quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Rotatórias – Observações gerais

                                                                                              13.09.2012
                   PAG. 130 do meu livro ANTOLOGIA EM PROSA & VERSO

                                 Rotatória da APAE
                                               Rotatória em frente ao Copo Sujo
Com todo respeito digo-lhes que em Rio Pomba somente existem duas rotatórias: uma em frente ao Copo Sujo e outra na APAE. É bom que se esclareça isso, principalmente para as pessoas que moram fora, claro. A rotatória em frente ao Copo Sujo está em obras, assim como, praticamente todo o centro da cidade. Calma! Seria como se fosse um omelete. Para se fazer um omelete é necessário quebrar alguns ovos, mas no fim é uma delícia. Na rotatória em frente ao Copo Sujo não falta sinalização. Veja mais abaixo sobre o assunto. Esses postes deitados no lugar, que eu acho que a amiga achou que fosse uma rotatória, são úteis por enquanto. No mundo nada é definitivo. Em princípio sou contra quebra molas. Eles não existem na Europa e nem nos “States”. Muitos deles, realmente, estão altos e finos e fora dos padrões e devemos opinar para serem consertados e, ou demolidos, se for o caso.
              É bom que se esclareça que nesse grupo muitas  amizades estão sendo resgatadas. O grupo criado pelo amigo Williams tornou-se uma família entrelaçada pelo amor à Cidade, um lugar aprazível e alegre e ao mesmo tempo de aprendizados vários. Estou escrevendo tudo isso sem qualquer cunho político-partidário e nem publicitário, pessoal e comercial. O nosso partido, ou seja: o partido do grupo deve ser o “RP” – Rio Pomba. Vamos melhorar ainda mais nossa “PRAÇA DA ALEGRIA” (Williams).
Quando paramos de dizer coisas que importam aos nossos semelhantes, nossa vida perde o sentido. Não falar desses assuntos pode ser covardia e medo nem sei de quê, pois é democrático, patriótico com força de cidadania expressar nossa opinião, com isenção e liberdade.
Muitos afirmam que o silêncio é de ouro. Dizem isso referindo-se a palavras intempestivas que nunca deveriam ter sido ditas, supostas ofensas que poderíamos ter morrido sem proferi-las, comentários que poderiam ter permanecido apenas no pensamento. As palavras é que são de ouro. Silêncio é omissão. Todas as notícias e opiniões deste grupo RIO POMBA – FATOS E FOTOS devem objetivar o bem estar social e não desmancha-prazer. O silêncio não faz parte de um código de gentileza, discriminação e educação. Pelo contrário, é dever de todos nós pronunciar sobre todas as coisas, pois não somos robôs e sim seres com alma, consciência, com mente pensante, com direito de opiniões. Portanto, podemos e devemos opinar quando bem nos aprouver, discordar, debater, concordar, apoiar... Desde que com palavras certas. As palavras certas são as seguintes: aquelas que você suportaria escutar, sem mágoa, constrangimento, desgosto ou rancor. Palavras amigas. A conotação das palavras e suas finalidades devem ser consideradas por todos os que não as compreenderam. Afinal ninguém nunca foi unanimidade. O que deveria acontecer é alguém procurá-lo para uma melhor explicação dessas palavras.
          Ao discordar deve-se discordar da ideia e nunca da pessoa. Nosso grupo não é pessoa; é ideia. Nós somos nós. Nós mesmos: povo. E o povo é de carne e osso. Não é um tipo de entidade abstrata que só existe no papel.
O correto é que pudéssemos falar de todos os problemas que nos atingem com abertura democrática para melhor resolvê-los, solucioná-los. Não estamos falando de marketing, não queremos aparecer e nem ser candidatos a coisa alguma. Observamos quem e quais estão sendo prejudicados. Não estamos sentados, olhando para o céu. Procuramos e somos porta-vozes de possibilidades de mudanças para o bem comum. Estamos espremidos entre a vastidão das ideias, das esperanças e alegrias do que já conseguimos a duras “penas” e a estreiteza do espaço desse grupo
Feliz o homem que consegue, ainda em vida, a glória de ver seus feitos reconhecidos e seu nome ser alcançado pela justiça histórica.
LEIAM SOBRE ROTATÓRIA:
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. “Uma rotatória ou rotunda é uma praça ou largo, de forma circular, onde desembocam várias ruas e o trânsito se processa em sentido giratório.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, quando veículos se cruzarem em uma rotatória (desde que não haja sinalização), o veículo que estiver circulando por ela tem a preferência.
No caso de a via que se vai acessar for uma via perpendicular, o Regulamento do Código Nacional de Trânsito, não revogado, estabelece que a Estrada mais movimentada tem preferência sobre qualquer outra via.
Expressões regionais
No Brasil, as rotatórias são denominadas vulgarmente de várias formas, dependendo da região. No Distrito Federal, Ceará, Maranhão e São Paulo, é comum utilizar-se a expressão balão. Em alguns lugares de São Paulo também são utilizados os termos círculo e rótula. Em Tocantins e Goiás é chamada de queijinho; Na Bahia e no Paraná, é denominada joelho ou rótula, sendo essa última denominação também empregada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina”.

                          Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário