sexta-feira, 18 de maio de 2012

- Dois Corpos de Vantagem

Subsídio - Publicado no jornal “O Imparcial”, 28 de julho de 2002

                    RAPIDINHAS



MELHORES PARTIDAS DA COPA: Para iniciar a matéria nada melhor do que ir logo dizendo quais foram: a da França para Paris, a da Argentina para Buenos Aires (Xô, Maradona invejoso e despeitado!), a da Itália para Roma, da Inglaterra para Londres e da Alemanha para Frankfur. Penso que mais de 17 milhões devam concordar comigo. Viva o Penta!!!!!
CAFU, recordista mundial, inova demonstrando nossa criatividade, que sempre fez a diferença, subindo em um pedestal digno de um PENTA...
DENÍLSON revelando-se como protagonista principal das cenas mais bonitas e hilariantes da Copa. Sempre iremos ver aqueles 4 turcos partindo para cima dele e aquele alemão deitado no chão por um de seus mirabolantes dribles.
SOBREVIDA DA CARTOLAGEM. Tomara que o Penta não nos leve a isso. Vamos resgatar as CPI’s, minha gente!
GOSTARIA de ganhar este título todos os dias: na saúde, na pesquisa científica, na educação, na indústria, na alimentação, na autoestima, nos comportamentos de nossos políticos, polícia, do povo... de cada um de nós.
O MATA-MATA em mundiais sempre deixou lembranças e dissabores ao longo do tempo. Para minimizar erros e injustiças, seria muito melhor que as oitavas fossem também disputadas em grupos de 4, como na fase inicial.
ALEMANHA 1 x 0 COREIA. Foi a vitória do futebol mecânico sobre aquele que sabe apenas correr e ganhar no apito.
NOSSO CARTÃO DE CIDADANIA, o Futebol, poderia ser ao lado do turismo nossa grande fonte de renda, como a sétima arte (cinema) o foi para os Estados Unidos.
FELIPÃO sortudo teve grande capacidade de liderança e coragem. Apostou no Ronaldinho e Rivaldo, com grande dose de risco, e ganhou. Teve capacidade e hombridade de mudar de ideia e acatar sugestões. Mudou tanto que nem sei se sua mulher o deixou entrar em casa na volta.
                      JUIZ ELETRÔNICO / ARBITRAGEM.
O PROBLEMA. Coreia ganhou da Itália, nas oitavas, com erros do juiz e da Espanha, nas quartas-de-final, com dois gols legítimos anulados pela arbitragem. Alemanha 1 X 0 Estados Unidos nas quartas com pênalti claro não marcado contra os alemães. Brasil 2 X 1 Turquia (1ª fase) com pênalti que não houve a favor do Brasil. França 0 X 0 Uruguai. O atleta francês Trezeguet ia marcar um gol que o juiz não deixou. O destino da França, da Espanha e da Copa poderia ser outro. A quantidade de erros de arbitragem foi demais.
A SOLUÇÃO. Acabar com o impedimento e instituir o JUIZ ELETRÔNICO, que consistiria, quando possível e a tecnologia e disponibilidade do local permitisse, na cabine eletrônica dando a palavra final: se teria sido pênalti, se foi dentro da área, se a bola entrou, se na jogada houve dolo ou má fé, etc., etc. Com a finalidade de transparência, a solução seria mostrada, por telões, ao público. Também achamos que os “velhos” da FIFA (como dizem) não deveriam só ficar no Bla-bla-bla... ter. Devem partir para soluções: instituir 2 juízes e 4 bandeirinhas, marcar com “Spray” os locais das faltas e barreiras conforme aprovado no país do futebol. Achamos que todos os erros de arbitragem desta Copa não foram 100% das ARBITRAGENS HUMANAS, mas dos REGULAMENTOS INUMANOS. Sou brasileiro, portanto esperançoso profissional. Acredito em soluções, inclusive para Rio Pomba, conforme nossas propostas.
MINHA SELEÇÃO DA COPA: Assisti a mais de 90% dos jogos. O goleiro é o São Marcos; Zagueiros: Cafu, Nesta (Itália), Campbell (Inglaterra) e Roberto Carlos; Meio-Campistas: Gilberto Silva, Ballack (Alemanha) e Okocha (Nigéria); Ataque: RONALDINHO GAÚCHO, RIVALDO E RONALDINHO. No banco, teríamos: Braad Fiedel (Estados Unidos) e o cara-pintada Rustu Recber (Turquia) para o gol; e para a zaga, Marques e Arrelano (México), além de Edmilson, Roque Júnior, um não-identificado da Coréia (são todos iguais) e Hierro (Espanha). Meio-campo e ataque: Denílson, Kléberson (o melhor da final), Blanco (México), Beckhan (Inglaterra), Cláudio Reyna (Estados Unidos), Hasan Sãs (Turquia) e Diouf (Senegal).

AFINAL, abrimos DOIS CORPOS DE VANTAGEM sobre nossos concorrentes. Temos 5 títulos mundiais, portanto somos PENTA e os Alemães e Italianos são apenas tri. Obrigado, Felipão! Obrigado, Penta-campeões! Nós os reverenciamos.

“A alegria do triunfo jamais poderia ser experimentada se não existisse a luta, que é a que determina a oportunidade de vencer.”
                        (da Colección de la Revista Logosofia – Tomo 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário