segunda-feira, 19 de novembro de 2012

- NOVALGINA DA MINHA HORTA MEDICINAL E AROMÁTICA COM TEMPEROS E HORTALIÇAS

NOVALGINA DA MINHA HORTA MEDICINAL E AROMÁTICA COM TEMPEROS E HORTALIÇAS

                                                                                                    16.11.2012 Antônio Fábio


          Sou também um pouco naturologista me preocupando com a saúde e a qualidade de vida da minha família. Na minha horta não tem agrotóxicos, mas tem NOVALGINA (ESTA PLANTA DO LADO ESQUERDO DA FOTO), erva-cidreira, alecrim, gengibre, alho poró e açafrão que uso nas minhas paellas (Págs 306 a 310 do meu livro Receitas Cultura Humor), ainda temos confrei, boldo para o Eduardo principalmente, capuchinha que a Fernandina usa nas saladas suas flores e folhas, tansagem, capim limão, guaco, hortelã-pimenta e a natural, babosa, alfavaca, sálvia que uso até em molhos de macarrão, vick vaporub, camomila, manjericão verde e roxo, alho, salsa, cebolinha, rúcula que eu adoro, agrião, orégano com uso nas saladas para minha diabetes junto hortelã, alface, tomate, couve chinesa e algumas leguminosas. Usamos muitos sucos de alimentos crus, com hortaliças, legumes e frutas principalmente para minha filha que necessita de cuidados especiais (vide Verduras, legumes e frutas na centrífuga às págs. 164 a166 de Receitas Cultura Humor ou no meu blog afabiobrasil.blogspot.com). Revela-se de extrema utilidade para qualquer terráqueo.
          É gratificante e uma terapia muito grande cuidar dessa horta. O solo é fértil e muito bem drenado. Obedeço sempre a ordem de ter as plantas mais altas atrás das mais baixas, por óbvio. O sol é considerado de acordo e quando vem mais forte a gente coloca tela. O adubo usado é sempre o esterco de gado que pego com meu leiteiro, o Gilberto do Lolobe que você deve conhecer. Só tive dois leiteiros nesses meus 45 anos de casado o Rogério irmão da Mercesinha do Raul e irmão da Terezinha Mendes do meu amigo Toninho Mendes.
          Hoje vamos falar deste pequeno arbusto da foto, uma erva que é conhecida como erva do carpinteiro, mil folhas, aquiléa, anador, atroveran, novalgina, mil-ramas, milefólio, mil-em-rama - Achlillea millefolium. O nome Achilea tem sua origem na batalha de Tróia: Aquiles curou muitos de seus guerreiros, depois de compreender que a mil em rama estancava hemorragias. Há também uma explicação para o seu nome de erva dos carpinteiros, pois existe uma lenda que São José trabalhando como carpinteiro, um dia feriu-se e o Menino Jesus foi buscar uma erva para curá-lo e trouxe a mil em rama. Na minha horta ela foi identificada como Novalgina a planta usada para se extrair o princípio ativo dipirona dos remédios.
          Deixando de lado as explicações para os nomes que ela recebeu, podemos dizer esta planta que tem de 30 a 60 cm de altura e apresenta folhas bem recortadas como podem ver pela foto, o que dá a ideia de serem muitas. As suas flores são brancas e pequeninas.
          As principais indicações da mil em rama são:
- estancar hemorragias: e podemos citar aquelas hemorragias tão comuns durante o período da menopausa, as chamadas hemorragias sem causa específica.
- para tratar infecções urinárias;
- ela é analgésica, antitérmica e antiinflamatória (será por isso que ela também é conhecida por novalgina?);
- pode ser usada também para tratar diarréias e colites em geral;
- é uma planta aperiente, ou seja, é indicada para estimular o apetite até em casos de anorexia;
- e até na dermatologia podemos pensar na mil em rama, pois ela também tem indicação para tratar eczemas, queimaduras, fortalecer os cabelos e diminuir a oleosidade da pele.
          As principais contra-indicações da mil em rama são: o seu uso durante a gravidez e no período de lactação.
          É uma planta que pode ser cultivada em seu jardim, mesmo que ele seja pequeno, porque ela não ocupa muito espaço, podendo quem sabe até ser plantada em um vaso.
          Quando descrevo uma planta, a imagem dela fica na minha cabeça, o que me faz pensar, por exemplo, num lindo vaso de mil em rama na sua casa, enfeitando e também servindo de uma farmácia viva, para alguma eventual necessidade!
          Espero que vocês tenham gostado dessa planta tão singela e de tamanha competência...
          Podemos usá-las com chá e infusão.

                                   Venha visitar minha horta. Até a próxima...

2 comentários:

  1. adorei, comprei uma muda na feira e vou plantar no vaso,onde moro não tem quintal , eu e minha filha fizemos uma horta de garrafa pet, estou adorando cultivar,meu marido tem câncer de bexiga sera que posso dar o cha de novalgina a ele ? obrigada pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Que linda sua postagem, palavras simples, mas se percebe o coração em cada gesto. Agradeço e parabenizo sua horta. Felicidades! Me inspirei para iniciar a minha. Gratidão!

    ResponderExcluir