sexta-feira, 11 de maio de 2012

- Adro da Igreja Matriz de São Manoel

        Publicado na minha coluna “Subsídio” do jornal “O Imparcial” de 10 de fevereiro de 2002.


Preliminarmente, gostaríamos de nos valermos do “Aurélio” para esclarecimento de alguns termos, quais sejam:

ADRO (do lat. atriu). Terreno em frente e/ou em volta da igreja, plano ou escalonado aberto ou murado; períbolo.
PATAMAR. Espaço mais ou menos largo no alto de uma escada ou entre dois lanços de escada.
PALANQUE. Estrado em degraus, para espectadores de festas ao ar livre.
ESTRADO. Em geral de madeira (Donde se subentende que possa ser de concreto etc.).
Deixando as minudências, vamos logo aos finalmente.
Toda vez que via os competentes e criativos amigos Alaor e Toninho Mendes, entre outros, armando o trabalhoso palanque de madeira em frente à Igreja para se instalar um altar e/ou para servir para alguma festa de cunho religioso, sentia uma angústia, uma ansiedade, uma aflição intensa, sofria e ficava atormentado. Então me pergunto: por que não construir um “PALANQUE” ou “PATAMAR” definitivo para esses fins. Minha preocupação, hoje desfeita, é que isso não poderia, de forma alguma, ferir a paisagem, prejudicar a cidade de alguma maneira, ou coisa que o valha.


Convencido que isto é perfeitamente viável, fácil de fazer, com pequenos gastos e que se enquadraria perfeitamente e harmoniosamente (smj) com a Igreja, e com o contexto urbanístico por nós proposto para a Pça. Min. Odilon Braga, conforme nosso “Subsídio de domingo p. passado”, e que, ainda, seria muito mais bonito, bom para ficar em definitivo, resolvi procurar uma pessoa acessível, criativa, empreendedora, um se humano de primeira grandeza. Aí, procurei quem? Nada mais nada menos que o pároco da Igreja, o amigo Pe. Marcelo. Disse-me Pe. Marcelo, que já houvia procurado o Sr. prefeito Giovani Baía, que foi prontamente a favor de construir o tal “PATAMAR”. Por essas e outras é que estou fazendo o meu “Subsídio, minha contribuição”, para esclarecimento ao meu POVO, esperando que sirva também, de alguma maneira, de auxílio para que um URBANISTA possa se valer.


O PROBLEMA & A SOLUÇÃO. De mãos dadas. Consenso de todos os envolvidos.


Vamos à ação, portanto.



NOTA de 17.02.2012 – A ideia inovadora do Subsídio, com o intuito de melhorar o aspecto paisagístico da cidade, logrou êxito e um projeto muito melhor foi executado por arquiteto competente. Agora o palanque está definitivamente montado com um passeio muito bom e mais seguro para os transeuntes e tem até lugar para se estacionar carros e o trânsito flui normalmente. O objetivo foi alcançado, portanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário