domingo, 13 de maio de 2012

- Pça. Dr. Último de Carvalho e R. Quírico Marini nos moldes do Alphaville lagoa dos ingleses

(Documento entregue ao Sr. Prefeito Dr. Fernando Antônio Dutra Macedo) – entre outros – convocado que fui)

      Esta nossa praça sempre foi objeto de orgulho da nossa Cidade Sedução. O saudoso prefeito Paulo Furtado (quanto tempo!) foi o último e remodelá-la. Pensamos que seria necessário calçá-la, evitando assim a proliferação de bactérias em virtude dos cães e gatos. Isto foi feito nas Praças Raul Soares de Ubá e de Belo Horizonte e estão fazendo em muitas praças do Rio. Nela também deveria ser construído um mictório público nos moldes do Parque Halfed de Juiz de Fora, Gramado (RS) e muitas outras cidades, tendo em vista que nossa cidade é muito festeira.
      NA Rua Quírico Marini, o Toninho Mota já ia fazer um virador no fim da rua e providenciar um calçamento adequado, ou até mesmo, o seu asfaltamento ou calçamento em broquete de cimento. Tenho a dizer que, para que isto aconteça é necessário refazer a rede de esgoto e água pluvial, danificadas.
      Hoje, Dr. Fernando, estou apenas fazendo uns pequenos esclarecimentos, por óbvio e anexando algumas imagens para melhor compreensão da ideia. Antes disso, teço alguns comentários sobre um lugar maravilhoso que poderia nos servir de exemplo, claro, assim:
Alphaville lagoa dos ingleses é uma lagoa artificial, situada no município de Nova Lima, Minas Gerais criada com o objetivo de ser uma barragem para armazenar água da chuva que posteriormente seria utilizada para gerar energia elétrica para a Mina de Morro Velho.
      Hoje um empreendimento urbanístico que se transformou no grande responsável pelo novo cenário da rodovia que liga Nova Lima a Ouro Preto, a 20 minutos da capital mineira.
      É isto que queremos para Rio Pomba. Um cenário que ficará marcado positivamente na memória de todos, inclusive dos visitantes. Uma forma melhor de viver a vida, sem as atribulações do dia-a-dia e com uma agradável sensação de bem-estar e conforto, em um lugar de prazer e harmonia com a família, com os amigos e com a natureza. O projeto foi inspirado em modelos similares implantados nos Estados Unidos, como o Les Jardins e Boca Raton onde nasceu meu neto Brandon, filho do meu filho Márlon, que, felizmente, já tive a graça de conhecer pessoalmente.
      Sim, pode-se dizer que é uma nova região de expansão nos subúrbios de Belo Horizonte. Distante cerca de 20 minutos de carro do Belvedere, a Lagoa dos Ingleses é uma lagoa de água cristalina e limpa, rodeada por montanhas de vegetação seca e próxima à BR-040, que liga BH ao Rio. Em volta da lagoa, existe uma área comercial com restaurantes, lojas, pizzarias, posto de gasolina, escola, faculdade, clube, farmácia etc, além de vários condomínios residenciais independentes. Foi tudo idealizado em 1998, e hoje, é um sucesso. A área comercial é totalmente aberta ao público, e fica lotada nos finais de semana. A fiação é totalmente subterrânea, as calçadas são todas padronizadas e os jardins e o paisagismo é impecável. É tudo limpíssimo. Não são permitidos outdoors e nenhum tipo de poluíção visual.

Veja que é bom para Rio Pomba fazer aqui uma coisa semelhante. As ruas são assim:






“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes, terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.”
                                                           (Bill Gates)
NOTA – 04.01.2012 – A Rua Quírico Marini foi calçada e tudo resolvido conforme nossas sugestões, mas o viradouro necessário não foi feito. Quanto à nossa Pça. Dr. Último de Carvalho, ao que tudo indica não terá o mictório público sugerido nem tampouco o calçamento.


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário