terça-feira, 20 de novembro de 2012

- FLOR DE CERA

FLOR DE CERA. As flores parecem feitas de cera e são, em geral, vistosas. Seu tamanho atinge de dez a 15cm, e que podem ser de cor vermelha, rosa, laranja, amarela ou branca.


ASSINO ESTA FOTO DA FLOR DE CERA (Hoya carnosa) é uma planta perene de fácil cultivo. Pertencente à família das Asclepiadáceas, é uma trepadeira originária da China, que durante o verão produz flores duráveis, com um perfume levemente adocicado. O maior atrativo desta planta está justamente nas flores que inspiram seu nome popular: elas realmente apresentam uma aparência cerosa, como se fossem feitas de porcelana.
          Esta é uma foto do meu quintal testando meu novo equipamento: Nikon 3100. Perceba a grandiosidade da foto. Esse muda quem nos deu foi minha sogra Maria do Rosário. Meus cunhados Consuelo e Virgílio são admiradores dessas plantas e cultivam muitas preciosidades. Se você pesquisar no Google verá uma grande variedade de flor de cera. Tenciono pegar algumas delas em Belo Horizonte, oportunamente.
                                                          Dicas de cultivo
          A flor-de-cera multiplica-se bem por estacas de galho. Aqui ela está florecendo na minha pérgula com todos os cuidados recomendados, já que a Fernandina cuida dela com se fosse sua mãe. Depois de formada a muda, uma boa dica é plantá-la para que cresça sobre uma treliça ou caramanchão interno e até num vaso grande equipado com um anel de arame, onde a trepadeira possa apoiar-se. Plante-a num solo preparado com a seguinte mistura: 2 partes de terra comum de jardim, 2 partes de terra vegetal 1 parte de areia. Luminosidade e temperatura
          A planta precisa de muita luminosidade, mas não tolera sol direto. O sol da manhã é tolerável. Trata-se de uma planta de clima mais para o quente, sendo que a temperatura ideal gira em torno de 20 a 25 graus C.
                                                              Regas
          No período da primavera e verão a flor-de-cera necessita de regas regulares, mas no outono e inverno o ideal é reduzir bastante a freqüência, deixando secar a superfície do substrato entre uma rega e outra. As folhas carnosas armazenam água e fazem uma "reserva". Veja pela foto que maravilha ficou.
                                                          Adubação
          A flor-de-cera não é muito exigente em adubações. Para estimular a floração e a saúde da planta, é recomendável fertilizá-la com um produto rico em potássio a cada 20 dias durante a primavera e na época de floração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário