terça-feira, 19 de agosto de 2014

ESCOLINHA DE FUTSAL DO AMÉRICA estará participando das Quartas de Final do campeonato mineiro de Futsal em Uberlância

ESCOLINHA DE FUTSAL DO AMÉRICA de Rio Pomba MG estará participando das Quartas de Final do campeonato mineiro de Futsal em Uberlância no Praia Clube, o maior da Amp´rica Latina – nos dia 22 a 24 de agosto – na categoria sub 13. Já estamos entre os 12 melhores do estado. Tdo isso depois ter termos obitido sucesso contra  Ewbank da Câmara, Sport de Juiz de Fora, Itabira, com jogos de ida e volta.

Pequena história do nosso sucesso.
Em 1959 eu me mudei para Belo Horizonte e cheguei a praticar o esporte no time titular do CRUZEIRO disputando o Campeonato Mineiro. Não valia gol de dentro da área, não valia gool de cabeça, a bola não poderia ser arremessada pelo goleiro além do seu campo, não havia o goleiro linha, situação  alterada para melhor - recentemente pela FIFA - etc. etc.. O esporte rapidamente adquiria crescente popularidade em todo o país. Aí me mudei para Rio Pomba e vim trabalhar no Banco do Brasil onde me aposentei. Na época fomos campeões pelo América em um torneio regional. Nosso saudoso time: Marcinho sobrinho  da Carminha do Totõe Cassiano, Jarbinhas do Sô Lino Serpa, Henrique (do Sr. Abelardo), Antônio Fábio, Franklin do Dr. Zé Reis, Wanderlei Arantes e Zé Henrique dentista. Posteriomente continuamos com o time do Banco do Brasil: Wálter Coutinho, Casé, Hervé, Antônio Fábio, Chico Caiafa, Damião de Paula, Mauríco Senra e o Luís Gonzaga. Nosso time era muito bom e não perdíamos fácil não. Bons tempos aqueles!
Agora, nossos pequeninos do futsal do Amèrica:
Atletas da manhã: Sub 6: Fabinho Quintão (meu neto), Gabriel Gonçalves,  Emanuel Nunes, Thiago Gravina, João Pedro, Henrique Castro, Murilo, Miguel Lavorato, Eduardo Reis, Euler Barreto, Yudi Bomtempo, João Vitor, Kauan, Romeu Neto, Heitor da Mota. Sub l0 e 12: Luís Paulo, João Vitor, Eduardo, Denis Magno, Elói Grossi, Diogo, Juan Trajano, Matheus Nascimento.
Atletas da tarde Sub 12 e sub 10: Aiko Bomtempo, Luís Eduardo Malta, Hélder Júnior, Henrique Vidigal, Pedro Araújo, Pedro Costa, Rafael Santini, Richeli, Daniel Júnior, Talbert Salgado, Vitor Araújo, Vitor Silveira, Vitor Gomes, João Carlos, João Lucas Gonçalves, João Pedro, Matheus Vilela, Alex Abida, Juan Carlos, Jean Ferreira, Alonso Dalmoro, Fernando Dalmoro, Diogo Rodrigues, Matheus Rodrigues, Renan Franco, Eduardo Majeste, Caetano Ferreira, Caio Fófano, Gustavo Canônico, Hugo Ferreira, Igor do Carmo, João Ivo, João Pedro Pacheco, Luís Felipe Assunção, Erick Faria,  Yuri Fernando, Tel, Davi, Wilson Demolinari, Jean Afonso, Rai, Igor Lima, Heitor, Luís Felipe, Arthur, Gustavo Campos, Brian, Rafael, Vitor da Costa, Vitor Líbero, Hugo Amaral, Eduardo Andrade, Marco Polo e Rooney Soares.
Vejo, com alegria, agora uma nova safra de CRAQUES MIRINS-INFANTIS que estão sendo formados no AMÉRICA com a competente comissão técnica: Diego Ferreira,  Fábio Soares,  e Glawber. O  trabalho está sendo desenvolvido de forma coerente com a faixa etária de maneira adequada, respeitando a individualidade das crianças, independentemente dos interesses do América e dos professores. Estamos atentos, também, a sinais de comportamento verbal (palavras e frases) e do comportamento não-verbal (gestos e movimentos) durante a preparação. Aprendi que essas crianças não devem competir com menos de 10 anos (salvo melhor juízo - smj) porque não têm ainda amadurecimento motor, entre outras coisas. Penso que está tudo nos conformes.
Toda quarta e sexta às 8 horas levo meu neto FABINHO (6 anos) para treinar. É uma satisfação e um orgulho muito grande pra mim. Nossos times de Futsal do América, sábado passado, ganharam de balaiada de três times de Barbacena. Não se encantar com o esporte é pior do que dirigir  camionete e passar o sábado mudando canal de controle remoto de TV. Em suma, estamos dando uma oportunidade muito boa para os nossos jovens. O futebol é uma linguagem universal de milhões de crianças no mundo. Penso que estes jogos no América não são um privilégio das nossas crianças, mas sim um direito fundamental delas. O denominador comum é a bola lá na quadra do América, o respeito, o aprendizado, um lugar no qual os meninos brincam numa quadra ao invés de brincar nas ruas e locais abandonados. Isto é bom. A dedicação é cada vez maior talvez, mirando-se em Neymares.
Na etapa de crescimento, as crianças desenvolvem condições ideais para treinar habilidade. A partir dos 5 anos de idade, a maioria das crianças está preparada para dar seus primeiro passos no futebol. Adaptam-se aos movimentos e podem apresentar melhor coordenação. Bem controlada e adequada como está esta preparação no Formigão, este esporte pode contribuir com grandes benefícios para nossos pequeninos: aumento da potência muscular das pernas, melhora da capacidade cardiovascular, o estímulo da coordenação motora, a visão periférica, melhora da capacidade cardiorrespiratória, do tônus, do equilíbrio, da agilidade, da força, da velocidade; desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, a percepção tátil, auditiva e visual, a noção espacial, temporal e de ritmo, a sociabilidade e a autoconfiança,
A criança aprimora a inteligência, a memória e a disciplina. Este esporte pode levar nossos filhos e netos ao pódio, levá-los a entender que na vida há perdas e ganhos, vai entender que tem que ser menos egoísta e mais perseverante, mais dedicado. Este esporte é um aliado dos pais na educação de seus filhos. É mole?   Além disso, o futebol sociabiliza as crianças, e as insere no gratificante trabalho em equipe. Alguns psicólogos afirmam que o futebol é uma boa ferramenta para afastar os mais jovens das tentações das drogas, da violência e do álcool.


Penso que dentro de pouco tempo o rio-pombense não se manterá resistente aos encantos deste jogo

domingo, 17 de agosto de 2014

EXTRA EXTRA ! Uma onda de assaltos e violência assusta nossa pacata Rio Pomba

                                                                               17.AGOSTO.2014
                                                                                             
                                       
          Antônio Fábio - Membro correspondente da AULE – Academia Ubaense de Letras           

ANTES: Rio Pomba é uma cidade festeira com charme e um glamour que fascina o turista, com uma paisagem humana inigualável, um povo hospitaleiro, cidade de escritores, poetas, escultores... etc.
AGORA: uma onda de assaltos assombra o rio-pombense, cidade assustada e vítima de violência e roubos de todos os gêneros.

Estamos presos dentro de casa, os adolescentes infratores com assaltos, roubos e tráficos e usuários de drogas soltos na rua. Quando se vê uma motocicleta com um elemento na garupa a gente já fica pensando no pior. Motocicleta virou uma praga. Eles aparecem usando capacete com películas nas viseiras e armados de revólveres assaltam lotéricas, casas comerciais, postos de gasolina e atiram para matar. Cerca de 10 minutos já aparecem fugindo pelas estradas do IF (Escola Agrícola), cruzando pontes e desaparecem. Aqui é muito fácil fugir, as opções são vastas. Temos que colocar barreiras, câmeras de segurança e gravar mesmo e não fingir que estão gravando e outros métodos. A ação desses bandidos é rápida e audaz. Nossas casas simples, tanto da roça quando da cidade, também têm sofrido com a ação desses bandidos com saques de toda natureza. A coisa está ficando feia com essa bandidagem.  Eles tomam até cafezinho na cozinha. A população precisa auxiliar a polícia comunicando qualquer suspeita (190). Fique de olho!
Depois das UPPs no Rio de Janeiro os pequenos municípios de 2 a 30 mil habitantes têm sofrido mais com assaltos e roubos. Aqui eles encontram um campo fértil: cidades tranquilas onde não há policiamento ostensivo e com rodovias servindo como rota de fuga. Cenário perfeito para ação desses criminosos. Destacamento policial precário.
Temos também pequenos bandidos locais que são presos e soltos imediatamente amparados pelas nossas leis absurdas. Menor não pode ser preso, é réu primário, etc. etc. Nos Estados Unidos os jovens podem ser julgados e condenados à prisão apesar da pouca idade, diferentemente do Brasil. É preciso mudar as leis inclusive a penal (passando a responsabilidade penal para 13 anos), unificar a polícia, criar unidade de elite e inteligência e, sobretudo, combater a impunidade. É preciso endurecer a guerra contra os criminosos independentemente da idade, por óbvio. No campo social investir pesado na educação e planejamento familiar. A pior falência é a moral. Quando os maus exemplos vêm de cima o que esperar?  Queremos moralidade, justiça, transparência e coragem. Não somos um samba de uma nota só. Queremos estar aliados com Quem criou o céu, o mar, com Quem criou a vida. É chegada a hora de nos unirmos numa brigada para devolver ao cidadão rio-pombense o simples direito de viver em paz, sem sobressaltos, tanto nas ruas como dentro de casa no aconchego de seus lares.
Há dias vim de Miami nos States onde mora um filho meu e lá 88% (pesquisa Gallup) da população confia na polícia e 12% têm baixa confiança, aqui no Brasil é o inverso e em Rio Pomba não é diferente. Na justiça quase ninguém confia.
Não conseguimos da polícia uma relação das ocorrências policias, mas sabemos pela população que dois motoqueiros assaltaram a lotérica local à luz do dia puseram à correr aqueles elementos que ficam jogando baralho na praça e roubaram alguns reais e deram fora em uma moto. Na zona rural também houve assaltos. Nos bairros mais pobres também estão assaltando. Há uns oito dias dois motoqueiros tentaram assaltar um posto de gasolina e desferiram três tiros em um amigo meu que foi atingido na virilha e poderia ter morrido. Graças à Deus isso não aconteceu. Esta semana diversos quintais do Bairro Água Limpa foram invadidos e os proprietários ficaram em polvorosa. Estamos relatando apenas uns 30% das ocorrências porque não obtivemos informações policiais como era de se esperar.
Vamos aproveitar a deixa para esclarecer que na saída dos estudantes, tanto na parte da manhã quanto da tarde, do Colégio Regina Coeli, os pais de alunos que vão buscar seus filhos quando acabam as aulas, estacionam não contramão debaixo de placas que proíbem até parar, estacionam em cima da faixa de pedestres, retornam em locais indevidos até no morro colocando em perigo nossas crianças. Já fui à polícia e me informou que não podem fazer nada porque não têm policiais suficientes. Durmam com um barulho desses! Tô vendo a hora que vai acontecer um desastre. Meu Deus! Na Rotatória do Copo Sujo os pedestres não respeitam ninguém, só atravessam em lugares indevidos. É um perigo constante. Uma lástima!
             Nossa cidade já pode pensar em, iniciar em parceria com a Polícia Militar, que não deve ter mais medo de conversar com a imprensa, o projeto de instalação de câmeras de vigilância, mais veículos e motos para a polícia, melhores equipamentos, tudo visando o combate à violência e criminalidade no município, como também garantir a segurança tanto dos munícipes quanto dos visitantes a fim de protegê-los de riscos, perigos e perdas. Não queremos mais o “AGORA”, queremos voltar aos “ANTES”.

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação.
Mas se você não fizer nada, não existirão resultados
.

                                      (Mahatma Gandhi)

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Rotatórias – Observações gerais

                                                                                              13.09.2012
                   PAG. 130 do meu livro ANTOLOGIA EM PROSA & VERSO

                                 Rotatória da APAE
                                               Rotatória em frente ao Copo Sujo
Com todo respeito digo-lhes que em Rio Pomba somente existem duas rotatórias: uma em frente ao Copo Sujo e outra na APAE. É bom que se esclareça isso, principalmente para as pessoas que moram fora, claro. A rotatória em frente ao Copo Sujo está em obras, assim como, praticamente todo o centro da cidade. Calma! Seria como se fosse um omelete. Para se fazer um omelete é necessário quebrar alguns ovos, mas no fim é uma delícia. Na rotatória em frente ao Copo Sujo não falta sinalização. Veja mais abaixo sobre o assunto. Esses postes deitados no lugar, que eu acho que a amiga achou que fosse uma rotatória, são úteis por enquanto. No mundo nada é definitivo. Em princípio sou contra quebra molas. Eles não existem na Europa e nem nos “States”. Muitos deles, realmente, estão altos e finos e fora dos padrões e devemos opinar para serem consertados e, ou demolidos, se for o caso.
              É bom que se esclareça que nesse grupo muitas  amizades estão sendo resgatadas. O grupo criado pelo amigo Williams tornou-se uma família entrelaçada pelo amor à Cidade, um lugar aprazível e alegre e ao mesmo tempo de aprendizados vários. Estou escrevendo tudo isso sem qualquer cunho político-partidário e nem publicitário, pessoal e comercial. O nosso partido, ou seja: o partido do grupo deve ser o “RP” – Rio Pomba. Vamos melhorar ainda mais nossa “PRAÇA DA ALEGRIA” (Williams).
Quando paramos de dizer coisas que importam aos nossos semelhantes, nossa vida perde o sentido. Não falar desses assuntos pode ser covardia e medo nem sei de quê, pois é democrático, patriótico com força de cidadania expressar nossa opinião, com isenção e liberdade.
Muitos afirmam que o silêncio é de ouro. Dizem isso referindo-se a palavras intempestivas que nunca deveriam ter sido ditas, supostas ofensas que poderíamos ter morrido sem proferi-las, comentários que poderiam ter permanecido apenas no pensamento. As palavras é que são de ouro. Silêncio é omissão. Todas as notícias e opiniões deste grupo RIO POMBA – FATOS E FOTOS devem objetivar o bem estar social e não desmancha-prazer. O silêncio não faz parte de um código de gentileza, discriminação e educação. Pelo contrário, é dever de todos nós pronunciar sobre todas as coisas, pois não somos robôs e sim seres com alma, consciência, com mente pensante, com direito de opiniões. Portanto, podemos e devemos opinar quando bem nos aprouver, discordar, debater, concordar, apoiar... Desde que com palavras certas. As palavras certas são as seguintes: aquelas que você suportaria escutar, sem mágoa, constrangimento, desgosto ou rancor. Palavras amigas. A conotação das palavras e suas finalidades devem ser consideradas por todos os que não as compreenderam. Afinal ninguém nunca foi unanimidade. O que deveria acontecer é alguém procurá-lo para uma melhor explicação dessas palavras.
          Ao discordar deve-se discordar da ideia e nunca da pessoa. Nosso grupo não é pessoa; é ideia. Nós somos nós. Nós mesmos: povo. E o povo é de carne e osso. Não é um tipo de entidade abstrata que só existe no papel.
O correto é que pudéssemos falar de todos os problemas que nos atingem com abertura democrática para melhor resolvê-los, solucioná-los. Não estamos falando de marketing, não queremos aparecer e nem ser candidatos a coisa alguma. Observamos quem e quais estão sendo prejudicados. Não estamos sentados, olhando para o céu. Procuramos e somos porta-vozes de possibilidades de mudanças para o bem comum. Estamos espremidos entre a vastidão das ideias, das esperanças e alegrias do que já conseguimos a duras “penas” e a estreiteza do espaço desse grupo
Feliz o homem que consegue, ainda em vida, a glória de ver seus feitos reconhecidos e seu nome ser alcançado pela justiça histórica.
LEIAM SOBRE ROTATÓRIA:
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. “Uma rotatória ou rotunda é uma praça ou largo, de forma circular, onde desembocam várias ruas e o trânsito se processa em sentido giratório.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, quando veículos se cruzarem em uma rotatória (desde que não haja sinalização), o veículo que estiver circulando por ela tem a preferência.
No caso de a via que se vai acessar for uma via perpendicular, o Regulamento do Código Nacional de Trânsito, não revogado, estabelece que a Estrada mais movimentada tem preferência sobre qualquer outra via.
Expressões regionais
No Brasil, as rotatórias são denominadas vulgarmente de várias formas, dependendo da região. No Distrito Federal, Ceará, Maranhão e São Paulo, é comum utilizar-se a expressão balão. Em alguns lugares de São Paulo também são utilizados os termos círculo e rótula. Em Tocantins e Goiás é chamada de queijinho; Na Bahia e no Paraná, é denominada joelho ou rótula, sendo essa última denominação também empregada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina”.

                          Um abraço

Réveillon 2012/2013

                               Terraço da Casa de Fernandina e Antônio Fábio
Pag. 128 do meu livro ANTOLOGIA EM PROSA & VERSO


Essa celebração mundial, de profundas raízes na tradição de todos os povos, desde os primórdios da civilização, confraterniza as pessoas, as famílias, os povos e é parte integrante do patrimônio cultural da humanidade. No meu terraço, este ano não foi diferente. Ela me serviu de exemplo de amizade e companheirismo. A família unida, o músico, o cantor, a enfermeira, o bancário, o farmacêutico, o dentista, a professora, você, eu... Todos, o Povo. Foi o momento no qual encontramos com os amigos antigos e nos confraternizamos com os novos. Respiramos e desejamos ardentemente novas conquistas e esperanças, relembramos dos quitutes da roça e nos deliciamos com os nossos que a Jucélia, a Raquel e sua mãe Geni, o meu filho Eduardo e minha nora Anna, esposa do Márlon, fizeram. Tudo me fez lembrar das confraternizações do banco, dos tempos das conquistas amorosas, resgatando um pouco do passado, fazendo um tour cultural, respirando novos conhecimentos e amizades. Na Praça da Alegria o Réveillon também esteve muito bom e bonito. Aqui em casa, para aqueles que queriam fugir da agitação e/ou poluição sonora, foi o máximo. Os fogos, nós os vimos de camarote, diríamos.
Brincamos, cantamos, falamos de tudo que dignifica o ser humano. De paixões que aconteceram do nada e de repente estavam a nos abraçar. Paixões pelas cidades, pelas atitudes... Pelas coisas todas
O bom dessas festas de fim de ano ou começo de ano é que elas trazem com elas um espírito de aventura, de bem-estar, de prosperidade, de confiança, de amizade, de conquistas... Um faz de conta que é como a gente queria que fosse. Uma esperança nova.
Já estamos em 2013. Em vez de olhar para o passado, requentando notícia velha, devemos mirar o futuro. Tudo indica que teremos um 2013 melhor que 2012, inclusive em Rio Pomba. Será que estou sonhando o sonho errado? Será que para se ganhar e/ou solucionar problemas tenhamos que fazer treino de classificação,  pit stop, grid de largada, pole position, musiquinha da vitória, banho de champanhe, ou o que quer que seja? Claro que não. Nós somos rio-pombenses de coração e esperançosos profissionais.
Tivemos, junto de todos esses amigos no meu terraço, ou melhor no nosso TERRAÇO a felicidade de sermos umas das 10.000 pessoas a assistir a um show de fogos,  saudando 2013 controlado pelo amigo Helinho no alto dos 11 andares do prédio novo por  sincronismo eletrônico, pioneiro em Rio Pomba. Nunca vi coisa igual, somente em Copacabana e Cabo Frio. Um espetáculo maravilhoso. Um congraçamento do rio-pombense. Acho que o Prefeito daqui tem uma grande amizade com São Pedro. Neste réveillon não choveu na horta de ninguém.
                                Feliz Ano Novo.                   Adote a Paz.
"Não julgueis para não serdes julgados. Pois com o julgamento com que julgais sereis julgados, e com a medida com que medis sereis medidos."
                                                                           (Jesus Cristo)

Paródia – Justo preço da homenagem

                          Crônica publicada em O Imparcial de 13.11.2011
e na páginas 117, 118 e 119 do meu livro "ANTOLOGIA EM PROSA & VERSO".


N
os meus livros tenho escrito cada página homenageando alguém. No meu livro ‘RECEITAS CULTURA HUMOR”, cada página foi dedicada a escritores, compositores, poetas, parentes  e amigos. No meu livro de POEMAS segui o mesmo parâmetro. Como eu não era e não sou um poeta nato, procurei ler muitos poemas assim como sempre fiz quando queria me familiarizar com algum ritmo musical.  É assim com tudo que se tem que aprender na vida, na medicina, na   odontologia, na advocacia, etc. A pessoa só será boa, se esforçar para isso.
Quando comecei a rascunhar poemas me orientei com o Anderson de Souza, escritor, poeta, formado em filosofia na Universidade Federal de São João Del-Rei, hoje lecionando em Osasco SP. Anderson é um “spert” no assunto. Ele me incentivou muito depois de ler meus poemas. Disse que ficaram muito bons e que eu possuía muita energia poética.
Perceba que muitas partes do meu livro de POEMAS foi escrito como uma paródia aproveitando partes de obras originais adapatando-as com um um pouco de alegria. Com intenção clara de homenagem. Nunca existiu a intenção de enganar o leitor  quanto à identidade do autor da obra. Escrever de modo diferente não é crime. Imitar de forma criativa, também não.
Escrevi 90%  dos meus poemas somente contendo coisas de minha criação, sem qualquer alusão a outro poeta. Carmem Lúcia me ajudou  nesse mister e ela sabe disso. Assim, minha missão não seria uma ilusão. (Leia o PREFÁCIO do meu livro Pedaços de um instante). Pelo entusiasmo, talvez, me tenha excedido um pouco e me esquecido de colocar “ASPAS” e, em algumas vezes, o nome do autor para seus créditos. Foi o caso do poema  “Amanhã é Sábado” sem o devido crédito no Imparcial. O mesmo não aconteceu no meu BLOG postado em 21.abril.2011. Faço agora a correção devida: “neste momento todos os bares estão repleto de homens vazios/ Todos os namorados estão de mãos entrelaçadas/ Todos os maridos estão funcionando regularmente/ Há um renovar-se de esperanças/... de uma mulher dentro de um homem” (Vinícius de Moraes).
Assim procedendo não estariamos enganando ninguém e, estaríamos, ao mesmo tempo, pagando o justo preço da homenagem, porque o grande escritor sempre será grande, e o máximo que pode acontecer é que sejamos maiores do que, originariamente, estávamos destinados a ser antes de imitar um mestre.
O problema é que, para sermos humanos, para sermos criativos, é exigida de nós a virtude da coragem. Assumi tudo de peito aberto com extrema dedicação e com um ato de entrega muito grande, mesmo sabendo que poderia não ser compreendido e que não seria unanimidade, claro. Escrever com coragem é escrever com tudo, mesmo que tudo seja muito pouco, ou quase um nada. Muitas vezes tive dificuldade de identificar a origem legítima de algumas obras pelo fato de ter lido muito e pesquisado muito (no Google-Site de consulta) e estudado muito. Foi assim, também, com as fotos que peguei no Google. Elas foram liberadas ao público pelo autor quando blogadas.
Sempre procurei ser uma pessoa autêntica e original, ou seja: aquela que traz a marca da evolução contínua, da insatisfação consigo mesma e da busca de maneiras novas de dizer o que todos já sabiam. Com a capacidade de repetir o que alguém já disse, de renovar o que alguém já pensou, já expressou, e fazê-lo de uma forma reconhecidamente inédita. De fazer algo novo com o antigo. Cultura é também cultivo, é cultivar-nos, é receber de bom grado e desenvolver em nós o que outras pessoas já pensaram, já disseram, já escreveram.
 A formação cultural é a condição para desenvolvermos nossos talentos adormecidos.“A grande escrita é sempre reescrita”, e que podemos colocar ao lado de outra frase, da autoria de Salvador Dalí: “De quien no quiere imitar a nadie, no sale nada.”
Quanto as criações do Andersson, ele ficou muito feliz por ser lembrado e homenageado (PARÓDIA)  no meu livro. Existem várias citações no meu livro de trechos de poemas seus e fragmentos filosóficos que deu ao livro um pouco mais de "peso”. “Qualquer forma de conhecimento deve ser expandida: ESSA É A IDEIA”.
Tudo deve ser devidamente identificado com créditos. Infelizmente, no Imparcial, muitas dessas identificações foram suprimidas. Foi um lapso, um deslize. Nada que não possa ser corrigido e devidamente esclarecido.
De qualquer maneira, como afirmou o Anderson, palavras não são nossas, elas são do mundo, das pessoas, de Deus. O que me pertenceu em alguns instantes foi apenas a forma de senti-las. Fiquei muito feliz, afirmou o Anderson, que os lançamento do seus livros sempre tenham sido sucesso, e,  também por você estar contribuindo para o crescimento da literatura em nosso país. Continue firme e que Deus te abençoe. Seus poemas são puros, gosto disso! Refletem suas experiências e você sempre evidencia as imagens e passagens da vida numa forma simples e aliada  à ideia da poesia. Você tem uma visão de um mundo mais alegre, mais entusiasta, mais otimista.  Muito legal!

Minhas desculpas e meus respeitos!

                       SAUDAÇÕES POEMÁTICAS


terça-feira, 12 de agosto de 2014

Os conceitos de bom e ruim muitas vezes andam...

Foto do autor da Antologia
Publicada no Facebook no Grupo RIO POMBA MG -  FATOS E FOTOS

Recebeu mais de 200 comentários e mais de 300 curtiram a foto.
PAGs. 112 A 116  do meu livro ANTOLOGIA EM PROSA E VERSO
Foto de 05.10.2012 Afábio Liberada publicamente
Os conceitos de bom e ruim muitas vezes andam paralelamente com os de gostar e não gostar; achamos bom o que gostamos e ruim aquilo que não apreciamos, mas na verdade devemos separar isso antes de avaliar uma imagem e também uma comida, uma música, um desenho… qualquer coisa. Essa foto é ímpar, é como um furo de reportagem que teve que esperar muitas primaveras como se isso fosse possível. São desafios grandes a que somos constantemente postos à prova. Não sei se essa oportunidade foi para testar minha capacidade de um clik nas alturas. O certo é que me revelou momentos mágicos, transformados em paisagem, que agora divido com você. Um abraço poemático.
Adauto Clemente, Luiz Gonzaga Coelho Jr, Andre Rivello Rivello e outras 107 pessoas curtiram isso. São alguns deles: curtiram isso
Franz Mosqueira, Vânia Silva Quintão, Gilberto dos Santos, Williams F Silva, Sandra Dias Pereira, Gustavo Mendonça, Manoel Arede, Viviane Gomes, Lucas Araújo, Angel Lima, Vilma Vieira, Rivamar Marques de Araújo, Aparecida Cb, Tânia Silva, Eduardo Araújo, Sandra Fávero, Natã Ferraz, Eliane Moreira, Rita Antunes, J Mário Rangel, Luiz Gonzaga Coelho J, Rose Soares, Iramira Moreira, Paula Vieira Silva, Geraldo David, Maria Luiza Velloso Furtado, Nauru Mendes Martins, Cleto Silva, Edileusa Costa, Anna Paula Rodrigues, Jaqueline Sousa, Lourdes Brandão, Demétrius Oliveira, Antonio Pedro Silva, Luiz Gonzaga Coutinho, Maria Lucia Costa Silva, Lucília Silveira Reis, Jorge Luiz Silva, Nelia Quintão, Sildo Vital Gaudereto, Rodrigo Oliveira, Maria Marta da Silva Lima, Maristela Belligoli, Eliana Xavier Carmo, Cláuton Quintão da Costa, Janeci Carolino, Silvio Henrique Frederico, Leila Saraiva, Jm Alvim, Margarida Pereira Tedesco, Simone Furtado, Letícia Miranda, João Batista Gomes, Selma Mota Aragão, Custodia Maria Vieira Santana, Eduardo Quintão, Jussara Vidal, Nancy Abreu, José Flávio Mendes da Silveira, Johne Arrighi, Nilce Silveira, Elaine Gláucia Pires, Luiza Menicucci, Rosângela Barchetta, Vera Silva, Rita De Cassia Fernandes Marino, Vaiga Rodrigues, Maria Aparecida Bomtempo, Tatiana Elvis, Leila Santos, Letícia Cordeiro, Jacira Furtado, Herman Ozório Santos, Paulo Nunes, Maria de Fátima Pereira Silva, Camila Cante, Silvana Martins Fernandes Pereira, Marize Gaudereto, Wander Ferraz, Antônio Geraldo, Maurício Novaes, Elisângela Costa, Joseane Caetano, Miriam Souza, Zezé Gaudereto, Diana Mota Furtado, Graça Reis, Giulio Bertoni, Anamaria Campos Nogueira, Nelie J Teixeira, Tatiana Pereira, Luciana Tristão de Barros Corrêa, Fernando Brandão, Adalgisa Bomtempo, Dodora Furtado
Alguns comentários:
Marize Gaudereto Muito linda a foto!!!! - Andréia Esteves Agora a foto por outro anglo Eduardo Mota, Andréa Mota Esteves! - Andréia Esteves Igor Mota e Diana Mota Furtado, reconhecem está praça?
Luiz Gonzaga Coutinho Que ângulo maravilhoso! Parabéns Antônio Fábio. - Rosana Maurício Linda foto!!!Adorei o abraço poemático!!! Antônio Fábio da Costa ..... e eu adorei o seu comentário Rosana e de todos os outros também, claro. Essa palavra "poemática" não exxxiste" teria dito o Padre Quevedo. Outro abraço, agora mais forte. - Com certeza, dei muitas voltinhas aí.... - Que saudade da minha terra querida.
Giulio Bertoni Obrigado Tia - Angel Lima realmente essa É A F O T O !!! NUNCA VI OUTRA TÃO MARAVILHOSAMENTE EXCLUSIVA! parabéns, antonio fabio...isso é presentão. obrigada! - Antonio Carlos Dos Reis cidade quase maravilhosa.  - Natã Ferraz Foi feita no prédio em construção? - Beth Wellington Lamas Geeennnteeee... que maravilhaaaaaa!!!!  Não me canso de olhar pra essa foto... as árvores do jardim, a praça... Meu Deus, que maravilhaa!!!
Dindo Neves Que ângulo estratégico!...Feliz será o proprietário dessa linda vista que o novo espigão proporciona. Parabéns, Antonio Fábio. - Antônio Fábio da Costa Tenho comigo mais de uma centena de fotos igualmente magníficas, porém penso que não devo encher esse espaço em demasia. E os outros? E a democracia? E o egoismo? Veja no meu blog e no GOOGLE essas e muitas outras fotos - todos liberadas publicamente. É Rio Pomba na cabeça"!!! - J Mário Rangel Saudades... - Antônio Fábio da Costa Esse telhado em 1º plano é o do Fórum.  - Vera Dias foto muito linda. - José Flávio Mendes da Silveira Sinceramente, essa foto, é maravilhosa! Minha terra !!!. - Eva Catarina Oliveira Mattos foto linda. - Luiza Menicucci QUE MARAVILHA!!!!!!!!!!!!.- Rita Antunes Maravilhosa!!!!!!!!! - Marta Oliveira linda...cheia de encantos mil.........
Lourdes Brandao Parabens Antonio Fabio!!! - Lourdes Brandao Um encanto!!! - Selma Mota Aragão A foto ficou maravilhosa, parabéns... - Sueli Cristina Do Carmo Minha infância passei ak! Isto é qualidade de vida! Os filhos podiam sair sozinhos e passava horas nesta praça!No Coreto, Como brinquei! Fazia arte! Tentava pegar os peixes... Meu pai erra motorista de taxi, e ele ficava tomando conta da gente. K Saudade! - Sonia Martins Sueli cristina Stein o Robinson curtiu isso aí e eu tbm. - Cleto Silva Maravilha! E que saudades da pracinha... - Geraldo David Que foto linda! - Hélio Mendes Ótima foto. - Sonia Martins Que saudades do que vivi aí!!!! - Antônio Fábio da Costa Oh Helinho, bom ver vc nessas páginas. - Geraldo David Antônio Fábio da Costa, joga no FC... é muita linda obrigado! - Angel Lima realmente essa É A F O T O !!! NUNCA VI OUTRA TÃO MARAVILHOSAMENTE EXCLUSIVA! parabéns, antônio fábio...isso é presentão. obrigada! - Sandra Dias Pereira Foto maravilhosa Totônio..Vc estava em estado de graça qdo clicou a cam....pegou toda praça e adjacências...Vc além de poeta, ta virando um excelente fotógrafo,,,bjs no coração... - Beth Wellington Lamas Geeennnteeee... que maravilhaaaaaa!!!! Não me canso de olhar pra essa foto... as árvores do jardim, a praça... Meu Deus, que maravilhaa!!! - Silvana Martins Fernandes Pereira Essa é 1000! - Dindo Neves Que ângulo estratégico!...Feliz será o proprietário dessa linda vista que o novo espigão proporciona. Parabéns, Antônio Fábio. - Eliana Xavier Carmo MARAVILHA DE CENÁRIO, PARABÉNS Jorge Luiz Silva Rio Pomba e isso ai beleza que não acaba, passa o tempo e esta Cidade fica cada vez melhor, sou mineiro Uai! Viva Rio Pomba. Custodia Maria Vieira Santana Ficou linda a nossa Rio Pomba, Parabéns Antônio Fabio. - Sonia Martins De onde foi tirada esta foto? Lindaaaaaaaaaaaaaaa  - Antônio Fábio da Costa Esta foto foi tirada do prédio novo (11° andar).  - Geraldo David Saudade! - Antônio Fábio da Costa No Réveillon de amanhã (31.12.2012) os fogos serão soltos do topo deste prédio, eletrônicamente. Moderno, né?
Antonio Geraldo OBRIGADO ANTONIO FABIO POR ESTE PRESENTE QUE VC ESTA NOS OFERECENDO EMBORA ESTANDO FORA DE RIO POMBA AMAMOS MT ESTA CIDADE.
Edson Zulu Saudade desta cidade - Antonio Geraldo A pessoa que fez esta foto foi mt feliz no posicionamento na hora de clicar. - Selma Mota Aragão Parabéns pela foto,me senti dando voltas pela praça...saudades!!!!!!!

É necessário ter determinação, foco, otimismo e paixão e continua sendo o meu “hobie”. É o sonho de qualquer pessoa ter o trabalho reconhecido, independentemente de qual seja o trabalho. Isso nos motiva. Eu sempre busquei fazer o melhor que podia em todas as áreas em que trabalhei e vai ser sempre assim. Sou feliz por me realizar a meu modo, lógico. Agora quando proporciono a realização de outro, sou mais feliz ainda. Meus amigos são mais importantes do que tudo o mais.
Muito obrigado a todos vocês que deram seus depoimentos e se pronunciaram, inclusive no meu BLOG! É uma grande satisfação ler tudo isso. Esta é a minha principal remuneração pelo trabalho que realizo neste grupo e junto ao blog. Reler a seção Depoimentos me traz muita motivação para continuar aperfeiçoando o conteúdo publicado, com o objetivo de melhorar sempre.

Nota: todas minhas fotos estão liberadas publicamente.

Os 94 anos de Dona MARIA DO ROSÁRIO

27.out.2014

Pulicado às páginas 69 do meu livro ANTOLOGIA EM PROSA & VERSO
              Dona Maria, ou Dona Nhanhá para os mais chegados, acaba de completar 94 anos… Esta festa de hoje foi programada pelos filhos e a data celebrada espontaneamente e todos eles devem  guardar um abraço  natalício para o próximo ano. Muitos mandaram votos de muita saúde e felicidade por telefone.
Este momento singelo se transformou, como era de se esperar, num acontecimento regado mais com alegria e admiração do que propriamente cerveja. Confraternização e um rol de casos que a aniversariante contou para o deleite de todos: sobre sua experiência internacional, seus cursos de Catecismo, Oficina de Oração e reuniões para Reflexão Bíblica. Culta, de cabeça boa, uma artista, musicista, pintora amiga e conselheira.
Que ninguém duvide de que dona Maria, que chegou a Rio Pomba em 1940, logo após seu casamento com Amantino Quintão ainda muito jovem, tem muito que contar e, sobretudo, ensinar às novas gerações. Sem contar o fato de que é a simpatia em forma de gente – sempre pronta a agradar e irresistível como um aperto de mão ou um café quentinho da hora!
Ela chegou  a Rio Pomba quando a localidade se chamava somente Pomba e acompanhou de perto os momentos decisivos desta nossa gente mineira da terra da Santa Lola “Uai”.
Depois, inseparável do saudoso Amantino Quintão e dos filhos, dona Maria se mudou para o coração de todos nós onde viverá para sempre.
Dona Maria, como se pode notar, é personagem ocular e auricular privilegiadíssima da história rio-pombense e, também, da região. Se eu tivesse que pedir informações e pesquisas sobre sua pessoa e familiares, ao invés de pedi-las aos filhos, eu iria pedir a ela mesma porque sua memória é nota 10.
Foram muitos encontros em que eu perguntava a ela, sempre solícita, informada e bem-humorada, me botava a par de mil casos envolvendo pessoas, famílias, clãs, grupos políticos, relações e conjunturas político-sociais que marcaram um período importante da história rio-pombense e itabirana.  
Feliz  vida e FELIZ bodas de Palmeira, Dona Maria, sogra querida.
A memória continua de mãos dadas com Dona Maria. Ah, história mestra da vida, você tem na ilustre matriarca uma aliada e tanto. Ah, povo de Rio Pomba, você precisa se descobrir nos casos e nas histórias de dona Maria!
Ela não é minha mãe / Nem por isso menos amada / Encontrei nela também / Uma amiga dedicada / E / Sou grato à essa  ilustre senhora pela amizade.
Eu, que sei que nenhum povo é senhor do seu presente (e do seu futuro) sem o conhecimento e a prestação de contas com seu passado, dou meus parabéns à dona Maria por mais um ano de vida.
Aliás, em nome da minha gente, desejo muitos anos de vida à querida dona Maria do Rosário, dona (não pude evitar o trocadilho!) de uma personalidade forte e muitas histórias boas para contar.
Somos todos ouvidos, dona Maria com tudo o que a senhora tenha para contar ainda.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

FLOR DE CERA



FLOR DE CERA.  As flores parecem feitas de cera e são, em geral, vistosas. Seu tamanho atinge de dez a 15cm, e que podem ser de cor vermelha, rosa, laranja, amarela ou branca.

ASSINO ESTA FOTO DA FLOR DE CERA (Hoya carnosa) é uma planta perene de fácil cultivo. Pertencente à família das Asclepiadáceas, é uma trepadeira originária da China, que durante o verão produz flores duráveis, com um perfume levemente adocicado. O maior atrativo desta planta está justamente nas flores que inspiram seu nome popular: elas realmente apresentam uma aparência cerosa, como se fossem feitas de porcelana.
Esta é uma foto do meu quintal testando meu novo equipamento: Nikon 3100. Perceba a grandiosidade da foto. Esse muda quem nos deu foi minha sogra Maria do Rosário. Meus cunhados Consuelo e Virgílio são admiradores dessas plantas e cultivam muitas preciosidades. Se você pesquisar no Google verá uma grande variedade de flor de cera. Tenciono pegar algumas delas em Belo Horizonte, oportunamente.
Dicas de cultivo
A flor-de-cera multiplica-se bem por estacas de galho. Aqui ela está florecendo na minha pérgula com todos os cuidados recomendados, já que a Fernandina cuida dela com se fosse sua mãe. Depois de formada a muda, uma boa dica é plantá-la para que cresça sobre uma treliça ou caramanchão interno e até num vaso grande equipado com um anel de arame, onde a trepadeira possa apoiar-se. Plante-a num solo preparado com a seguinte mistura: 2 partes de terra comum de jardim, 2 partes de terra vegetal 1 parte de areia. Luminosidade e temperatura
A planta precisa de muita luminosidade, mas não tolera sol direto. O sol da manhã é tolerável. Trata-se de uma planta de clima mais para o quente, sendo que a temperatura ideal gira em torno de 20 a 25 graus C.
Regas
No período da primavera e verão a flor-de-cera necessita de regas regulares, mas no outono e inverno o ideal é reduzir bastante a freqüência, deixando secar a superfície do substrato entre uma rega e outra. As folhas carnosas armazenam água e fazem uma "reserva". Veja pela foto que maravilha ficou.
Adubação
A flor-de-cera não é muito exigente em adubações. Para estimular a floração e a saúde da planta, é recomendável fertilizá-la com um produto rico em potássio a cada 20 dias durante a primavera e na época de floração.

Feira Musical Hortishow

                                                                                                 07.SET.2013
Pag. 74 do meu livro ANTOLOGIA EM PROSA & VERSO



Hoje, sábado, estou eu de novo com minha “pena” procurando desenhar mais um belo dia. Tentando doar a você a alegria, o sorriso e tudo de bom que há dentro de mim, descrevendo sobre um evento na Praça Ministro Odilon Braga, Centro em Rio Pomba que envolve dança, música, apresentações artísticas e culturais.
A parte musical, durante a Feira Livre, busca valorizar os artistas da cidade e também da região. Aqui prevalece a ideia de se apresentar sem competir conforme festivais. Tudo começou quando sugerimos em O IMPARCIAL de 11.09.2001 e às páginas 112 do meu livro CRÔNICAS & CAUSOS um encontro mensal de seresteiros com a mesma finalidade. O Helinho abraçou a ideia e a introduziu na Feira de Hortigranjeiros no Parque de Exposições que posteriormente foi transferida para o local atual, muito mais apropriado. Aqui ouvimos melodias maravilhosas interpretadas magnificamente pelos meus particulares amigos Helinho Gomes e Germano Fávero que projetou o logotipo da feira juntamente com meu filho Eduardo. Cito apenas alguns nomes dos quais estou me lembrando agora que nos brindaram com sua arte musical: Luan Silva (guarde este nome – grande músico), Henrique, sua esposa Débora e a filha do casal Ludmila (9 anos) - acabei de vê-los agora - Henrique Filho, Marcelo Serafim, Júnior Violeiro, Antônio Cassiano (92), Rafael (violão), André Sanfoneiro, João Campos sanfoneiro,Vitor percussão, Tábada percussão, Jadinho Vibration, Abiron Martins (chocalho), Família Nunes, Chico Rozado e Ramon Rozado de Viçosa, Chiquinho (teclado e violão), Zé Luís do teclado, Célio & Hélio (percussão), Gustavo Franco, João Parassol, Henriquinho e até o Neca figura folclórica da cidade. Já presenciei uma apresentação de Capoeira do grupo do América e apresentação de MARACATU por alunos do IF (Instituto Federal de Rio Pomba) com pessoas de diversos lugares: Victor, Carolina, Pedro, Thaís, Amanda, Ivan, Mariana, Tábada, Héder,
Estamos na época de luzes e novidades. Este local pode se revelar como um cenário de metáforas do progresso e o berço de ideias.
Novos talentos estão aparecendo. Um digno "sarau" diurno e ao ar livre. É a candura “mineirês” de nossas manhãs de sábado. São encontros e reencontros embalados em abraços, prosas e versos de muitos amigos que há tempos não se viam.
Nos SHOWs, raramente a gente vê o melhor samba de raiz. A verdadeira música sertaneja é a mais cantada porque é mais própria para o local e para uma melhor integração entre os participantes, da agricultura familiar que se vê em cada barraquinha de nossas comunidades rurais: Bom Jardim: Nem, Solicládia, os “cabiludos” que trabalham com produtos à base de polpa de Jussara na Unidade Serra Velha, Silvana, Sílvio Serafim com seu caldo de cana e a Eunice – Vogados: Sueli e seu filho Wisley com seu pão com linguiça – Monte Alegre : Ana Carolina e o José de Assis e seu filho Fabiano – Igrejinha: Priscila – Coelhos: Vanilda & José Antônio – Passa Cinco da Estação: Fatinha – Serrinha: Lúcia Eterna - A Nívea da cidade e o Gilmar, filho do amigo Zé da Ilma dos Barra. Pessoas prestigiando e se deliciando com um frango assado, com um pão com linguiça, pães de queijo, pastel com caldo de cana, açaí (Jussara da região), bananas, ovos, queijos, frutas, legumes e verduras várias, frangos caipiras e outros nem tanto. É um local com papos e projetos, sempre voltados para o bem-querer do rio-pombense.
Este evento valoriza a agricultura familiar e estimula a produção de hortigranjeiros na região. Produzir alimento é vocação. Quando vemos uma família bem sucedida no meio rural é porque está feliz. E, para estar feliz, é preciso políticas públicas que incentivem cada vez mais a permanência do homem no campo e a produção de alimentos. A comercialização é feita pelos próprios produtores.
Daqui do meu terraço fico sempre esperando a Feira. Penso: não importa a feira: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta e sexta feira. A Feira mesmo é a do sábado: Sábado, Feira.
No Sábado-Feira cozinho no meu terraço embalado nas músicas da Feira e dos pássaros. É mole?
Aquele espaço pra mim é uma área de turismo de Rio Pomba onde se integram natureza e história, eventos e celebridades, para atrair visitantes e abrir novas opções de desenvolvimento. Hospitalidade de um povo simples transforma o trabalho em divertimento, cultura e lazer.
Esta feira já é um pedaço de mim. Acho aquela música e aquela zoeira do sábado de manhã o máximo, minha alma está precisando de calor. Esta feira é uma micropoesia. Lá tem sabor das coisas da roça, cheiro de passarinho. Não é o dessabor de tudo faltar e sim a certeza de tudo encontrar.
Estamos livres da rotina dos crachás, pois a Feira é livre. Esses homens têm a liberdade de um deitar distraído e sereno todos os dias da semana na roça para nos deleitar em harmonia e sabores todos sábados na cidade debaixo do nosso nariz bem ao nosso lado. Que beleza!
Agora estou aqui na porta do meu escritório onde vejo pombas rolas, saíras, sanhaços, beija-flores, sabiás laranjeira, canarinhos da terra, bem-te-vis se banhando no bebedouro e piscininha de pedra, nos intervalos do badalar dos sinos da Igreja Matriz e das músicas da Feira. Estão compondo novas melodias e afiando seus bicos para conquistar o amor de seus pares, enquanto os músicos da Feira afinam seus instrumentos para nos conquistarem
Tudo é belo e divino e merecedor de todos os aplausos.
Aqui é o palco dos meus sentimentos, ouvindo as músicas da Feira e retratando minhas emoções para sua reflexão. Dando rédeas à imaginação, sonhando, vivendo, poetizando. A poesia faz parte da vida. Quem não sabe sonhar não sabe viver. Estou dedilhando no teclado, meus pensamentos, embora não seja equilibrista, tento manter-me firme nessa louca dança da vida. Meu coração precisa de frases.
Meus abraços não perderam suas centelhas amorosas e nem minhas palavras sua essência poética. Sinto nesses ares de agora uma espécie de tesão pelas palavras. Meus olhos comungam com as gotas de água que se esparramam pelas faces das folhas das hortaliças da minha horta beeeem ao meu lado... As pessoas costumam me perguntar: quem eu sou? E a resposta é: sei lá, sei lá! Mas, se eu lhes disser quem sou, podem não gostar, e isto é tudo o que tenho. Sou tantas coisas que não consigo explicar. Acho que sou sonho...
Esta feira nasceu pequenina. Ela é igual à água que nasce gota de orvalho ou de neblina. Elas todas têm sua infância, sua adolescência e sonhos e sua maturidade virá com o tempo.
Bendita seja nossa Feira Musical. Ela é Hortishow ...

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

É preciso ter coragem para ser mãe ou pai

                                                11.08.2013
 Palavras em homenagem aos 43 anos do nosso filho Eduardo, também pai, no dia dos pais.

                       Pag. 72 do meu livro ANTOLOGIA EM PROSA & VERSO





           Isto mesmo! Ser mãe ou pai é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão sublime.
Aprendi aprendendo e lendo que é necessário muito sacrifício para tornar nosso bebê nº 2, adulto. Temos que criar nossos filhos para o mundo para que eles se tornem também libertos. Conselhos fazem parte dos ensinamentos, mas principalmente o exemplo. É este que remove montanhas.
Nossos filhos são seres que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem.
Como nossos filhos são apenas um empréstimo! Então, de quem são? Eu acredito que são de Deus, são deles próprios, donos de suas vidas, porém, durante algum tempo precisam ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.
E nosso sentimento, nossa dedicação, nosso investimento? Eles retornaram em sorrisos e orgulho na pessoa do nosso neto FABINHO e ambos podem se tornar um amparo na nossa velhice. E, ainda de brinde, ganhamos uma nora cheia de charme, elegância e beleza, a Raquel Santiago e sua linda filha Thainá, agora nossa neta.
Hoje olho aqueles que um dia foram nossos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem somente empréstimo. Mas são. Eles são do mundo, mas nossos corações sempre foram e sempre serão deles.
O amor que temos pelos filhos não conseguimos descrever, é como explicar o gosto de uma laranja. É um amor tão forte que em nosso peito faz doer. Eles nasceram como um livro aberto. Uma página em branco. Não são eles que descreverão nele o seu destino. Para eles querendo o melhor, pouco poderemos fazer. Têm o seu destino traçado! Só Deus os pode proteger.
Só nos resta, mães e pais rezar e aproveitar todos os momentos possíveis de nossas crias: Santo anjo do Senhor meu zeloso e guardador, protegei nossos filhos.
Amém.