sábado, 13 de outubro de 2012

- CAFÉ LITERÁRIO da E.E. Santo Antônio de Silveirânia – MG

     


     
Numa certa tarde bateu à minha porta um aluno do Grupo Escolar de Silveirânia, no dia seguinte duas alunas também me convidaram para participar do evento. Doei o meu livro de poemas PEDAÇOS DE UM INSTANTE para o Grupo. Compareci, tendo chegando um pouco atrasado porque só recebi o convite faltando uma hora para o início dos trabalhos, mas valeu à pena porque minha alma não é pequena, parafraseando Fernando Pessoa. Tudo isso na noite de 03 de outubro de 2012.


      O projeto deste ano foi sobre: VALORIZANDO OS ESCRITORES DA NOSSA TERRA. O café literário foi especialmente planejado pelas professoras da Língua Portuguesa Lenice Alves Moreira, Mara Marques e a professora de Artes Cleide Maria Lamas. Contou também com a colaboração de todos os professores, estudantes, servidores, equipe pedagógica e, em especial, do diretor da Escola Estadual Santo Antônio, Manoel Teixeira Alves, que abraçou o projeto. Essa primeira versão contou com uma exposição de contos, crônicas e poesias dos escritores convidados. Notei também a presença da ex-diretora Maria Léia Lamas e, de Rio Pomba representando seu falecido avô, o escritor Poeta Péricles de Queiroz que deu nome a Biblioteca Municipal de Rio Pomba - a aluna Darcília Lopes de Queiroz e Antônio Fábio. Do município de Silveirânia compareceram representando o escritor Ricardo Nacif Najim, a coordenadora do CRAS Marilda de Fátima Lamas; representando a escritora Valéria Áureo, a professora da Língua Portuguesa Margareth Áureo: os poetas José Lucas de Oliveira, o Totó Fernandes dos meus tempos, Róbson Felipe Alves, José Dias dos Reis e as poetisas Júlia Mota e Lilian Soares que trabalha aqui na AF de Rio Pomba bem pertinho da minha casa.

      Esse projeto cultural foi sensacional, inovador e me possibilitou curtir novamente esta terrinha abençoada por Deus. Penso que ele pode ter tema distinto a cada ano. Os estudantes se revelaram muito animados, descontraídos o que fez o clima bem gostoso à semelhança dos quitutes preparados por eles. Hummmm!!! Aí me perguntei já em prosa: existe coisa mais gostosa? Ainda me perguntei: café e literatura combinam? Um café descendo quente pelo bule reluzente/ Combinam? Se for para incentivo à leitura num ambiente descontraído combinam sim, claro. A informação é algo que deve ser acrescida de reflexão e a notícia precisa fazer a diferença na vida das pessoas. Somos todos aprendizes. O café posto todos os dias na mesa do brasileiro é a bebida mais consumida do mundo. Tem gosto de prazer, de família e de cafuné. A leitura também é simples e pode transformar nossos dias.

      Os cliques digitais estavam a todo vapor quando me foi dada a palavra depois de outros cinco já terem feito uso dela. Pediram que a gente se limitasse a falar 15 minutos. Agradeci o convite e me apresentei. Disse das minhas ligações com a cidade quando jogava bola com o saudoso Wanderlei Arantes, com o Merico, com o Fabinho e outros. Informei que já havia morado na Fazenda São Manoel que foi do meu avô Tunico Homem, do tempo do saci-pererê e da mula sem cabeça. Nessa época eu era a assombração conforme consta do meu livro CRÔNICO & CAUSOS também doado para a escola. Por isso, até hoje, dizem que a fazenda é assombrada. Expliquei que trabalhei no Posto Avançado do Banco do Brasil em Silveirânia com muita honra. Apresentei meus três livros editados, falei dos outros que estão no meu blog afabiobrasil.blogspot.com. Convidei a todos para o lançamento do meu novo livro no dia 03.11.2012 em Rio Pomba. Declamei a poesia de minha autoria do meu livro de poemas PEDAÇOS DE UM INSTANTE, pág. 76: “NOSSA ESCOLHA”. ... Bonito é nunca deixar de acreditar de que se é capaz / Bonito é acreditar que todo sonho pode se realizar... Achei que esse poema era apropriado para os alunos da escola. Falei das dificuldades para se fazer obras iguais, que a tarefa era árdua, mas não impossível. Era fascinante! Aí, o ponto alto: falei a todos sobre o CAUSO DO CACHORRO da pág. 292/293 do meu novo livro. Foi quando saí da roça para buscar uma motosserra na cidade e um cachorro meu mordeu e eu tive que meter o dente nele também. Era minha única arma no momento. Posteriormente fui ao hospital para dar pontos na perna e outros procedimentos. Contei o caso, no início já começaram rir um pouco e no final se esbaldaram de rir.

      Após o encerramento, passamos para os comes e bebes e para e o conversê. Fernandina, minha esposa e musa inspiradora e eu, fomos tratados como da realeza. Conversei com as professoras de lá e até pensei que eles devam ter feito concurso de beleza para admiti-las. Não era necessário importar nossas “GIZELAS” de Rio Pomba: Rachel filha dos meus compadres Marlene e do Betinho, a Ita que cantava comigo no Coral de Rio Pomba e era uma Soprano de lindíssima voz e da Wotaíza de beleza e morenice ímpar. Eles já tinham suas pérolas fashion, chiquérrimas, charmosas e talentosas de rara beleza, mas essa atitude veio a somar virtudes. Todas nos vestiram de emoções. Estão escrevendo o futuro mesclando o prazer da leitura e escrita com o aroma verde e amarelo.

      Para mim, foi uma honra ter sido convidado a participar da importância deste grandioso projeto que tanto nos ensinou. Espero desfrutar novamente desses momentos mágicos nessa escola pública que é referência nas Nossas Gerais.

      Estou na expectativa de que, sinceramente, até mesmo essa minha crônica e esse protótipo de logotipo sugerido para o evento, sejam úteis e do agrado de todos.

                               Muito obrigado e

                               Meu abraço poemático.
“Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra for pura e reta.”

(Provérbios: 20:11)

Um comentário:

  1. Sildo Vital Gaudereto14 de outubro de 2012 às 15:21

    Prosa divertida e agradável Antônio Fábio
    Sildo Vital Gaudereto.

    ResponderExcluir