terça-feira, 23 de agosto de 2016

ARACAJU - Mais uma página do meu livro MISCELÂNEA

                                                        a
                                   Aracaju 
Saímos da Rodoviária de Rio Pomba MG, com destino ao Aeroporto Tom Jobim. Chegamos às 6:30 h e embarcamos em voo direto da Gool às 9 h para Aracaju (2 horas de voo). Aracaju não tem horário de verão, o fuso horário foi de 1 hora. Chegamos ao Aquárius Praia Hotel e fomos dormir porque ninguém é de ferro.
A capital Sergipana reúne história, beleza, cultura e diversos pontos turísticos. Além de ser muito limpa e bem arborizada, a cidade está entre os destinos do Brasil mais procurados pelos turistas. Centenas de prédios muito bonitos de 10, 15 e 20 andares onde a limpeza e a beleza imperam. Rica em paisagens naturais e pontos turísticos que fascinam os visitantes vindos do mundo inteiro. Seu povo é educado e muito receptivo e foi o ponto certo para nós que buscávamos praia e água de coco, além de cultura e conhecimento, mas nossos adjetivos foram muito além e é isso que você verá nesta crônica.
O nome vem do idioma tupi e é a junção dos termos gûyrá (“pássaro”) e akaîu (“caju”), que significa, “caju de pássaros”. Já tínhamos notícias que essa cidade é tida como a de menor desigualdade do nordeste brasileiro e também como a de melhor qualidade de saúde. Aqui as pessoas costumam exercitar hábitos de vida mais saudáveis, fumam menos que em outras cidades e praticam mais atividade física, um bom exemplo são as ciclovias espalhadas pela cidade. Tudo isso já nos encantou.
Um dos principais cartões postais de Aracaju é a Orla de Atalaia, onde ficamos hospedados no Aquárius Praia Hotel (4 estrelas) que possui 6km de extensão. Bastante arborizada e com uma excelente infraestrutura, com iluminação, bares, restaurantes, equipamentos de ginástica, banheiros, quadras poliesportivas e ciclovia. Em frente ao nosso hotel localiza-se o Oceanário que acho que deveria se chamar de “Tartarugário” porque o que tem mesmo é tartaruga. Foi construído e é mantido e administrado pela Fundação Pró-Tamar, através da coordenação regional do Projeto Tamar em Sergipe. Tem área construída de 1.700 m², na forma de uma tartaruga gigante, com a cobertura em eucalipto e piaçava. É um dos atrativos turísticos de Aracaju, destacando-se na moderna e revitalizada Orla de Atalaia, entre espelhos d’água com pontes, calçadão, ciclovia e espaço para exposições, shows e esportes aquáticos. Para nós, no entanto, que vimos o Oceanário das Bahamas (2 km por cima e por debaixo da terra) e o melhor da Europa: o de Lisboa, não vai se encantar fácilmente com outros.
Do nosso hotel a gente ia a pé até o Centro Cultural e Arte onde compramos alguns artesanatos. No final da Praia de Atalaia, na Avenida Santos Dumont onde à noite se transformava em pista de corrida, está a Passarela do Caranguejo, que reúne diversos bares e restaurantes que oferecem todo o sabor da gastronomia aracajuense, marcada pelo seu principal prato, o caranguejo (vide foto), além de outros pratos regionais como a carne de sol, pirão de leite e outros frutos do mar.
Aracaju é terra dos coqueirais, manguezais, praias e muito sol, é também a terra do forró, do baião e das festas juninas, que retratam o regionalismo do Estado. Festas como o Pré Caju, que antecede todos os anos o carnaval e o Forró Caju, que acontece na segunda quinzena do mês de junho, marcam o calendário de festividades de Aracaju e atraem milhares de visitantes.
Outros pontos turísticos da cidade que visitamos foram: Centro Histórico – marcado pelos casarões antigos e o Mercado Municipal. Quando vou a um lugar assim, não deixo de visitar seu Mercado Municipal. Isso é uma tarefa obrigatória para quem quer de fato conhecer qualquer cidade. Já fui até fiscal do Mercado Central de BH, visitei o Mercando Central de Fortaleza (uma maravilha), o de Porto Alegre o de Natal e agora esse de Aracaju. No mercado você encontra de tudo, desde os mais variados tipos de pimenta e frutas a um elaborado artesanato local, que por sinal é lindo. Os preços também variam, por isso é importante primeiro caminhar, desbravar o lugar e só depois efetuar as compras.
Demos um pulinho até as cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão e logo em seguida a Colina de Santo Antônio de onde se avista, do alto, grande parte da cidade. De lá fomos até o Teleférico que está situado no Parque de onde foi possível ter, também, uma visão privilegiada da cidade, mas principalmente dos animais do zoológico que o parque também abriga em meio a mata Atlântica de onde vimos por cima.
Como disse: não se descreve Aracaju numa canetada. Já falamos do Cânion do São Francisco, de Mangue Seco do Parque dos Falcões e agora  propriamente  da capital  onde o que não falta é diversão e lazer. Por isso fomos conhecer suas belas e  fascinantes praias e pontos turísticos como a Praia do Saco com água morna, areia bem fina, ornamentada por um belo coqueiral, Croa do Goré bela ilha com bancos de areia branca (Goré é aquele mini caranguejo que se enfia debaixo da terra quando andamos pelo mangue. Praia do Robalo uma das praias mais badaladas da região, com várias opções de barracas e restaurantes e Praia de Aruana. As praias de lá têm uma grande extensão de areia até chegar à água.
O Museu da Gente Sergipana merece um destaque especial. Foi projetado por Marcello Dantas, o mesmo que projetou o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. O acervo do Museu da Gente Sergipana guarda obras que mostra de forma eternizada a cultura e os costumes dessa terra maravilhosa “aonde o sol vem trazer  todas as manhãs a sua bela face e resiste quase que constantemente em trocar de posto com a lua”. A arquitetura do Museu é belíssima (vide fotos). Foi inaugurado em 26.novembro.2001. É um museu tecnológico voltado para expor o acervo do patrimônio Cultural material e imaterial do Estado de Sergipe. Vale a pena visitar.
Para fechar com chave de ouro, fomos convidados para almoçar no domingo por um casal, ela “Rita” irmã da Ivanilde esposa do Pedro Quintão (Cubatão) irmão da minha esposa e ele “Carlinhos”, sergipanos da Gema e muito simpáticos. O local escolhido foi o Restaurante NEW HAKATA na Av. Beira Mar – Bairro 13 de Julho. Restaurante com atendimento e serviços de primeira com educação, simpatia e postura, sabor e aparência de peixe grelhado, purê de batatas e salada comparáveis aos dos melhores do ramo, higiene impecável, preço desconhecido: ele pagou a conta.
                                          Fonte:  Nosso pessoal da excursão e Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário