segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Blumenau

 
                                        16.12.2011 /  07.12.2014
 
                                                 Fonte:  Nosso pessoal da excursão e Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estávamos em Florianópolis e marcamos um passeio para Balneário Camboriú. Antes, no entanto, demos uma parada em Blumenau que fica a 58 km. O passeio foi curto, mas muito proveitoso para fotos e conhecimento.
Blumenau é conhecida por manter as tradições germânicas de seus colonizadores. Além da tradicional Oktoberfest, a festa do chope realizada no mês de outubro, a cidade oferece opções de roteiros históricos que entretêm milhares de turistas que visitam o Médio Vale do Itajaí durante todo o ano. A Oktoberfest  é uma das maiores festas populares do mundo, comparável a Mardi Gras em Nova Orleans ou o Carnaval do Rio de Janeiro.   O município também encanta por suas belezas naturais. Foi muito bom conhecermos esta cidade sem tumulto. Uma terra de gente trabalhadora e caprichosa, de ruas limpas e floridas, onde a arquitetura alemã sobrevive entre prédios modernos. Uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história. Fundada em 1850 pelo filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, a cidade guarda fortes características europeias, encantando visitantes do Brasil e exterior por sua arquitetura, gastronomia, natureza, indústrias, chopp gelado e festas. Localizada estrategicamente próxima as importantes cidades do Mercosul e da estrutura portuária do Estado. É referência na educação, infraestrutura e mão de obra qualificada. Com 161 anos, Blumenau destaca-se pela economia pujante, na preservação do meio ambiente e na força produtiva e empreendedora da cidade. O que não falta em Blumenau são sotaques diferentes, influência das várias etnias que ajudam a tornar a cultura da cidade rica na diversidade. Os trajes típicos e danças ainda fazem parte das manifestações culturais nos clubes de Caça e Tiro e festas típicas.  Blumenau é o típico exemplo de município que conseguiu unir suas origens ao que o Brasil tem de melhor: o jeito de ser brasileiro.
A cidade é um excelente centro de compras, oferecendo produtos como cristais e artigos têxteis, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Conhecida como cidade organizadora de grandes eventos e festas populares, com infraestrutura profissional é sede do maior Centro de Eventos de Santa Catarina, o Parque Vila Germânica. Nesse local compramos diversas canecas de shopp maravilhosas que estão ornamentando minha cristaleira em Rio Pomba, das Nossas Gerais.
Manifestações culturais / Culinária: Além da Oktoberfest, são muitas as opções de festas e festivais durante o ano da cidade. A Festitália e a Sommerfest reforçam a descendência dos colonizadores europeus, com música e gastronomia típicas. O Festival Universitário cresce a cada edição e atrai participantes de todo o Brasil e dos países do Mercosul.
De Blumenau partimos para Balneário Camboriú, Brusque e chegamos à noite em Floripa.    Haja coração, como teria dito o Galvão Bueno!
Se amar fosse fácil/não haveria tanta gente amando mal/nem tanta gente mal amada/não haveria tanta fome/nem tantas guerras/ nem gente sem sobrenome. Não haveria crianças nas ruas sem ter ninguém, nem haveria orfanatos porque as famílias serenas adotariam mais filhos, nem filhos mal concebidos. Não haveria esposas mal amadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário