Foto: AP/Matt Dunham |
Antônio Fábio -
01.07.2014
Encerrando as oitava de final na Arena Fonte Nova em Salvador a Bélgica perde muitos gols, mas elimina EUA na prorrogação.A Bélgica dominou as ações na partida e exerceu uma pressão avassaladora no segundo tempo do tempo normal. Os belgas perderam muitas oportunidades, uma após a outra. Mas, aos 47 minutos, foram os norte-americanos que quase marcaram. Após bola levantada na área belga, Jones cabeceou para Wondolowski, livre de marcação, na frente da pequena área, chutar por cima do gol demonstrando imperícia para balançar as redes que ficaram intactas no tempo normal.
Foi preciso uma furadeira enorme para "brocar", como dizem os baianos, o paredão defensivo que os Estados Unidos montaram na Arena Fonte Nova, mas a Bélgica marcou duas vezes na prorrogação e venceu os americanos por 2 a 1 nesta terça-feira, em Salvador, avançando às quartas de final da Copa do Mundo com 100% de aproveitamento - quatro vitórias em quatro partidas até agora.
A Bélgica, após campanha vitoriosa nas eliminatórias e após esta vitória nas oitavas contra os Estados Unidos, está credenciada a vencer a Argentina nas quartas de final e até ir à final, afinal. Foi um massacre belga no segundo tempo do tempo normal, mas o goleiro americano Howard se transformou numa barreira intransponível. Howard, realmente, fez defesas fantásticas e está no livro de recordes de número de defesas em mundiais. Essa é a Copa dos goleiros. Foram 32 finalizações dos belgas até fazer o 1º gol, contra 14 dos americanos.
A Bélgica tem velocidade e habilidade, e, pra mim foi um dos melhores até aqui e penso que tem futebol para superar, nesse sábado, em Brasília a Argentina e subir mais um degrau.
Eu estava torcendo pelos americanos porque tenho um filho de cidadania americana, uma nora americana e neto também americano que residem em Miami, mas sempre gosto que vençam os melhores, no entanto.
Ficha Técnica
Bélgica (4-5-1) Courtois, Alderweireld, Van
Buyten, Kompany, Vertonghen, Witsel, Fellaini, Mertens, Mirallas, De Bruyne, Hazard,
Chadli, Origi, Lukaku
Técnico: Marc Wilmots
Estados
Unidos – (4-5-1) - Howard ,Fabian Johnson, Yedlin, Besler,
Omar Gonzalez, Beasley, Cameron, Bradley,
Jermaine Jones, Bedoya, Julian Green, Graham Zusi, Wondolowski, Dempsey
Técnico: Jürgen Klinsmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário