terça-feira, 30 de agosto de 2016

Cânion do Xingó (rio São Francisco)

Estou revivendo essas emoções na novelada Globo, VELHO CHICO
12.11.2014– Antônio Fábio 
Fonte:  Nosso pessoal da excursão e Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 

 
Região rica em recursos hídricos, paredões de rocha encantadores. O Cânion do Xingó surgiu após o represamento do rio São Francisco em 1994, na divisa entre Alagoas e Sergipe. É um lugar onde você não deve deixar de conhecer. Foi um dos passeios mais bonitos que fiz. É emocionante, encantador e paradisíaco.
A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, situando-se a 12 quilômetros do município de Piranhas e a 6 quilômetros do município de Canindé de São Francisco, 290 km de Maceió e 210 de  Aracaju.
Você está lendo informações inusitadas captadas pela minha memória e minha câmera fotográfica, no passeio que fiz com minha querida esposa, em novembro 2014.
Há menos de 20 anos, essa região – hoje alagada – era coberta pela caatinga e o rio que circundava Canindé, praticamente seco! Com o represamento das águas, o leito do São Francisco subiu quase 100 metros e o topo das montanhas acabaram formando o... Cânion do Xingó. (Algumas cenas da novela da Globo Cordel Encantado foram feitas nesse local).
Chegando a Canindé, o local de embarque é bastante estruturado com restaurantes, banheiros (limpos) e funcionários atenciosos. Embarcamos num catamarã confortável, com tripulação animada e tudo muito organizado. São três horas de passeio na parte represada do Rio São Francisco. Uma hora pra ir e uma pra voltar e mais uma de parada para banho em um belo local, conhecido como Paraíso do Talhado – Porto de Brogodó - com direito a mergulho nas águas verdes e cristalinas do Velho Chico. Barquinhos levam ao miolo dos cânions, onde as embarcações de maior porte não conseguem entrar.
Esse é um passeio maravilhoso e animadíssimo, tivemos um dia especial e gratificante. Sem dúvida é o melhor passeio de Sergipe! A viagem sempre com muita música, animação, paisagens belíssimas e espetinhos deliciosos! Logo após alguns minutos de navegação pelas águas verdejantes do Rio São Francisco, começam a surgir os primeiros Cânions, verdadeiras obras de arte esculpidas pela natureza. Após a belíssima navegação, chega-se ao ponto de apoio, onde durante 1 hora, é possível mergulhar no rio, ou apenas contemplar beleza incomparável. Existe a opção de passear de barco entre os Cânions, onde o Catamarã não pode ir. No retorno, a maioria dos visitantes almoça em um restaurante chamado Karrancas que é a única opção do local. Para quem não quiser almoçar (buffet) é possível pedir petiscos. Indico o espetinho de tilápia, uma delícia!!!
            Fui pela empresa CristalTur o passeio custou R$ 130,00 e o veículo condutor foi uma van Mercedes muito confortável com poltrona  reclinável e tudo o mais.
Quando estive em Maceió não fiz esse passeio, deixando-o para Aracaju e não me arrependi. Sempre foi meu sonho conhecer nooooossso Cânion! A tonalidade que você está vendo nessas fotos são naturais captadas pela minha câmera. Não é photoshop.
Saindo de Aracaju nos deparamos com belas paisagens ao passar por pequenas cidades onde se contempla a fé do povo sertanejo, vimos imagens de santos em todas elas e nos  paredões  rochosos do Cânion também.
Para você que optar por ir de carro fique a dica: os catamarãs saem do restaurante Karrancas, onde se paga um buffet liberado no valor de 30,00, e a comida é muito boa. Só de ir até o Karrancas, já é maravilhoso, dá pra tomar banho, é como se fosse uma praia! Não perca! É um passeio mágico!
Você tem belos motivos para viajar até os Cânions do São Francisco: Diversidade geológica, história, culinária... e Beleza Natural Única.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário