sexta-feira, 11 de maio de 2012

- A vez de quem está a pé

Subsídio - Publicado no jornal “O Imparcial”, 27 de janeiro de 2002
PEDESTRE -  NAS RUAS: não seja infrator, ande na linha.
NOS TRILHOS: não ande na linha senão o trem pega.







O código nacional de trânsito dedica um capítulo inteiro ao pedestre. Essa preocupação se justifica, pois a média de morte no trânsito, segundo dados oficiais, está em torno de 60%. Para estancar essa matança, a lei estabelece regras rígidas de convívio entre motoristas e pedestres. As punições são rigorosas para quem atropela uma pessoa sobre a faixa de segurança, por exemplo. Os pedestres também ganham manual de boa conduta, que prevê multa para quem não anda na linha. ATENÇÃO MOTORISTAS DE RIO POMBA, saibam disso: quem estiver atravessando a rua sobre as faixas de segurança sempre terá preferência de passagem, exceto onde houver semáforo.


Por falar em faixa de segurança, elas estão necessitando ser avivadas e, algumas delas, mudadas. Não entendo o porquê de existirem faixas logo depois de uma curva. O motorista só irá vê-las quando estiver em cima delas ou até passado por elas, como a que está ao lado do FORUM, em frente à Prefeitura. Quando o pedestre, por qualquer motivo, não tiver acabado de atravessar a rua, a preferência ainda continua sua. Lembro aos moradores do Gordo que eles devem andar no passeio e deixar a rua para os carros. Quando não houver passeios e não for possível andar por eles, a circulação nas ruas será feita com prioridade para os pedestres, que devem caminhar em fila única pelas laterais.


O CICLISTA, empurrando a bicicleta, pode ser equiparado ao pedestre em direitos e deveres. Pedalando, tem que obedecer às leis do trânsito. Você já viu em Juiz de Fora, por exemplo, uma bicicleta descer a Av. Rio Branco na contramão? Isso é uma constante nas nossas ruas. O pedestre olha para a esquerda e como não vem carro, atravessa e a bicicleta na contramão o atropela (SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME).


DEVERES DO PEDESTRE. Não é permitido andar nas ruas, exceto para cruzá-las e onde for permitido. Não se pode cruzar a pista nos viadutos, pontes, túneis, cruzamentos, a menos que haja sinalização específica. Não se pode usar as ruas em grupos capazes de perturbar o trânsito ou praticar esportes, sem autorização. Até o ciclista que conduzir sua bicicleta de forma agressiva (contramão) ou em calçadas (PASSEIOS), onde não seja permitida a circulação, está sujeito a multa e remoção da bicicleta. Todas estas infrações são consideradas de natureza leve e o valor da multa é de R$ 23,00.

(Fonte: Especial QUATRO RODAS)
Rapidinhas

• JULGAR A SI PRÓPRIO E LEGISLAR EM CAUSA PRÓPRIA. O primeiro mau exemplo do século foi dado pelo Tribunal Regional do Trabalho de Brasília quando dobrou seus próprios salários ((222%). Fizeram-me lembrar dos deputados mineiros (64 mil). Todos tiveram que devolver o valor do repasse. Que tal se houvesse uma lei em que o percentual de seus aumentos não pudesse exceder aos concedidos aos brasileiros da classe média (bancários, professores etc.)? LIÇÃO DO EPISÓDIO: não se pode deixar as corporações decidirem coisas do gênero. Não concordamos com a corrupção, a falta de ética, o empreguismo, a ideia de “levar vantagem em tudo”. Não queremos desesperança.
• CAIXAS DE AUTO-ATENDIMENTO BANCÁRIO. A pessoa coloca dia 20, não aceita – coloca dia 19, não aceita – coloca dia 18, não aceita – e a fila aumentando e as pessoas nervosas – coloca dia 17, não aceita. Você pergunta: que dia é hoje? Ninguém sabe. Você coloca dia 16, aceita. Aí você consegue pagar e/ou transferir o dinheiro. Tudo isso porque você não sabe que dia é hoje ou porque esses dias eram não-úteis por qualquer motivo. Se for carnaval e fim-de-ano, então, o problema é muito maior. Isso se observa a toda hora. SOLUÇÃO: os bancos deveriam colocar um calendário afixado em cada caixa e a máquina informar o dia admissível para transferência. Somos nós que fazemos e programamos essas máquinas.
• DEVER DE CRISTÃO. É meu dever e seu dever denunciar, alertar e apresentar soluções para os problemas que atingem o cotidiano do riopombense. Cristianismo é avanço, é esforço de mudar para melhor. Foi por isso que Cristo nasceu, morreu e vive para sempre entre nós.

“Queiras ou não queiras escutar a razão, cedo ou tarde ela há de se fazer ouvir.”

                                                      (Ditado popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário