segunda-feira, 14 de maio de 2012

- PONTE DO MATADOURO

                                                  (Crônica publicada no Imparcial de 28.09.2003)




Se é possível, considere feito; se impossível agora, há de fazer-se num futuro bem próximo. Em 02.DEZ.2001, nas folhas deste semanário que nos enche de orgulho, dia de aniversário do meu saudoso e querido pai Renato, em nosso SUBSÍDIO IV (não esperávamos ir tão longe) já havíamos feito um alerta sobre as condições de perigo desta ponte. Dezenove meses depois, ela ainda continua trincada e agora mais abalada pelas últimas enchentes. Na ocasião, com a aprovação do meu primo engenheiro, também do partido “RP” (Rio Pomba) sugerimos fazer um acréscimo nas laterais da ponte com dupla finalidade. Uma seria a de reestruturação que, inclusive, tornaria independente e mais segura a instalação existente da adutora de água da Copasa, responsável pelo abastecimento da cidade e outra seria um passeio de 1,20 cm de cada lado (laterais) para maior segurança dos pedestres. Esse tipo de passeio, sugerido por nós, já fora executado pelo Toninho Mota na Ponte da Rua João Marcelino (do Ginásio). Lembram-se? Ele ia fazer isto também na ponte do Matadouro. Felizmente, para São Pedro, um futuro bem próximo é bastante elástico para uma prefeitura, até então, desestruturada. Esse santo, resignado, se revelou paciente sabendo que as providências se avizinhavam. Temos notícias de que elas deverão ser tomadas logo-logo. Graças a Deus! Imagino que deva ser com recursos próprios da prefeitura (o homem faz milagres?), que sua recuperação deva ser com reforço do pilar central, da estrutura, das trincas, da proteção das laterais quebradas e com o tal passei pedido. Assisti à inauguração desta ponte quando estudava no ginásio, por volta de 1953 e não me lembro de ter recebido, convenientemente, reformas de qualquer administração municipal. De agora pra frente esta ponte poderá até mudar de nome, pois o matadouro, não o do papel, deverá ser instalado no bairro lindo vale, sito à Av. Djanira Lucas Esteves, 400, naquele terreno que já foi do amigo Titito da Elvira. Cada coisa a seu tempo. Não é à toa que temos acreditado desde nossa primeira fala por escrito.

Uma prefeitura que recebe auditores federais que examinam suas contas e documentos, que entram em contato com a população para eventuais denúncias e reclamações, inclusive dos Conselhos das entidades organizadas para pôr as coisas a limpo, e, que recebe somente referências elogiosas e que vê auditores aprovando, com nota 10, todas as suas ações de governo, só poderia encher, a todos nós rio-pombenses, de orgulho. Nenhum ato de improbidade administrativa encontrado, nesta administração que já colecionava o 1º lugar em Minas em desempenho e exatidão conferido pelo Conselho de Contabilidade e o 27º, entre 6 mil municípios, em todo o Brasil. Isto também nos enche de orgulho. Ao nosso prefeito Giovani e toda sua equipe o nosso reconhecimento. Que isto sirva de exemplo para soluções de fatos como estes abordados no próximo parágrafo. Assim Seja.

Reforma moral. Nosso país precisa urgentemente de uma reforma moral que atinja senadores, deputados, prefeitos, vereadores, governadores, magistrados, presidentes... todos. Aí, iríamos partir para a trabalhista, fiscal, ministerial, política, a previdenciária e outras. Iríamos acabar com arrogâncias de togados inidôneos e o fato de mandatos transformarem-se nos melhores empregos. Remar contra a maré enfrentando problemas, solucionando-os. Observar a Constituição, os direitos adquiridos, a parar com isso de só apoiar quando receber algo em troca. Há gente demais. Diminuir o número de pastas afastando aqueles incompetentes amigos do rei derrotados nas urnas que o governo abrigou (que saudades do Serra na Saúde). Parar de beneficiar somente os bancos em detrimento dos legítimos interesses dos brasileiros. Acabar com essa aberração jurídica da bitributação. A parar de extorquir e confiscar dos inativos, parte de seus proventos. Instituir o ICMS único, evitando brechas na lei que têm permitido liminares inidôneas concedidas, principalmente, em cidades do estado do Rio. Solucionar o problema da impossibilidade dos nossos irmãos fazerem planos de saúde por serem impossíveis para idosos e doentes, justamente quando mais precisam deles. Parem de enganar os cegos. Sabemos dos proventos por via indireta de todos, queremos férias iguais para todos, horários de trabalho também, reforma nas aposentadorias dos parlamentares e que não sejam eles a julgar em causa própria. Quem vota as reformas não são atingidos por elas. Deputados se aposentam melhor e mais cedo. É preciso banir uns 270 deles (235 bastaria para representar 27 estados).

Estupro a pior das agressões depois da tortura. Um mancha a honra, a moral, o outro, a democracia. E olhe que a tortura é uma forma desprezível e brutal que, por desgraça, espalhou-se pelo país. Pensamos que tinha acabado no tempo de ditadura, mas não – vejam o que fizeram com aquele chinês, naturalizado brasileiro, preso no aeroporto. Chan Kim Chang vendeu sua pastelaria no Rio, tendo apurado 30 mil dólares para viver, menos penosamente, nos Estados Unidos com mulher e o filho de 13 anos. Mataram-no a pancadas sob o pretexto de que ele estaria levando dinheiro do país. Evasão de divisas que nada. Prevaleceu o olho da cobiça. Policiais, sherloques nativos assassinos, com licença para extorquir e matar. Eles queriam era ficar com o dinheiro do chinês. E o que dizer dos bilhões de dólares que saíram do país no escândalo do Banestado e que quase ninguém se anima a investigar? É preciso mudar as leis inclusive a penal (passando a responsabilidade penal para 13 anos), unificar a polícia, criar unidades de elite e inteligência e, sobretudo, combater a impunidade. No campo social investir pesado na educação e planejamento familiar. A pior falência é a moral. Quando os maus exemplos vêm de cima o que esperar? Queremos moralidade, justiça, transparência e coragem. Não somos um samba de uma nota só.
“O respeito e a tolerância mútua propiciam os acercamentos e atenuam as diferenças.”
                                                          (da Colección de la Revista Logosofía- Tomo 4)



        NOTA de 04.JAN.2012 – A ponte foi remodelada pelas duas última administrações municipais. O acréscimo para pedestre foi resolvido em 2011 conforme nossas sugestões. Foto de autor de 29.JAN.2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário