quinta-feira, 25 de outubro de 2012

- UM CARDÁPIO SEM DROGAS

                                                                     03.NOV.2012 - Antônio Fábio

      Nesta noite de autógrafos não teremos nenhuma droga, tais como bebidas alcoólicas, crack, formicida, soda cáustica. Coca não cola nesta festa. Toda forma de vício é ruim, não importa que seja droga ou álcool. Tudo em excesso pode ser uma droga, até mesmo o idealismo. Hoje as bebidas serão diet, aquelas chamadas de ZERO, ou naturais como limonjada com hortelã (suco de laranja, limão, hortelã e cubos de gelo - Pág.161 de Receitas Cultura Humor). Meus livros de receitas, de poemas de pimenta, de piadas, sobre a roça, sobre escolas de samba, meus livros digitais sobre Europa e os outros que estão no meu blog “afabiobrasil.blogspot.com”, meus documentários digitais e este agora que está sendo lançado “CRÔNICAS & CAUSOS” são provas irrefutáveis sobre o que estou falando. Hoje teremos músicos, compositores, cantores, poetas. Não teremos qualquer problema de comportamento que possa incomodar quem quer que seja. Temos certeza de que ninguém será flagrado fumando maconha. Nenhum de nós pode ser tolerante, não podemos fazer vistas grossas ao problema, porque devemos zelar por ambientes puros onde quer que estejamos. Vamos quebrar o tabu. Devemos ter um comportamento social que possa ser admirado. Somos contra o antissocial. Além das drogas ilegais, também as drogas legais, especialmente a bebida, têm causado transtornos no nosso dia a dia. Estamos zelando por nossa obrigação moral. Digo isso por experiência própria. Parei de fumar há 23 anos e de beber há 2 anos.
      A droga e o álcool podem servir para a pessoa fazer parte de um grupo, ficar mais desinibido, participar mais de eventos familiares etc. Contudo, quando pensamos na dependência, temos de saber que os laços se rompem. Aí não há mais família, trabalho, religião. Desse modo, a ponte com o mundo rui e o que resta é o sujeito na solidão com a droga.
      Tenho visto sempre pessoas bebendo numa festa, num casamento, ou usar até alguma outra droga num programa em grupo para fazer parte deste. Vejo pessoas dizendo que "bebeu todas" ou que "apagou". A dependência é a inversão dessa lógica onde o consumidor da droga se torna consumido por ela. Há uma perda de controle sobre o querer e a vontade, e a droga se torna imperativa. O tratamento requer um distanciamento desse objeto até para que algo da vida cotidiana entre em cena.
      Você já havia pensado em ir a um lançamento de livros sem essas drogas? O objetivo do que estou dizendo é mostrar a todos e estimular a refletir sobre o problema, principalmente sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas. As drogas afetam o organismo e prejudicam a saúde. Estamos começando o tratamento com a prevenção. É uma questão de escolha.


“Não preciso me drogar para ser um gênio / não preciso ser um gênio para ser humano / mas preciso do seu sorriso para ser feliz.”                                        Charles Chaplin




sexta-feira, 19 de outubro de 2012

- FOTOS AÉREAS DE RIO POMBA - MG

Foram flagrantes fotográficos em apenas 10 minutos de voo em um helicóptero, mas o suficiente para vislumbrar esse cenário cinematográfico lindíssimo. Do alto a grandiosidade de Rio Pomba e seus encantos ficam mais evidentes. A vista e a sensação são indescritíveis e emocionante.


Para se fazer uma boa foto é necessário ter determinação, foco, otimismo e paixão e continua sendo o meu hobbie. É o sonho de qualquer pessoa ter o trabalho reconhecido, independente de qual seja o trabalho. Isso nos motiva. Eu sempre busquei fazer o melhor que podia em todas as áreas que trabalhei e vai ser sempre assim. Sou feliz por me realizar a meu modo, lógico. Agora, quando proporciono a realização de outro, sou mais feliz ainda. Meus amigos são mais importantes do que tudo o mais.

- NOTA: todos minhas fotos estão liberadas publicamente.



                     
     
















                             
                           
































                             
                             




























Campo do Rosário Central, Campo do Pombense e Clube da Lagoa em linha reta.

- Tente imaginar como aquela foto incrível foi feita.


    Uma das maiores verdades da fotografia é a frase que diz que o melhor equipamento é aquele que você necessita. Ela pode parecer óbvia, mas muitas pessoas não levam isso a sério. Para comprar uma câmera nova, não adianta comprar a mais cara ou mesmo a mais avançada — com um número enorme de megapixels, se tudo o que você quer é fotografias para colocar na internet ou revelar em tamanho normal.

                                            Para SE TIRAR BOAS FOTOS
CONHEÇA O MODELO DA SUA CÂMERA - A primeira dica é a mais óbvia: Conheça bem o modelo da sua câmera. Ache o manual (sei que você nem deu tanta importância pra ele quando a câmera chegou) e leia página por página até entender pra que serve todos aqueles botões.

      Não adianta muito ter uma câmera ótima se você não tem boas ideias né!? Fizemos ano passado um ESTUDO super completo com dicas pra quem quer fazer sessões de fotos, mas não tem muita noção por onde começar. Nele aprendemos um pouco sobre edição, cenários, sorrisos e regras básicas do Photoschop. Ah, e é claro, não fique só na internet. Corra atrás de livros, dos mais antigos aos novos (que são lançados o tempo todo). Visite uma livraria na sua cidade e pergunte, peça a opinião do vendedor, veja os mais procurados. No site da Saraiva você encontra vários incríveis.

      Você já parou para observar e tentar imaginar como aquela foto incrível foi feita? O ângulo que foi tirada? O trabalho de edição? São fatores assim que devem ser observados e que você vai lembrar na hora de colocar a mão na massa (ou não câmera), já sabendo que deu certo pra alguém e que também pode dar certo pra você.

                                 

 


Foto Aérea de Rio Pomba - MG - Clube da Lagoa

Foto aérea de Rio Pomba - MG

terça-feira, 16 de outubro de 2012

- Altar da Igreja Matriz de Rio Pomba - MG


      Pinturas sacras que tive a honra de presenciar ao vivo e a cores e agora levo até você. Digo-lhes que muitas técnicas foram usadas na decoração do lindíssimo altar da nossa Igreja Matriz de São Manoel de Rio Pomba - MG.
      Esse nosso altar, além do Jardim, foi uma das fontes de inspiração do produtor cinematográfico Paulo César Sareceni, falecido recentemente quando escolheu Rio Pomba para filmar cenas de Igreja do filme “O VIAJANTE”, do qual fui um dos padres com a batina do P. Galo. Histórias...

Amém, Amém! Louvado seja Meu Senhor e Deus! — em Foto: Studio Photomania Ramon Martins

Tudo me serve de inspiração, até mesmo a incompreensão.

      Tudo me serve de inspiração, até mesmo a incompreensão. Relacionar-se é uma das maiores coisas da vida: é amar, compartilhar. Para amar é preciso transbordar de amor e para compartilhar é preciso ter amor. Duas pessoas infelizes que se unem multiplicam sua infelicidade.Não espero que seja infalível, pois todos nós ao nascemos, recebemos CERTIDÃO DE NASCIMENTO e não CERTIFICADO DE PERFEIÇÃO...Não espero que me faça FAVORES PESSOAIS, mas que FAÇA A TODOS o favor de agir com justiça e tratar a todos com dignidade...

É de se pensar.....
A covardia coloca a questão: 'É seguro?'
O comodismo coloca a questão: 'É popular?'
A etiqueta coloca a questão: 'é elegante?'
Mas a consciência coloca a questão, 'É correto?'
      E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta.... O medo não é um sinal de covardia. É fácil desencorajar os outros. O mundo está cheio de desencorajadores. Temos o dever de encorajar-nos uns aos outros. Muitas vezes uma palavra de reconhecimento, ou agradecimento, ou de apreço, ou de ânimo tem mantido um homem em pé, parafraseando William Barclay.
      O homem pleno é compreensivo e ponderado, pois que, não se vê refletido nas imperfeições dos outros.
      É impossível acertar sempre. Mas o importante é que não gastemos nosso tempo nem nossa energia nos torturando. A autocrítica pelo que não deu certo, além de ser nociva para a saúde, faz com que a gente perca os passarinhos que a vida nos oferece de presente. Estou pensando alto. Não importa o que você fez, não se torture.
      Apenas perceba o que é possível fazer para consertar essa situação e faça. Se você sente culpa, perdoe-se. E principalmente, compreenda que agiu assim porque, na ocasião, era o que achava melhor fazer. Deus não vai fazer perguntas sobre as roupas do seu armário, mas vai perguntar quantas pessoas você ajudou a vestir. É certo que irás encontrar situações tempestuosas novamente, mas haverá de ver sempre o lado bom da chuva que cai e não a faceta do raio que destrói.
      - O amor é uma alegria transbordante, um estado do ser. No amor nos abrimos, confiamos, expandimos. No medo nos fechamos, duvidamos, encolhemos. Quer vencer os desafios?- confie em DEUS! Quer ser bom no que faz?- Pratique a honra e a dignidade! Quer alcançar o objetivo?- Jamais desista! Quer crescer?- tenha raízes na justiça. Quer ver resultados? Persevere o caráter. Quer ser feliz?- esqueça o passado. O Papa não é infalível. Os sacerdotes devem se casar.

























































































sábado, 13 de outubro de 2012

- CAFÉ LITERÁRIO da E.E. Santo Antônio de Silveirânia – MG

     


     
Numa certa tarde bateu à minha porta um aluno do Grupo Escolar de Silveirânia, no dia seguinte duas alunas também me convidaram para participar do evento. Doei o meu livro de poemas PEDAÇOS DE UM INSTANTE para o Grupo. Compareci, tendo chegando um pouco atrasado porque só recebi o convite faltando uma hora para o início dos trabalhos, mas valeu à pena porque minha alma não é pequena, parafraseando Fernando Pessoa. Tudo isso na noite de 03 de outubro de 2012.


      O projeto deste ano foi sobre: VALORIZANDO OS ESCRITORES DA NOSSA TERRA. O café literário foi especialmente planejado pelas professoras da Língua Portuguesa Lenice Alves Moreira, Mara Marques e a professora de Artes Cleide Maria Lamas. Contou também com a colaboração de todos os professores, estudantes, servidores, equipe pedagógica e, em especial, do diretor da Escola Estadual Santo Antônio, Manoel Teixeira Alves, que abraçou o projeto. Essa primeira versão contou com uma exposição de contos, crônicas e poesias dos escritores convidados. Notei também a presença da ex-diretora Maria Léia Lamas e, de Rio Pomba representando seu falecido avô, o escritor Poeta Péricles de Queiroz que deu nome a Biblioteca Municipal de Rio Pomba - a aluna Darcília Lopes de Queiroz e Antônio Fábio. Do município de Silveirânia compareceram representando o escritor Ricardo Nacif Najim, a coordenadora do CRAS Marilda de Fátima Lamas; representando a escritora Valéria Áureo, a professora da Língua Portuguesa Margareth Áureo: os poetas José Lucas de Oliveira, o Totó Fernandes dos meus tempos, Róbson Felipe Alves, José Dias dos Reis e as poetisas Júlia Mota e Lilian Soares que trabalha aqui na AF de Rio Pomba bem pertinho da minha casa.

      Esse projeto cultural foi sensacional, inovador e me possibilitou curtir novamente esta terrinha abençoada por Deus. Penso que ele pode ter tema distinto a cada ano. Os estudantes se revelaram muito animados, descontraídos o que fez o clima bem gostoso à semelhança dos quitutes preparados por eles. Hummmm!!! Aí me perguntei já em prosa: existe coisa mais gostosa? Ainda me perguntei: café e literatura combinam? Um café descendo quente pelo bule reluzente/ Combinam? Se for para incentivo à leitura num ambiente descontraído combinam sim, claro. A informação é algo que deve ser acrescida de reflexão e a notícia precisa fazer a diferença na vida das pessoas. Somos todos aprendizes. O café posto todos os dias na mesa do brasileiro é a bebida mais consumida do mundo. Tem gosto de prazer, de família e de cafuné. A leitura também é simples e pode transformar nossos dias.

      Os cliques digitais estavam a todo vapor quando me foi dada a palavra depois de outros cinco já terem feito uso dela. Pediram que a gente se limitasse a falar 15 minutos. Agradeci o convite e me apresentei. Disse das minhas ligações com a cidade quando jogava bola com o saudoso Wanderlei Arantes, com o Merico, com o Fabinho e outros. Informei que já havia morado na Fazenda São Manoel que foi do meu avô Tunico Homem, do tempo do saci-pererê e da mula sem cabeça. Nessa época eu era a assombração conforme consta do meu livro CRÔNICO & CAUSOS também doado para a escola. Por isso, até hoje, dizem que a fazenda é assombrada. Expliquei que trabalhei no Posto Avançado do Banco do Brasil em Silveirânia com muita honra. Apresentei meus três livros editados, falei dos outros que estão no meu blog afabiobrasil.blogspot.com. Convidei a todos para o lançamento do meu novo livro no dia 03.11.2012 em Rio Pomba. Declamei a poesia de minha autoria do meu livro de poemas PEDAÇOS DE UM INSTANTE, pág. 76: “NOSSA ESCOLHA”. ... Bonito é nunca deixar de acreditar de que se é capaz / Bonito é acreditar que todo sonho pode se realizar... Achei que esse poema era apropriado para os alunos da escola. Falei das dificuldades para se fazer obras iguais, que a tarefa era árdua, mas não impossível. Era fascinante! Aí, o ponto alto: falei a todos sobre o CAUSO DO CACHORRO da pág. 292/293 do meu novo livro. Foi quando saí da roça para buscar uma motosserra na cidade e um cachorro meu mordeu e eu tive que meter o dente nele também. Era minha única arma no momento. Posteriormente fui ao hospital para dar pontos na perna e outros procedimentos. Contei o caso, no início já começaram rir um pouco e no final se esbaldaram de rir.

      Após o encerramento, passamos para os comes e bebes e para e o conversê. Fernandina, minha esposa e musa inspiradora e eu, fomos tratados como da realeza. Conversei com as professoras de lá e até pensei que eles devam ter feito concurso de beleza para admiti-las. Não era necessário importar nossas “GIZELAS” de Rio Pomba: Rachel filha dos meus compadres Marlene e do Betinho, a Ita que cantava comigo no Coral de Rio Pomba e era uma Soprano de lindíssima voz e da Wotaíza de beleza e morenice ímpar. Eles já tinham suas pérolas fashion, chiquérrimas, charmosas e talentosas de rara beleza, mas essa atitude veio a somar virtudes. Todas nos vestiram de emoções. Estão escrevendo o futuro mesclando o prazer da leitura e escrita com o aroma verde e amarelo.

      Para mim, foi uma honra ter sido convidado a participar da importância deste grandioso projeto que tanto nos ensinou. Espero desfrutar novamente desses momentos mágicos nessa escola pública que é referência nas Nossas Gerais.

      Estou na expectativa de que, sinceramente, até mesmo essa minha crônica e esse protótipo de logotipo sugerido para o evento, sejam úteis e do agrado de todos.

                               Muito obrigado e

                               Meu abraço poemático.
“Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra for pura e reta.”

(Provérbios: 20:11)

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Allgumas dicas fotográficas nos trilhos da aventura





    















Com estas minhas publicações pretendo partilhar alguma da minha experiência, fazendo chegar aos meus amigos do BLOG o espírito da aventura neste estilo de fotografia, contemplado com matérias essenciais para o fotógrafo que pretende aventurar-se nas alturas. Num formato de relato de viagens escadarias acima por 11 andares do novo prédio do CENTRO COMERCIAL JORGE DO MARINO em Rio Pomba - MG. Estou postando algumas dicas fotográficas nos trilhos da aventura. O espírito comunitário que é nato, manifesta-se no desejo de cada membro individual apoiar nossa Rio Pomba, pelas ideias, pelas fotos que falam muito alto, pelo exemplo e pela escrita. Um instante único vislumbrando minha casa das alturas sô!

      Para se fazer uma boa foto é necessário ter determinação, foco, otimismo e paixão e continua sendo o meu hobbie.
      É o sonho de qualquer pessoa ter o trabalho reconhecido, independente de qual seja o trabalho. Isso nos motiva. Eu sempre busquei fazer o melhor que podia em todas as áreas que trabalhei e vai ser sempre assim. Sou feliz por me realizar a meu modo, lógico. Agora, quando proporciono a realização de outro, sou mais feliz ainda. Meus amigos são mais importantes do que tudo o mais.om estas minhas publicações pretendo partilhar alguma da minha experiência, fazendo chegar aos meus amigos do BLOG o espírito da aventura neste estilo de fotografia, contemplado com matérias essenciais para o fotógrafo que pretende aventurar-se nas alturas. Num formato de relato de viagens escadarias acima por 11 andares do novo prédio do CENTRO COMERCIAL JORGE DO MARINO em Rio Pomba - MG. Estou postando algumas dicas fotográficas nos trilhos da aventura. O espírito comunitário que é nato, manifesta-se no desejo de cada membro individual apoiar nossa Rio Pomba, pelas ideias, pelas fotos que falam muito alto, pelo exemplo e pela escrita. Um instante único vislumbrando minha casa das alturas sô!