Antônio Fábio - 01.06.2012
Fontes: Administração do Aeroporto e Google
Pag. 18 do meu livro ANTOLOGIA EM PROSA & VERSO
Fontes: Administração do Aeroporto e Google
Pag. 18 do meu livro ANTOLOGIA EM PROSA & VERSO
O Aeroporto Presidente Itamar Franco é um aeroporto localizado na Zona da Mata
Mineira, entre os municípios de Goianá e Rio Novo. Atende
principalmente às cidades de Juiz de Fora, situada a 35 quilômetros,
Rio Pomba
a 60 km
(passando por Cel.Pacheco), Ubá, a 64 quilômetros
(passando por Piraúba), Rio Novo, a 22 km e Cataguases, a 75
quilômetros. É administrado pela empresa Multiterminais Alfandegados do Brasil.
As operações de voos comerciais de passageiros foram iniciadas em 23 de agosto
de 2011, após 10 anos inoperante
O Aeroporto Regional da Zona da Mata (APIF)
teve seu
nome mudado em 2012 para Aeroporto Presidente Itamar Franco (APIR)
em homenagem ao ex-presidente morto em 2011, do qual foi idealizador.
Você pode sair
de Rio Pomba e passar por Piraúba, Guarani, Rio Novo e logo-logo estará no
aeroporto. A distância é de 50 km. Se você optar em passar por Tabuleiro, Cel.
Pacheco e Goianá (terra onde nasce mais gêmeos no país) a distância é de 60 km,
mas a estrada é melhor, e você não passa
dentro de nenhuma cidade, além de poder visualizar lindos pastos avermelhados
em razão de o capim gordura, já escasso na região, ter sido substituído pelo
resistente braquiária.
O
estacionamento é bom e gratuito, mas deverá ser pago dentro de pouco tempo,
segundo apuramos junto ao Francetti, gerente do Aero Café que funciona no
local.
O aeroporto
conta com voos diários entre Goianá e Campinas conforme a tabela de horários
aposta nesse documento.
Estão
sendo discutidas e estudadas alternativas de acesso do aeroporto para a BR 040,
mas problemas ambientais e políticos têm sido um entrave. Acredito que existam
grandes interesses para a construção de condomínios de luxo no entorno da nova
rodovia.
Esse aeroporto foi planejado para atuar
no transporte aéreo de passageiros e cargas (com
funcionamento previsto para daqui a
uns 12 meses) e, tornar-se um importante hub logístico e se apresentar
como um canal de importações e exportações capaz de atrair e canalizar inúmeros
investimentos para a região.
Possui
instalação de sistemas de segurança, de combate a incêndio e de inspeção de
pessoas e bagagens, uma boa lanchonete com capuccino etc. e tal. Empresa de
locação de automóveis e táxis, ótimos banheiros e terraço panorâmico. Conta com
pessoal especialmente treinado para as funções e serviços operacionais de
funcionamento exigidos pela Anac.
Possui,
também, modernos equipamentos para navegação e segurança de tráfego aéreo, além
de caminhões especiais de combate a incêndio. O aeroporto é bonito e até mais
moderno do que muitos que quais conheci na Europa e suas instalações bastante
confortáveis.
A Empresa Azul Linhas Aéreas, única a operar no aeroporto, opera com quatro
voos diários (ida e volta), em aeronave com capacidade para 68 passageiros,
ligando a cidade de Campinas à região da Zona da Mata, possibilitando aos passageiros que embarcam no APIF
usufruir de todas as conexões em operação no Aeroporto Internacional de
Viracopos em Campinas.
Segundo apuramos,
não há mais a necessidade de rebaixar nenhum morro nas imediações para
possibilitar pousos de aeronaves de maior porte. Tem possibilidades de aumentar
sua extensão. Esta semana meu filho Eduardo voou duas vezes nesse
precurso e comprovou tudo isso. A principal pista de pouso
e de decolagem do Aeroporto de Congonhas (SP), o 4º mais movimentado do país,
com extensão da ordem de 2 km, é suficiente para operar as maiores e mais
frequentes aeronaves do mix de frota, Boeing tipo 737 e Airbus tipo 320 ou
equivalentes. O Aeroporto Presidente Itamar Franco (APIF) tem a extensão de
2.530 metros contra
2.540 m do Aeroporto da Pampulha, 2.716 m do
Aeroporto Tancredo Neves (CONFINS-BH), 1.323 do Santos Dumont no Rio,
900 m do Lajinha de Juiz de Fora, 1.080 do aeroporto de Ubá e
1.760 do de Barbacena. Outros
aeroportos: Galeão (4.000 m), Viracopos de Campinas (3.240 m), Guarulhos SP (3.700
m) e o Internacional de Brasília (3.200 m).
Esse aeroporto foi construído com o objetivo de atender
as microrregiões exportadoras da Zona da Mata, como Juiz de
Fora, Rio
Pomba, Ubá, Muriaé, Barbacena, São João del Rei e Viçosa, além
de servir como terminal comercial de passageiros em substituição ao Aeroporto Francisco de Assis
(Serrinha-Juiz de Fora).
A Azul Linhas Aéreas, terceira maior companhia do mercado
brasileiro, e a Trip, sexta no ranking doméstico, oficialmente assinaram um
acordo de associação. Juntas, Azul e Trip somam 112 aeronaves, 837
voos diários, 316 rotas, 96 cidades atendidas e 15% do mercado doméstico,
segundo as companhias.
As aeronaves são um ATR 600 de fabricação francesa. São bonitas
e com duas poltronas da cada lado do corredor, eliminando o assento do meio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário