segunda-feira, 4 de junho de 2012

- Aeroporto Presidente Itamar Franco (APIF)

          O Aeroporto Presidente Itamar Franco é um aeroporto localizado na Zona da Mata Mineira, entre os municípios de Goianá e Rio Novo. Atende principalmente às cidades de Juiz de Fora situada a 35 quilômetros, Rio Pomba a 60 km (passando por Cel.Pacheco), Ubá a 64 quilômetros (passando por Piraúba), Rio Novo a 22 km e Cataguases a 75 quilômetros. É administrado pela empresa Multiterminais Alfandegados do Brasil. As operações de voos comerciais de passageiros foram iniciadas em 23 de agosto de 2011, após 10 anos inoperante
          O Aeroporto Regional da Zona da Mata (APIF) teve seu nome mudado em 2012 para Aeroporto Presidente Itamar Franco (APIR) em homenagem ao ex-presidente morto em 2011, do qual foi idealizador.
          Você pode sair de Rio Pomba e passar por Piraúba, Guarani, Rio Novo e logo-logo estará no aeroporto. A distância é de 50 km. Se você optar em passar por Tabuleiro, Cel. Pacheco e Goianá (terra onde nasce mais gêmeos no país) a distância é de 60 km, mas a estrada é melhor e você não passa dentro de nenhuma cidade, além de poder visualizar lindos pastos avermelhados em razão do capim gordura já escasso na região, substituída pelo resistente braquiária.
          O estacionamento é bom e gratuito, mas deverá ser remunerado dentro de pouco tempo, segundo apuramos junto ao Francetti, gerente do Aero Café que funciona no local.
          O aeroporto conta com voos diários entre Goianá e Campinas conforme a tabela de horários aposta nesse documento.
          Estão sendo discutidas e estudadas alternativas de acesso do aeroporto para a BR 040, mas problemas ambientais e políticos tem sido um entrave. Acredito que existem grandes interesses para construção de condomínios de luxo no entorno da nova rodovia.

          Esse aeroporto foi planejado para atuar no transporte aéreo de passageiros e cargas (com funcionamento previsto para daqui a uns 12 meses) e se tornar um importante hub logístico e se apresentar como um canal de importações e exportações capaz de atrair e canalizar inúmeros investimentos para a região.
          Possui instalação de sistemas de segurança, de combate a incêndio e de inspeção de pessoas e bagagens, uma boa lanchonete com capuccino etc. e tal. Empresa de locação de automóveis e táxis, ótimos banheiros e terraço panorâmico. Conta com pessoal especialmente treinado para as funções e serviços operacionais de funcionamento exigidos pela Anac.
          Possui, também, modernos equipamentos para navegação e segurança de tráfego aéreo, além de caminhões especiais de combate a incêndio. O aeroporto é bonito e até mais moderno do que muitos dos quais conheci na Europa e suas instalações bastante confortáveis.
          A Empresa Azul Linhas Aéreas, única a operar no aeroporto, opera com quatro voos diários (ida e volta), em aeronave com capacidade para 68 passageiros, ligando a cidade de Campinas à região da Zona da Mata, possibilitando aos passageiros que embarcam no APIF usufruir de todas as conexões em operação no Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas.
          Segundo apuramos, não há mais a necessidade de rebaixar nenhum morro nas imediações para possibilitar pousos de aeronaves de maior porte. Tem possibilidades de aumentar sua extensão. Esta semana meu filho Eduardo voou duas vezes nesse precurso e comprovou tudo isso. A principal pista de pouso e de decolagem do Aeroporto de Congonhas (SP), o 4º mais movimentado do país, com extensão da ordem de 2 km, é suficiente para operar as maiores e mais frequentes aeronaves do mix de frota, Boeing tipo 737 e Airbus tipo 320 ou equivalentes. O Aeroporto Presidente Itamar Franco (APIF) tem a extensão de 2.530 metros contra 2.540 m do Aeroporto da Pampulha, 2.716 m do Aeroporto Tancredo Neves (CONFINS-BH), 1.323 do Santos Dumont no Rio, 900 m do Lajinha de Juiz de Fora, 1.080 do aeroporto de Ubá e 1.760 do de Barbacena. Outros aeroportos: Galeão (4.000 m), Viracopos de Campinas (3.240 m), Guarulhos SP (3.700 m) e o Internacional de Brasília (3.200 m).
          Esse aeroporto foi construído com o objetivo de atender as micro regiões exportadoras da Zona da Mata, como Juiz de Fora, Rio Pomba, Ubá, Muriaé, Barbacena, São João del Rei e Viçosa, além de servir como terminal comercial de passageiros em substituição ao Aeroporto Francisco de Assis (Serrinha-Juiz de Fora).
          A Azul Linhas Aéreas, terceira maior companhia do mercado brasileiro, e a Trip, sexta no ranking doméstico, oficialmente assinaram um acordo de associação. Juntas, Azul e Trip somam 112 aeronaves, 837 voos diários, 316 rotas, 96 cidades atendidas e 15% do mercado doméstico, segundo as companhias.
          As aeronaves são um ATR 600 de fabricação francesa. São bonitas e com duas poltronas da cada lado do corredor, eliminando o assento do meio.


                                                            Fontes: Administração do Aeroporto e Google.

2 comentários:

  1. Boa noite,
    Gostei muito do seu blog, parabéns.
    Estou fazendo meu TCC sobre o aeroporto em Goianá, faço Turismo na UFJf e queria saber se há possobilidade de vc responder meu questionário sobre a qualidade de serviços no aeroporo em questão,
    Obrigada,
    Meu email é: raphaelajf@hotmail.com

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  2. Antes mesmo de funcionar, já estão querendo aumentar os encargos cobrados no local, isso é brasil!

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