segunda-feira, 14 de maio de 2012

- PRAÇA GETÚLIO VARGAS

                 Subsídio  (Publicado no jornal “O Imparcial”, 07 de abril de 2002.

Até que o sol não brilhe, acendemos uma vela na escuridão (Confúcio)

                                                                                                     


          A solução indicada
pela seta resolve o problema do
perigo de veículos na contramão.

A PRAÇA QUE VIROU SORVETE. Seguinte: “Kibon é gostoso e faz bem”; aí veio outra indústria de sorvete e colocou o nome de ESQUIBOM para, evidentemente, aproveitar a propagando da KIBON, que judicialmente a obrigou a mudar de nome. Daí o nome de “SORVETE SEM NOME”, na tentativa de ironizar a determinação judicial. Pois bem: a pça. Getúlio Vargas teve seu nome mudado pela Câmara Municipal, mui merecidamente, para praça Dr. Romeu Vidal. Tiraram as placas indicativas que havia em todas as esquinas e o comércio foi notificado da mudança de nome (não sei se oficial ou oficiosamente), também não importa. De qualquer maneira, a Câmara dos Vereadores chegou à conclusão, a posteriori, de que a praça não poderia ter o seu nome mudado de forma arbitrária, ou seja, sem PLEBISCITO, e, às vezes, até com o consentimento dos parentes do nome da praça original. As possibilidades de aprovação, de acordo com a lei, de mudança de nome são menos de 5%, portanto muito difícil. Parece-me que existe uma lei proibindo mudar nomes de pessoas de lideranças do poder executivo (prefeitos, governadores e presidentes) sem plebiscito etc. Isto posto, tiveram que voltar atrás. Hoje, a praça não tem placas indicativas em nenhuma das esquinas. Tornou-se uma PRAÇA SEM NOME, COMO O SORVETE. Isto tem dificultado muito a entrega de mercadorias no comércio local.
      A praça é muito bem dividida (smj/salvo melhor juízo), com tudo nos seus devidos lugares, porém necessitando retirar a Coroa-de-Cristo (nome científico: Euphorbia splendens), que espinha e pode até cegar conforme aconteceu com um funcionário da Prefeitura; impõe-se que em seus canteiros sejam plantadas plantas ornamentais; é indicado e preciso que seja calçada (Cerâmica tipo a do ALPHAVILLE, do trevo BB/Ouro Preto – vá e verá), eliminando qualquer chance para as bactérias; inevitável tirar esse CAIXOTE, ou seja, essa barraca de lanche que dá um aspecto desagradável à paisagem urbana (é feio e sem praticidade). Se for o caso, remanejá-lo para dentro da praça com um projeto urbanístico-arquitetônico. Enfim, cuidar dela.
      A bem da verdade, tenho a dizer que moradores da praça procuraram-me para servir de PORTA-VOZ do mal maior, qual seja: veículos descendo a rua Domingos Inácio e dobrando à esquerda, na contramão logo que chegam à praça. Estão colocando em risco a vida de diversas crianças que ficam ali brincando. Às vezes sobe-se na contramão, muito raramente, pela Domingos Inácio. Daí nossa sugestão conforme CROQUI com canteiro ou até mesmo bloco de cimento.

O PROBLEMA. Praça mal cuidada, sem placa indicativa e ocasionando perigo com veículos na contramão.
A SOLUÇÃO. Cuidar da praça com projeto urbanístico e resolver já o perigo que estão correndo nossas crianças, conforme idéia do CROQUI, SIMPLES, FÁCIL e BARATO.

A barraca existente degrada a paisagem. A única coisa que tem de bonita ai é esse ipê amarelo lindíssimo. Se for o caso de ter obrigatoriamente uma barraca de lanche nesse local, que se faça um QUIOSQUE decente, dentro da praça conforme esse da foto da Praça de Paraíba do Sul-RJ, com mini cozinha, freezer e banheiro.


“Cada coisa tem sua hora e cada hora o seu caminho”.

                                                      (Raquel de Queiroz)
NOTA de 14.05.2012 – Com a implantação da nova sinalização de trânsito e as placas de ruas conforme nossa sugestão, a praça agora tem nome.


Nenhum comentário:

Postar um comentário