quinta-feira, 25 de outubro de 2012

- UM CARDÁPIO SEM DROGAS

                                                                     03.NOV.2012 - Antônio Fábio

      Nesta noite de autógrafos não teremos nenhuma droga, tais como bebidas alcoólicas, crack, formicida, soda cáustica. Coca não cola nesta festa. Toda forma de vício é ruim, não importa que seja droga ou álcool. Tudo em excesso pode ser uma droga, até mesmo o idealismo. Hoje as bebidas serão diet, aquelas chamadas de ZERO, ou naturais como limonjada com hortelã (suco de laranja, limão, hortelã e cubos de gelo - Pág.161 de Receitas Cultura Humor). Meus livros de receitas, de poemas de pimenta, de piadas, sobre a roça, sobre escolas de samba, meus livros digitais sobre Europa e os outros que estão no meu blog “afabiobrasil.blogspot.com”, meus documentários digitais e este agora que está sendo lançado “CRÔNICAS & CAUSOS” são provas irrefutáveis sobre o que estou falando. Hoje teremos músicos, compositores, cantores, poetas. Não teremos qualquer problema de comportamento que possa incomodar quem quer que seja. Temos certeza de que ninguém será flagrado fumando maconha. Nenhum de nós pode ser tolerante, não podemos fazer vistas grossas ao problema, porque devemos zelar por ambientes puros onde quer que estejamos. Vamos quebrar o tabu. Devemos ter um comportamento social que possa ser admirado. Somos contra o antissocial. Além das drogas ilegais, também as drogas legais, especialmente a bebida, têm causado transtornos no nosso dia a dia. Estamos zelando por nossa obrigação moral. Digo isso por experiência própria. Parei de fumar há 23 anos e de beber há 2 anos.
      A droga e o álcool podem servir para a pessoa fazer parte de um grupo, ficar mais desinibido, participar mais de eventos familiares etc. Contudo, quando pensamos na dependência, temos de saber que os laços se rompem. Aí não há mais família, trabalho, religião. Desse modo, a ponte com o mundo rui e o que resta é o sujeito na solidão com a droga.
      Tenho visto sempre pessoas bebendo numa festa, num casamento, ou usar até alguma outra droga num programa em grupo para fazer parte deste. Vejo pessoas dizendo que "bebeu todas" ou que "apagou". A dependência é a inversão dessa lógica onde o consumidor da droga se torna consumido por ela. Há uma perda de controle sobre o querer e a vontade, e a droga se torna imperativa. O tratamento requer um distanciamento desse objeto até para que algo da vida cotidiana entre em cena.
      Você já havia pensado em ir a um lançamento de livros sem essas drogas? O objetivo do que estou dizendo é mostrar a todos e estimular a refletir sobre o problema, principalmente sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas. As drogas afetam o organismo e prejudicam a saúde. Estamos começando o tratamento com a prevenção. É uma questão de escolha.


“Não preciso me drogar para ser um gênio / não preciso ser um gênio para ser humano / mas preciso do seu sorriso para ser feliz.”                                        Charles Chaplin




4 comentários:

  1. Sildo Vital Gaudereto25 de outubro de 2012 às 12:50

    Antônio Fábio, você tem meu total apoio. As drogas e a bebida estão arruinando as famílias e a juventude.É muito triste ver crianças ainda bebendo em nossas ruas e bares. Temos a cultura da bebida. o própio pai acha graça e vantagem dar cerveja para criança. É chique ter um barzinho dentro de casa.Bebe-se por qualquer motivo até quando não se tem motivo. Todos à procura do nada que têm na vida.
    Sildo Vital Gaudereto

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Síldo. Vc, como sempre, cheio de sabedoria e sensatez.

    ResponderExcluir
  3. Para vcs só digo : Amém! falaram tudo...

    ResponderExcluir
  4. Antônio Fábio, tem o meu total apoio, tb... vivemos com muuuiiiito pouco e sem precisar MASCARAR a nossa personalidade, com qq tipo de vício... Como diz o Sildo aí em cima... "AS DROGAS E A BEBIDA ESTÃO ARRUINANDO AS FAMÍLIAS E A JUVENTUDE". O alcoolismo, a dependência química, é muuuuuuuuito triste!!!

    ResponderExcluir