segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Balneário Camboriú


                                                                                                                                            16.12.2011 /  07.12.2014

Foi em um City Tour, estava em Floripa e Camboriú a apenas 87 km de distância. Seria apenas mais um dia de passeio por essa pátria, por esse Brasil amado de tanta beleza, tanta realeza e tanta riqueza. Esse é o meu país que ri / de farta mesa. Minha terra não tem só palmeiras / Minha terra, nossa terra, tem gente. /Nossa terra é alma, corpo / Esteja onde estiver nossa alma será sempre BRASIL.
Nunca penso em voltar aos mesmos lugares por mais belo que seja porque tem tanta coisa pra gente ver por esse mundo de meu Deus. Um dia foi pouco, praticamente não conheci nada. Necessito, oportunamente, visitar toda a cidade. Posso sair do Aeroporto Presidente Itamar Franco (APIF) situado em Goianá, daqui de perto de casa (48 km) fazendo escala em Campinas. O Cristo Luz uma estátua com 33 metros de altura (cinco a menos que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro), simboliza os 33 anos de vida de Jesus Cristo e os 33 anos de emancipação política de Balneário. Fazer um passeio de escuna com os piratas (vide fotos), bondinhos e helicópteros também são boas opções de lazer para quem quer conhecer a cidade em todos os ângulos, a biblioteca municipal, Centro Cultural da cidade, que concentra as artes e a história do município entre outras coisas. Da próxima vez penso em visitar o Beto Carrero World, o maior parque da América Latina e o quinto maior do mundo, a 30 km.  Passeando pela orla central é fácil perceber porque Balneário Camboriú vem sendo considerado o maior pólo turístico do Sul do Brasil e a primeira cidade em qualidade de vida de Santa Catarina (em seguida vem Florianópolis e Blumenau, respectivamente). Além do visual paradisíaco, o conjunto de atrações propõe muito entretenimento para todos os gostos e idades. São centenas de bares com música ao vivo, restaurantes de todos os gêneros, casas de shows, boates, cervejaria, centros de compras e muito mais.              
Ainda pretendo ficar muito bem informado sobre esse lugar. Apenas visitei o Parque Unipraias, que se revelou um passeio incrível. A vista lá de cima do bondinho é simplesmente fantástica (vide fotos). Ao descer você se depara com a maravilhosa praia das Laranjeiras. Para quem não sabe, pode parecer apenas um meio de transporte para a Praia de Laranjeiras. Você pode ir de carro ou a pé, mas quem opta pelo teleférico / bondinho para 4 pessoas,  fica deslumbrado pelas paisagens do oceano, da Mata Atlântica e da cidade. O complexo de lazer une, por meio de 47 bondinhos, três dos mais belos pontos naturais de Balneário Camboriú: Barra Sul, Morro da Aguada e Praia de Laranjeiras. Inaugurado em agosto de 1999, o complexo de turismo do Unipraias possui 85 mil metros quadrados e é um dos maiores investimentos turísticos de todo o Brasil. Barra Sul, Morro da Aguada e Praia de Laranjeiras. Na estação "Barra Sul", onde é o ponto de partida, há um centro de lazer e compras de 8 mil m² com praça de alimentação, lanchonetes, local para eventos, lojas comerciais, etc. Durante o percurso que passa pela segunda estação, a "Mata Atlântica", há um parque ambiental com 60 mil m² no alto do Morro da Aguada que oferece belas trilhas e passeios ecológicos. O Parque de Aventuras possui dois circuitos de arvorismo acrobático com 120 metros de percurso e 12 atividades em trilhas suspensas. Entre as opções de lazer do local cinco paradas são obrigatórias: nos mirantes Camboriú, Oceano e Laranjeiras, todos com vista cinematográfica; o destino final é a estação de "Laranjeiras", uma das mais belas vistas do litoral catarinense. Fizemos, Fernandina e eu, todo esse trajeto. O ponto de partida, como disse, é a estação Barra Sul e a primeira parada acontece na estação Mata Atlântica, a 240 metros de altura. Por ali, a pedida é caminhar pelas trilhas rumo aos mirantes e praticar atividades de aventura, como arvorismo e descida de trenó de montanha. Inaugurados no verão de 2009, os trenós percorrem um circuito de 700 metros em meio às árvores, a uma velocidade média de 60 km/h. Os carrinhos comportam duas pessoas e podem ser controlados por um freio de mão. O segundo e último trecho leva à praia de Laranjeiras, com águas tranquilas e infraestrutura de bares e restaurantes. Almoçamos aí.
Esse balneário está muito bem administrado, achei o lugar muito limpo, sem pichações, sem sujeira de cachorro nas calçadas, segura, com ótimos restaurantes, enfim, eu e a minha esposa adoramos. Quando você está no teleférico é um deslumbramento indescritível. Parece que estamos voando, mas a segurança é formidável porque estamos em uma cabine nossa, só nossssa. É maravilhoso estar olhando a cidade de Camboriú das alturas, é linda a paisagem, vale a pena. A sensação de liberdade é indescritível, sem falar que as trilhas que podem ser feitas durante as paradas são divinas, muito verde, vê-se que a natureza é perfeita durante esse passeio.
Dotado da maior infraestrutura, a hotelaria de Santa Catarina - cerca de 100 hotéis e 14 pousadas, que dispõem de 20 mil leitos - Balneário Camboriú fica próximo a grandes destinos turísticos. O aeroporto de Navegantes está localizado a 20 km; o Beto Carrero World, o maior parque da América Latina e o quinto maior do mundo, a 30 km; a Praia do Pinho, a primeira do Brasil a permitir a prática do Naturismo, situada a 9 km do centro; Florianópolis, a capital de Santa Catarina, que fica a 87 km do Balneário.
Foi tudo muito corrido, passamos antes por Blumenau a 58 km de Camboriú e compramos (na volta) malas na fábrica da “ika” e alguns produtos têxteis em Brusque que fica a 45 km do Balneário. Chegamos depois das 21 h ao Hotel em Florianópolis. Nossssa!
Como diz o poeta; “Quem apenas está vivo, passa pela vida, segue em frente quem sabe viver quem sente suas dores e sabores...” Penso que viver não é fácil. Quem pensa que estar vivo é viver engana-se! A vida não é só alegria, nem tampouco só tristeza. Viver é sentir esses sentimentos e saber tirar o melhor de cada um. Viver é um redemoinho de emoções, em que somos levados ora para um lado, ora para outro.
                          Fonte:  Nosso pessoal da excursão e Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário