos com uma Polaroid. Eu tenho uma aqui em casa para recordação, devido ao meu eterno fascínio por fotos.

Fotografia digital. Em 1990, a Kodak lançou o DCS 100, a primeira câmera digital comercialmente disponível. Seu custo impediu o uso em fotojornalismo e em aplicações profissionais, mas a fotografia digital nasceu.
Fontes: Meu baú de recordações, pesquisas nos meus aufarrábios, com os fotógrafos do meu tempo de ginásio o eterno amigo Caverinha, Chico Piroca e Zoberto, que muitos teimavam em chamar de Daguerre e agora podemos entender porque.

Percebi que as coisas mais bonitas do mundo estão nas sombras das fotos e nas lembranças da mente. Sou daquelas pessoas que se drogam com, músicas, blog e fotos.
                     (Antônio Fábio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário