sexta-feira, 18 de maio de 2012

- Rosa Mística, antes e depois

Subsídio - Publicado no jornal “O Imparcial”, 14 de setembro de 2003.
Antes: Deslizamento e soterramento eram iminentes. Este local invadido não apresentava nenhuma condição de segurança. Comprove.
Terreno invadido com construções em situação de grande risco.

Depois: Foram executadas as contenções desta encosta, a drenagem das águas da chuva e a urbanização com calçamento em briquete de cimento e meio-fio. Falta plantar grama nos barrancos, a exemplo do morro da Rodoviária.

      É com grande contentamento que voltamos a falar sobre o assunto, porque a Prefeitura solucionou o problema de maneira satisfatória. Trata-se do Bairro Nossa Senhora Rosa Mística, que fora escolhido para quadra de esportes para aquela comunidade tão sofrida. O projeto encontrava-se na Prefeitura, mas o prefeito Toninho Mota não chegou a concluí-lo, em razão de seu falecimento de forma prematura e covarde.
      Pois bem, o local foi invadido pelos sem teto, movidos e incentivados por motivos eleitoreiros, que colocaram suas vidas em perigo. Somente não deverá ser, com certeza, a bem da verdade e da justiça, um local marcado por tragédias pelas próximas chuvas porque o nosso prefeito Giovani houve por bem antever o problema, promovendo a contenção das encostas, drenagem das águas das chuvas e sua urbanização, inclusive com calçamento em briquete de cimento e meios-fios. Águas passadas e futuras. Solucionáticas. Parabéns, senhor Prefeito. Normalmente, o que vemos todos os anos e que, infelizmente, deverá acontecer outra vez são deslizamentos, desabamentos e mortes por falta de soluções preventivas em Petrópolis, Teresópolis, Rio, Juiz de Fora, Angra dos Reis, Belo Horizonte, Contagem, Visconde do Rio Branco, Cataguases e muitíssimas outras cidades. Isso seria, além da falta de vontade político-administrativa, um descaso às famílias carentes que, normalmente, ocupam esse locais, geralmente morros, encostas em meio às matas, margens de rios etc. Quem morrer não volta mais. E esse pessoal não tem culpa não. A gente tem obrigação de protegê-lo. Observem que, quando acabaram as últimas chuvas, não acabaram as providências da administração municipal. Pelo contrário, elas vieram em boa hora. Antes que o mal cresça, corta-lhe a cabeça, como diz o ditado. Então, esse negócio de invasão seria um bom negócio? Regularizar a situação dessas famílias com as escrituras, não seria uma forma de incentivar que outras famílias ocupassem outros locais de risco?
      Elevados danos econômico-financeiros ao município: casas em situações precárias em virtude de chuvas, desabamento de vias públicas, reconstruções de pontes e de lares e corações partidos. Tudo isto queremos evitar com soluções preventivas, conforme acima demonstrado. Essa é uma das razões de nossa coluna. Uma chuva de granizo, conforme aquela de 31/AGO/03, que trouxe consequências desastrosas para o município, só São Pedro poderia nos proteger dela. Contra isso não podemos nos prevenir, “a não ser aqueles que têm aquecedor solar com placas de vidro, porque estes não podem jogar pedra no telhado dos outros”.
                         Rapidinhas
      • Casa a perigo. Pedimos socorro para a residência do casal amigo Márcio do BENGE (do Zé do Pio) e sua esposa Marilaila, do Geraldo Caiafa, como são conhecidos. Esta casa situa-se na esquina do Morro Sta. Cecília com a Pça. do Rosário e está prestes a cair. Não aguenta mais dias de chuva. Será que não teríamos uma verba para isso? A consequência será maior se a casa desmoronar e interditar a rua.
      • O pai começou, o filho, orgulhosamente, acabou. A Praça do Rosário está ficando muito bonita com o novo projeto paisagístico, que a prefeitura está executando em parceria com a AMAR – Associação dos Moradores e Amigos do Rosário. Parabéns. Será que essa parceria não poderia ser reeditada relativamente à casa citada?
      • Dia da Independência. Esse desfile cívico promovido pela prefeitura municipal deu-nos oportunidade de nos emocionarmos patrioticamente, novamente. Foi um despertar de brasilidade e sentimentos verde-amarelo. Aplausos.
      • Cavalgada cívica. Nosso povo foi agraciado, logo em seguida, com um espetacular desfile do Clube do Cavalo, organizado pelo valoroso Tejinho, que recepcionou, magistralmente, com comes e bebes os participantes em sua propriedade rural. Foram aproximadamente 1.000 cavaleiros e amazonas desfilando, causando entusiasmo, contentamento e admiração em todos. Parabéns.

ANTES



DEPOIS
NOTA de junho de 2012: nossas administrações municipais têm sido, ao longo do tempo, muito boas. Nesse local foram construídos calçamentos, muro de contenção, escadas para escoamento de águas fluviais e agora em abril de 2012, esse ginásio coberto, mas ainda necessita de cuidados especiais. Assim como a vargem da estação, nunca foi um lugar apropriado para se construir moradias. Olho aberto meu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário